The Metropolitan Opera: Aída

12/16/2012 01:09:00 AM |

Existem coisas que é necessário se fazer pelo menos uma vez na vida, e se o mundo realmente acabar como dizem alguns metódicos na próxima semana, completei tudo que poderia ver no cinema hoje vendo uma ópera ao vivo. E quebrei todos os paradigmas que achava que seria extremamente chato, pois eu como produtor fiquei babando com o tamanho da produção que é "Ada", a icônica ópera de Giuseppe Verdi que foi exibida para o mundo todo ao vivo direto do Teatro Metropolitan em Nova York, e além da belíssima obra apresentada, a cada intervalo de um ato para o outro, ainda pudemos degustar da equipe técnica montando os cenários para o ato seguinte.

A sinopse completa da ópera é a seguinte:
1° Ato: Durante o reino dos faraós, no palácio real de Mênfis, o sumo-sacerdote Ramfis conta ao guerreiro Radamés que a Etiópia está preparando um outro ataque conta o Egito. Radamés está apaixonado por Aída, a escrava etíope da princesa Amnéris, filha do rei. Radamés sonha que a vitória na guerra lhe permitiria libertá-la e se casar com ela("Celeste Aída"). Amnéris ama Radamés e percebe os sentimentos dele por Aída. Um mensageiro informa ao rei do Egito que os etíopes estão avançando e o rei nomeia Radamés como líder do exército. Sozinha, Aída se debate entre o seu amor por Radamés e a lealdade ao seu país de origem, onde o seu pai, Amonasro, é o rei ("Ritorna vincitor").
2° Ato: A Etiópia foi derrotada e Amnéris aguarda o retorno triunfal de Radamés. Quando Aída se aproxima, a princesa tenta tomar conhecimento dos sentimentos privados de sua escrava (dueto: "Fu la sorte dell'armi"). Ela simula que Radamés teria sucumbido ao combate, mas depois diz que ele ainda está vivo. As reações de Aída não deixam dúvidas de que ela o ama. Nos portões da cidade, coroam Radamés com um laurel de vencedor (cena triunfal: "Gloria all'Egitto"). Os etíopes capturados são conduzidos adiante. Entre eles, Amonasro, o pai de Aída, que sinaliza à filha que não revele a sua identidade de monarca. Radamés se impressiona com o apelo de Amonasro e pede que a sentença de morte seja anulada. O rei atende à sua solicitação, mas mantém Amonasro sob custódia e declara que, como recompensa pela vitória, Radamés se casará com Amnéris.
3° Ato: Aída, que aguarda para se encontrar secretamente com Radamés, reflete sobe a sua pátria ("O patria mia"). Subitamente, Amonasro aparece e exige que Aída descubra com Radamés que rota o exército egípcio seguirá para invadir a Etiópia (dueto: "Rivedrai le foreste imbalsamate"). Amonasro se esconde e Radamés entra em cena, convencendo Aída do seu amor (dueto: "Pur ti riveggo, mia dolce Aída"). Aída pergunta qual será a rota tomada pelo seu exército e, quando revelado, Amonasro ressurge. Quando percebe que Amonasro é o rei etíope, Radamés se desespera com o seu ato. Enquanto Aída e Amonasro tentam acalmá-lo, Ramfis e Amnéris saem do templo. Pai e filha conseguem escapar, mas Radamés se rende aos sacerdotes.
4° Ato: Radamés aguarda o julgamento como traidor. Amnéris se oferece para salvá-lo, se ele renunciar à rival, mas se recusa e permanece em silêncio diante de suas acusações e é condenado a ser enterrado vivo. Amnéris implora por clemência, mas os juízes não mudarão o veredito. Ela amaldiçoa os sacerdotes. Aída se escondeu na câmara mortuária para ter o mesmo destino de Radamés. Eles manifestam o seu amor pela última vez (dueto: "O terra, addio") enquanto Amnéris, no templo acima, reza pela alma de Radamés.

Você deve estar se perguntando porque coloquei a história completa aqui, explico que também recebi a história completa antes de começar a sessão nas minhas mãos e ao perguntar para uma pessoa que sempre vai à óperas, a mesma me disse que é comum que todos saibam o que vai acontecer, principalmente porque não costuma como hoje ter legendas na nossa língua para podermos ir acompanhando. Porém mesmo sabendo o que vai acontecer tudo é muito interessante de se ver, porque como é uma ópera, nada é discursado e sim cantado em italiano com a maior eloquência possível e isso dá um ar completamente diferenciado.

Os cantores Liudmyla Monastyrska(Aída), Olga Borodina(Amnéris), Roberto Alagna(Radamés), George Gagnidze(Amonasro), Stefan Kocán(Ramfis) e Miklós Sebestyén(The King) são todos muito expressivos e conseguem cantar fazendo atos de uma beleza ímpar, afinal não temos todo atos de movimentos que chamem atenção, concentrando tudo nas vozes e rostos dos cantores.

A orquestra que acompanha toda a ópera é muito boa e gostosa de se ouvir, dando o ritmo adequado para que não fiquemos cansados. Ela é regida por Fabio Luisi magistralmente pelos 220 minutos aproximados que dura toda a apresentação com os intervalos.

Já que falei dos intervalos, aí vem o grande trunfo que deixou esse produtor que vos fala babando demais, por estar sendo exibida ao vivo simultaneamente nos cinemas de todo o planeta, entre um ato e outro é feito um intervalo de mais ou menos 20 minutos, onde ocorre uma entrevista em inglês, sem legendas para aqueles que não entendem fica um pouco difícil, mas é bem bacana, e ocorre o melhor de tudo, vemos a equipe de arte e produção montando o cenário por trás das cortinas do próximo ato, colando fitas, pintando detalhes minuciosos, uma coisa simplesmente fenomenal que não veríamos nunca em lugar algum, é perfeito demais.

Enfim, como disse, é algo que vale a pena ser feito pelo menos uma vez na vida, no meu caso pretendo voltar para ver mais uma vez pelo menos. Então para aqueles que não puderam ir nesse final de semana ver o "Aída", seguem as próximas apresentações do MET que serão exibidos pelos cinemas UCI ao vivo:
05/01/2013 - Les Troyens - Berlioz
19/01/2013 - Maria Stuarda - Donizetti
16/02/2013 - Rigoletto - Verdi
02/03/2013 - Parsifal - Wagner
16/03/2013 - Francesca da Rimini - Zandonai
27/04/2013 - Giulio Cesare - Handel

É isso pessoal, uma proposta completamente diferente de se assistir no cinema, é um pouco caro R$60,00 inteira e R$30,00 a meia, mas pela qualidade e tempo de duração até que não é muito, afinal são quase 4 horas de espetáculo que valem muito a pena. Fico por aqui nessa semana, afinal estarei produzindo meu próximo curta-metragem durante esses dias que seguem, mas na sexta estou de volta por aqui, então abraços e até mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...