Retrospectiva 2012

12/31/2012 01:42:00 PM |

Olá pessoal, 2012 se acaba e é mais um ano que passamos dentro do nosso grande amigo que é o Cinema. Infelizmente não foi um ano muito bom para os cinemas do interior, pois houve uma grande decepção como já reclamei diversas vezes por parte das distribuidoras que boicotaram os cinemas daqui. Mas comparando a criatividade e variedade de títulos, podemos falar que foi um ano até que interessante mesmo vindo uma quantidade menor se comparado com 2011.

Já que todos sabem que sou além de produtor e crítico, sou também matemático, então vamos aos números de 2012. Tivemos 171 filmes exibidos aqui no interior, misturando os que passaram nos cinemas ou em festivais, que deram uma média de 7,19 coelhos de nota, ou seja, fui muito bonzinho ou tivemos bastante filmes bons. Vamos preferir a segunda opção que é melhor né! Investi em filmes R$1.223,50, o que não considero um valor alto comparado com os aumentos que tivemos em tudo no mundo, ficando praticamente na média que estipulei mensal para investir em filmes.

Agora vamos aos destaques que tivemos, claro sempre levando em conta minha opinião pessoal, já que muitos vão chiar quanto às escolhas. Tivemos 13 filmes que obtiveram as maiores notas e entre eles vou citar os que achei melhor, tivemos duas grandes animações que provavelmente estarão brigando pelo Oscar 2013, mas ainda vou preferir o do grande mestre Tim Burton "Frankenweenie" que soube dosar muita emoção em preto e branco com um magnífico 3D. No quesito ficção tivemos uma grande obra do ano passado que foi exibido esse ano por aqui que foi "As Invenções de Hugo Cabret", mas como vou premiar os filmes feitos e exibidos esse ano, na minha opinião fico como o melhor mesmo para "Os Vingadores" que soube dosar vários personagens com a mesma intensidade e fazer disso um filme, além de ter muita cenografia boa. Na classificação de espetáculos vou escolher "Opera On Ice", pois juntou tudo de bom que tem na dança com o que tem de bom na ópera aliado à claro muito gelo num teatro maravilhoso. De documentário tivemos alguns bem interessantes, mas a forma visual feita em "Pina" que Wim Wenders mostrou não tem como não destacar.

Tivemos também alguns filmes que não obtiveram a nota máxima mas também fizeram bonito no cinema, então se você quer um bom drama não pode deixar de conferir "Intocáveis", o qual com certeza estarei torcendo para levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Tivemos filmes pesados que souberam dar uma carga dramática excepcional como é o caso de "Shame". Não poderia esquecer do brilhantismo na refilmagem americana do sueco "Millennium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", já deixando todos esperando pela segunda e terceiras partes da versão americana claro, pois a sueca já conferimos e sabemos que é perfeita. Tivemos o melhor 007 desde os primórdios na minha opinião que soube aliar ação à história sem ser toda a patifaria do Macgyver da rainha, que é como considero os anteriores, então não podemos deixar de citar "007: Operação Skyfall". Novamente fomos surpreendidos por um Sherlock Holmes melhor ainda que o seu primeiro filme, e com certeza teremos muito mais, então já confira "Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras" e fique preparado.

Não podia ficar sem falar no cinema nacional né, afinal está cada dia melhor nosso cinema, pena que não é tão valorizado e divulgado, pois os filmes bons mesmo acabam desaparecendo de cartaz quase sem serem lançados. Vou preferir não citar o melhor mas sim os dois melhores "Gonzaga: De Pai Para Filho" e "Heleno", cada um por seu motivo particular. E como documentário nacional vale muito a pena ver "Raul: O Início, o Fim e o Meio". E poderia citar ainda o experimental "Paraísos Artificiais" que soube mesmo sendo bem diferente conduzir uma boa história. E claro não poderia esquecer do brilhantismo que tivemos em "Dois Coelhos", tanto que os americanos gostaram tanto que em breve teremos a versão deles do nosso filme, claro que dirigido pelo próprio diretor brasileiro.

Retrospectiva sem falar das decepções não ficaria legal né, então vamos falar dos desastres naturais que tivemos no cinema. Começando pelo nacional que não recomendo nem para meu pior inimigo chamado "Billi Pig", passando pelo horrível experimental "O Homem Que Não Dormia. Dos estrangeiros tivemos muitos ruins, mas os principais foram "Como Agarrar Meu Ex-Namorado", "Quatro Amigas e Um Casamento" e "O Motoqueiro Fantasma 2", os quais foram vergonhosos assistir no cinema e espero não ver nem na TV.

Bem é isso pessoal, foi um ano produtivo tanto no cinema quanto em outros meios, e nesse ano tem mais um curta que estou produzido para ser lançado, então irei divulgá-lo aqui também para que vocês confiram. E claro 2013 não irei abandonar o cinema jamais, espero que as distribuidoras não me decepcionem novamente, pois tentarei mais um ano somente ver os filmes no cinema. Abraços pessoal, boa virada de ano e nos vemos já na quarta-feira dia 02 com novos filmes por aqui. Até mais!

3 comentários:

Erika Ivy disse...

HUAHUAUAHUHAUA ALEM DE CRITICO SOU MATEMÁTICA =P Ai que metido! 2013 vai gastar mais ainda pq vai vir pra SP ver 4DX!!!!!!!

Erika Ivy disse...

matematico* =p

Fernando Coelho disse...

kkkkkkkkk sou metido mesmo Erika!!! Não tem como leonino não ser metido!!! E realmente esse ano tá nas pretensões de ir conhecer essa tecnologia!!! Claro se não vier no Cinépolis VIP que deve abrir aqui no Novo Shopping Iguatemi que prometem abrir até agosto(eu duvido!!!) Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...