Projeto Dinossauro

9/09/2012 10:48:00 PM |

Alguns filmes que fazemos pré-julgamentos antes de assistí-los podem nos surpreender na sala de cinema. Em "Projeto Dinossauro", não fui tão surpreendido quanto alguns outros filmes que ao assistir o trailer já falava que seria um lixo, mas pelo menos não foi tão ruim quanto eu pensava ser. O longa parece ser um mix de "Jurassic Park" com "Bruxa de Blair", onde as câmeras estão nas mãos dos personagens do filme e nos levam para um mundo desconhecido de dinossauros no meio da África. Poderia ser mais criativo, mas o longa diverte dentro da proposta de se movimentar na correria, ter apagões de câmeras e até estar no pescoço de um animal movimentando na mesma altura e dinâmica do bicho, bem como está na moda o lance de filmagem nas mãos dos atores.

O filme nos mostra que ao saírem em uma expedição na África, pai e filho descobrem uma espécie que pensavam ter sido extinta há 65 milhões de anos: dinossauros. Agora, com uma câmera na mão para documentar tudo, lutam para sobreviver.

A sinopse nem poderia ser muito mais alongada, pois a trama em si do filme é extremamente simples, os detalhes ficam para o desenrolar que assim como os demais filmes do gênero, "ficção documentada" ou como alguns outros falam filmes com câmera na mão do protagonista, sempre partem de um princípio de que tudo aquilo aconteceu com os protagonistas e depois alguma equipe descobre as filmagens, nesse caso são ditas na primeira cena do longa que foram 100 horas de material(me divirto quando leio isso na tela) e passa a exibir todo o material. A proposta do diretor de documentários, a maioria sobre paleontologia e dinossauros, agora no seu primeiro longa como diretor e roteirista é bacana e pode agradar aqueles que gostam do estilo escolhido para as filmagens, mas aqueles que não curtiram nem "Bruxa de Blair", nem "Atividade Paranormal", ou qualquer outro filme desse estilo, fuja, pois a chance de decepção é alta.

As atuações em si, assim como nos demais filmes do gênero, sempre é de atores desconhecidos das telonas no geral e costuma ser bem fracas, aqui não é diferente e embora tentem fazer boas caras de desespero, susto ou coisa do tipo por estarem presos a uma selva cheia de bichos que querem se alimentar deles, os atores em diversos momentos, mesmo cheio de sangue ou machucados nos corpos parecem estar andando por uma avenida vazia num final de semana, com cara de paisagem sem sal. O que tenta ser um pouquinho melhor é o garoto Matt Kane que faz o mais natural em cena, parecendo querer atuar mesmo, do restante é um pior que o outro quando está de frente para as câmeras.

O melhor do longa sem dúvida está na direção de arte, que conseguiu locações para filmar ele nos melhores pontos e a selva nos faz lembrar bem a animação "Em Busca do Vale Encantado" com um visual muito bonito de se ver. Os elementos que também foram usados no filme agradam e são bem colocados para parecer termos muitos itens, quando tecnicamente não se levaria tanta coisa depois do que ocorre no início. A computação gráfica dos dinossauros também está bem interessante e apesar de poucas espécies aparecerem por inteiro, agradam na textura. A fotografia é o que teve mais trabalho acredito, pois como muito das câmeras estão quase sempre correndo no meio da vegetação, acertar a luz exata para o filme com certeza foi um desafio, mas está bem colocada e mostra que sabiam o que tinham de fazer para que o filme não ficasse somente nos efeitos, esses que também estão bem colocados sem medo de errar, pois afinal são câmeras que batem, desligam e sofrem interferências que devem ser realmente mostradas.

Enfim, é um longa que não está nem entre os muito ruins, mas também está longe de ser algo genial, está mais para algo bem bolado, mas que se manteve nos moldes de outros filmes. Como disse acima, quem gostar do gênero de câmeras operadas pelos próprios atores talvez saia bem feliz com o resultado, mas senão fuja. Eu como costumo gostar desse estilo de filme, até que sai feliz, principalmente por não ser o horror que pensava ser ao ver o trailer. É isso pessoal, fico por aqui hoje, mas essa semana ainda tenho mais uma estréia para conferir e em breve posto ela aqui, por enquanto fica meu abraço e até mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...