Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros em 3D

9/01/2012 01:49:00 AM |

Existem filmes que ficamos pensando, porque o diretor exagera tanto em determinado efeito? "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros", tem tudo para ser um filmaço: uma história interessante, bastante ação, e tem efeitos de primeira linha, mas que devido ao exagero, cansa em determinados momentos e acaba em outros ficando extremamente digital de forma que o não tenha uma plástica convincente.

O filme nos mostra que depois da morte de sua mãe, causada por uma criatura sobrenatural, o jovem Abraham Lincoln passa a procurar vingança contra o assassino. Sua busca o leva a um mundo sombrio, no qual os vampiros usam escravos como alimento em seu império secreto localizado no sul dos Estados Unidos. Vendo que caçá-los apenas não é suficiente, Lincoln decide se tornar o líder da nação.

Como história o longa convence e tem um bom enredo, até gostaria de ler o livro escrito pelo próprio roteirista do longa para ver o filme com outros olhos, já que não visualizaria tantos efeitos que o diretor colocou. O diretor Timur Bekmambetov que já fez de "O Procurado" um exagero de efeitos extremamente estranhos para um filme policial, agora com uma ficção completa e em 3D, abusou de tudo que poderia fazer, tendo cenas de tantos efeitos digitais que você olha pra cena mesmo sendo genial e não se convence de forma alguma que aquilo poderia estar acontecendo, vide as cenas dos cavalos e a do trem. Não digo que os efeitos estragaram o filme, muito pelo contrário, pois são efeitos bem feitos, mas o exagero cansa um pouco.

No quesito atuação, escolher um protagonista praticamente desconhecido, acredito que pela aparência com o Lincoln real de fotos, não foi em momento algum um erro, pois Benjamin Walker faz bons movimentos tanto de ação quanto de interpretação. Dominic Cooper faz um papel diríamos interessante, mas sua história contada serviu tanto para dar a liga no filme quanto caberia, ou quem sabe caberá um filme apenas dele mais pra frente, como interpretação achei que faltou mais dinâmica. Anthony Mackie é o eterno coadjuvante de luxo, sempre faz boas interpretações, mas seus papéis sempre estão em segundo ou terceiro plano de forma que suma perante os protagonistas. Mary Elizabeth Winstead, ou mais conhecida como Ramona Flowers em "Scott Pilgrim" que foi um dos seus melhores personagens, aqui faz uma mulher bem pacata, mas intrigante, se tivesse o mesmo âmbito que tem na cena final ao longo do filme todo seria perfeito. Rufus Sewell convence como vilão, mas também poderia ter uma participação maior no longa, para que ficássemos com mais raiva dele. Dos demais atores, acabam aparecendo pouco e não fazem muita diferença do que fazem em cena, então nem compensa falar muito.

A direção de arte até trabalhou bastante, pois vemos muitos elementos de época espalhados ao longo do filme seja em objetos ou principalmente nos figurinos. Mas quem trabalhou na verdade foi a direção de arte digital, esses sim trabalharam, pois pelo que dá para notar temos uns 80% de cenário digital, além de cavalos digitais(muitos correndo e sendo jogados), entre outras coisas, e nem tentaram disfarçar que é digital, é bem notável. A fotografia aliando escuridão com tons de cinza e vermelho caíram de forma interessante para deixar o filme denso, mas acredito que esses tons aliados à quantidade excessiva de efeitos ao serem passados para um blu-ray ou vistos na televisão vai fazer o filme parecer um enorme desenho.

Aqueles que reclamam do 3D de coisas voando, terão sua felicidade para conter em muitas cenas que é arremessado pedaços de madeira e outras coisas, bem como vampiros aparecendo do nada e pegando pessoas desprevenidas pulando da poltrona do cinema. A profundidade do 3D também está interessante nas cenas que contém, porém alguns momentos se nota o desaparecimento da tecnologia.

Enfim, é um longa que agrada pela história mas cansa pelo excesso, poderia ter sido melhor dosado. Vale o ingresso e principalmente pelo que disse acima, recomendo ver em 3D no cinema, pois talvez não agrade ser visto de outra forma, porém aqueles que não gostam de filmes com muitos efeitos evitem, senão com toda certeza sairão da sala de cinema reclamando muito. É isso, fico por aqui, mas nesse final de semana ainda temos muitos filmes interessantes por aqui, então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...