Os Mercenários 2

9/01/2012 06:54:00 PM |

Que já não se fazem filmes de pancadaria, tiros e explosões como antigamente, isso é fato, seja por os fortões agora terem ficados metrosexuais demais ou pelos dublês estarem querendo cada vez mais direitos que as estrelas principais. Daí o que fazer? Chamar o Chapolin Colorado não dá, então que voltem as estrelas do passado em ação. Com essa proposta foi feito o filme "Os Mercenários" em 2010 e agora voltam com tudo em "Os Mercenários 2", que graças ao bom Chuck Norris, não foi novamente dirigido por Stallone, e com isso temos a mesma dose de pancadaria e boas piadas que vimos no primeiro, mas com mais conteúdo e melhores cenas.

O filme acompanha os heróis em uma batalha pessoal. A equipe é reunida quando o Sr. Church convoca Os Mercenários para assumirem um trabalho aparentemente simples. A tarefa parece dinheiro fácil para Barney e seu bando de guerreiros experientes. Mas quando as coisas dão erradas e um deles é violentamente assassinado, a equipe é forçada a buscar vingança em um território hostil, onde as probabilidades estão contra eles.

A história em si é simples, mas foi bem desenvolvida, dando espaço para que o orçamento completo do filme seja bem explodido, e toda a testosterona seja derramada em sangue dos vilões. Simon West soube dirigir bem a história que agora teve uma equipe toda envolvida para escrever e não só as mãos de Stallone, de forma que o que vemos na tela é algo não apenas divertido como eram os filmes dos brucutus no passado, mas também possui uma essência em si, que faz gostar da história que eles estão envolvidos. Os detalhes nas piadas feitas entre os protagonistas, utilizando frases famosas suas e fatos que marcaram suas carreiras também são muito bem encaixados no roteiro.

Falar da atuação de tantos personagens icônicos é algo extremamente difícil, mas todos estão bem em cena, mesmo os que aparecem bem pouco, e claro também estão bem velhos, logo seremos capazes de ver eles fazendo comédias simples por não conseguirem mais correr e pular. O ponto forte do filme está que cada personagem faz praticamente igual o que fazia no passado, então reconhecemos cada um nos seus ápices, sendo os personagens que marcaram serem, não como personagens fictícios criados para cada filme. Um dos destaques está na entrada de Chuck Norris para o elenco, pois suas cenas são as mais divertidas do filme. Outro destaque está para Jean-Claude Van Damme que faz um vilão muito mal encarado, e sua briga final é de ajudar a socar no ar, mas poderia apenas aparecer mais no filme, mas faz bem seu papel. Jason Statham também mostra que voltou bem a atividade e faz boas cenas. Schwarzenegger também poderia ter trabalhado mais, mas consegue divertir com as piadas feitas em cima do seu "I'll be back". E claro não poderíamos deixar de fora o dono do filme, que agora apenas atuando nos mostra que voltou a ser o Sylvester Stallone que gostamos de ver na tela, socando todos que aparecem na sua frente e mandando muito tiro pelos ares. Um destaque negativo fica para Nan Yu que assim como Giselle Itié serviu para praticamente nada no primeiro filme, aqui ela faz interpretação nenhuma para praticamente nada, então foi apenas um caché gasto para colocar um pouco de feminilidade no meio dos brucutus.

A equipe de arte junto com a equipe pirotécnica de efeitos especiais nesse estilo de filme sempre tem seu trabalho bem valorizado, e não seria diferente aqui. Temos explosões para todos os gostos, tiros para todo o lado, cenários e mais cenários sendo destruídos, milhões de objetos de cena servindo como arma para bater nos vilões e claro sempre muita gente para vestir com figurinos de guerra. Tudo está bem colocado de forma a dar um bom show visual. Apenas um defeito, mas que era tradicional nos filmes antigos e faz parte do contexto é o sangue espirrado no começo do filme, que o figurante leva um tiro simples e explode sangue pra todo lado de forma a quebrar as leis da Física. A fotografia bem puxada para os tons escuros também agrada e relembra bem o visual dos filmes que remetem à boa época dos protagonistas, sempre movimentando as câmeras para dar gás ao filme, é um ponto bem positivo.

A trilha sonora também está bem colocada no filme, de modo que sempre esteja rolando algum rock ou alguma música que nos divirta na mesma medida e velocidade que os tiros ou socos estão rolando. Serve bem para dar ritmo ao filme.

Enfim, poderia ser melhor, mas diverte bastante e agrada à todos que esperavam ver um bom filme quando foram assistir o primeiro e saíram decepcionados com o que viram. É válido o ingresso, principalmente por estar sendo passado nas melhores salas, pelo menos aqui em Ribeirão Preto, onde o som está tinindo e temos explosões vistas como nunca no cinema. A única coisa é que assim como todos os filmes do gênero pancadaria, sempre podem ser vistos na mesma sintonia sem nada que apresente alguma novidade, então já sabemos o que vai acontecer a cada momento, tendo início meio e fim sempre iguais, fazendo com que fiquem um pouco cansativos. Bem é isso, gostei, mas esperava mais, fico por aqui, mas hoje ainda verei mais uma pré-estréia para poder falar aqui o que achei para vocês, então até mais tarde pessoal.


2 comentários:

EderGustavo disse...

Muito da hora na hora que o Chucky Norris aparece..kkkkkkkk

Fernando Coelho disse...

Olá Eder, com toda certeza um dos melhores pontos do longa... acertaram em cheio. Valeu pelo comentário!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...