O Herdeiro do Diabo

1/28/2014 09:14:00 AM |

Que a moda de filmes câmera oculta, ator "dirige" o próprio filme é uma moda desde "A Bruxa de Blair" isso todos já sabemos, mas o que alguns roteiristas/diretores precisam parar alguns minutos antes de lançar algo é ver se realmente o que eles estão fazendo vai assustar alguém, deixar tenso, ou apenas vai virar mais uma piada nas redes, de forma que a pegadinha que fizeram nos EUA para divulgar o filme "O Herdeiro do Diabo", acabou ficando anos-luz melhor que o próprio filme, pois ele não assusta nada, possui uma história bem fraca com direito a quase 80% do longa apenas como uma introdução e quando o bicho vai pegar mesmo já é hora de falar tchau, ou seja, será que teremos um 2 pra dar continuidade ao filhotinho do diabo e será que o público terá coragem de pagar pra ver? Fica aí a pergunta pra quem quiser responder nos comentários, pois na minha opinião foi mais divertido ouvir os comentários na sala de algumas pessoas que mais riram das cenas, do que se quer ficar com medo de algo que aconteceu.

O filme nos mostra que logo após o casamento de Jack e Samantha, este casal apaixonado recebe a boa notícia: eles vão ter um bebê. A gravidez chega antes do planejado, mas os dois ficam contentes e começam a se preparar para a chegada do primeiro filho. Samantha começa a ficar cada vez mais tensa, nervosa. Inicialmente, todos acreditam que são apenas os hormônios em transformação, mas logo percebem que uma força maligna se apoderou do corpo dela.

Todos os filmes possuem algum problema, mas cabe ao diretor saber resolver na montagem como amenizar ele. Com essa ideia, os jovens Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett deveriam saber que ao se arriscarem num longa-metragem, mesmo tendo feito diversos curtas antes e até entrado com uma parte no sucesso "V/H/S", deveriam ter pego a cópia final do roteiro de alguém inexperiente como Lindsay Devlin e ter trabalhado ela antes de sair filmando com uma câmera na mão tudo que ocorreria numa lua de mel bacana num país exótico e que provavelmente daria algo errado, após fazer as coisas mais absurdas possíveis. Claro que sem esses absurdos não teríamos nenhum filme de terror, mas tudo que ocorre aqui é forçar demais a imaginação do espectador. Até aí tudo bem, vamos fingir que iríamos numa vidente num lugar super estranho durante nossa lua de mel e pra piorar fazer tudo que ocorre na sequência. Tenho uma ligeira certeza que nem nosso aclamado Zé do Caixão faria tudo que rola ali. Pois bem, já que acontece, vamos a gestação do demoninho ou melhor, por enquanto pro pai amoroso apenas um lindo bebê, até onde pessoas em sã consciência acorda e sai a noite andando com uma câmera com iluminação noturna em todos os cômodos da casa sem acender 1 interruptor que seja! Acho que alguém da produção ficou sem pagar a conta de luz da casa, só pode pra aceitarmos isso, e na única cena que alguém acende 1 luz, acende a do banheiro e não acende mais nenhuma por onde vai passar, ou seja, meus parabéns vocês querem abusar de nossa inteligência realmente. Bom já dei spoiler demais de algumas cenas, então melhor parar de ficar bravo com tudo que ocorre e apenas dizer que quem quiser pagar para ver o filme, vá consciente de que se você levar algum susto, é melhor você não sair de casa nunca mais, porque se assustando com um filme desse, é capaz de ver uma bola quicando na rua que alguém chutou e já achar que está possuída.

Um acerto pelo menos do filme, mesmo que ainda façam diversas coisas absurdas, está na coerência dos atores frente às suas câmeras em movimento, pois como o filme não vai diretamente na proposta de terror, a ideia original do jovem em filmar tudo que ocorre durante sua vida é coerente, as interpretações de seus momentos é adequada, somente na hora que não entra mais sua câmera como dominadora é que a coisa desanda um pouco, já que aí é onde começa toda a cagada do filme, então temos de guardar pelo menos os nomes de  Allison Miller e Zach Gilford, pois os dois mandam bem em vídeos espontâneos e podem bem num roteiro mais trabalhado conseguir fazer de um terror de câmera na mão virar um sucesso. Dos demais vale destacar a cena do hospital com Sam Anderson mostrando que uma sequência bem feita agrada num filme e Roger Payano por ser a surpresa no momento que ninguém espera.

A produção do filme soube encontrar bons cenários para a trama, só precisaria avisar os diretores que eles tinham 90 minutos para resolver tudo como sendo um filme de terror, e não filmar apenas as cenas divertidas da lua de mel e colocar alguma coisa de terror nelas. Temos elementos cênicos excelentes que foram dispensados pelo meio do caminho e acabaram inexplicados, além de tudo bem encaixadinho com uma fotografia escura e bem colocada para a trama de terror, mas que apelam pro esquecimento do ato comum, o que é uma grande pena, pois podemos falar que gastaram com cenografia pro filme ficar ao menos razoável e não usaram 1/5 do que poderia.

Da trilha vou preferir me abster indagando apenas quem é o ser alienígena que faz uma trilha de filme com uma densidade razoavelmente tensa e entra créditos tocando algo totalmente engraçado e divertido. É quase como se o vilão de uma novela matasse o mocinho e saísse dançando um axé logo em seguida. Ou seja, o pessoal de Hollywood anda assistindo filmes demais da sua irmã indiana chamada Bollywood que usa muito desse estilo. Além disso, um bom filme de terror, usa os sons e trilhas para assustar o espectador, dando aumentos repentinos de volume, rangidos e tudo mais, e aqui o mixador de som esqueceu de pegar alguns samples na internet e colocar no filme.

Enfim, é um filme péssimo que não recomendo pra ninguém, esperta mesmo foi a Fox que fez a tal pegadinha e deixou meio mundo curioso, principalmente os brasileiros que estão lotando salas para ver o longa. Fica como dica para a sequência, se é que serão malucos de fazer, Jack indo pra Paris como um caçador do novo filhote de demo, já que aparentemente, pelo final que colocaram, o seu esperma não foi tão satisfatório para gerar um "bom" demônio. Desculpem todos os spoilers que coloquei, mas espero que ninguém que leia o post gaste seu dinheirinho suado indo ver esse filme, então preferi colocar tudo aqui já para vocês economizarem. Encerro a semana cinematográfica aqui, mas torcendo pra que hoje a noite ao receber a programação dos cinemas, eu fique extremamente feliz com o que virá, oremos! Então abraços e até breve pessoal.

PS: A nota vai pela boa atuação dos atores, pela produção eficiente e pela divulgação bem feita para que tentassem recuperar ao menos o dinheiro investido, pois tirando esses 3 elementos, mereceria um 0 com Z maiúsculo.


2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Coelho !!!
Cara, esse filme é realmente péssimo!
Mas ele não está sozinho nesse início de ano, pq o nacional "Quando eu era Vivo" é outro LIXO !!!
Aliás, a experiência de ver um filme nacional está cada vez mais próxima da experiência de ir aos nossos teatros: ao término, na maioria das vezes, a sensação é de que se jogou dinheiro fora! Ambos só servem (na maioria das vezes) pra encher o bolso dos atores e da indústria nacional de entretenimento. Seria muito melhor se produzissem menos, mas com maior orçamento e qualidade.
Eduardo.

Fernando Coelho disse...

Olá Eduardo... rss.. ainda não vi o "Quando Eu Era Vivo" pra falar, vou amanhã aproveitar que é mais barato, senão o gasto fica muito alto!! O problema ultimamente do cinema americano é que vêem algo que deu certo e querem copiar, e muitas vezes isso não funciona. Quanto do cinema e teatro nacional o problema já é outro, EGO, pois os autores fazem algo que eles acham pertinentes as suas cabeças e esquecem que o público necessita gostar para ter sucesso. Amanhã a noite falo mais do nacional, por enquanto abraços!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...