Looper - Assassinos do Futuro

9/29/2012 01:15:00 AM |

É interessante quando você sai de uma sessão de cinema se perguntando mil coisas sobre o filme que acabou de ver, pois fica no ar toda a maravilha de o diretor não entregar tudo de mão beijada de forma que você fique horas dialogando com amigos sobre o que viu. Muitos irão falar que estou sendo incondizente, pois já reclamei muitas vezes disso, mas tem filmes que não têm motivos para serem assim e apenas são jogados, outros valem muito a pena ser dessa forma. "Looper - Assassinos do Futuro", é um exemplo dos que valem a pena deixar peças do quebra-cabeça no ar, pois o filme é um mix tão interessante de peças colocadas que se fossem entregues de graça acabaria sendo chato. Mas da forma que está tudo bem disposto é um filmaço para ver e rever.

O filme nos mostra que em um futuro não muito distante, as viagens no tempo existem, mas não são permitidas. Entretanto, um grupo de assassinos da máfia, os chamados Loopers, a utilizam para encobrir vestígios de seus assassinatos, enviando as vítimas de volta ao passado. Um desses assassinos, Joe, recebe a visita de sua versão no futuro e terá de lutar contra si mesmo para tentar sobreviver.

A história escrita e dirigida por Rian Johnson é bem complexa e em certos momentos acabamos perdendo até o foco do filme parando para pensar o que é cada coisa e o que está acontecendo, mas mesmo com essas percas, as quais recomendo assistir o filme com amigos para passar horas depois discutindo cada lance, o filme não perde em momento algum a empolgação e os meados da ótima história e da condução que o diretor soube dar no melhor estilo que teria nas mãos dos diretores considerados gênios no momento  e no passado(Christopher Nolan e Ridley Scott). Um bom ponto para se ficar pensando depois é quem é quem, pois eu vi o final do filme como uma coisa, muitos verão como outras, afinal a escola do Nolan é boa, então o peão caiu ou não?

As atuações estão impecáveis dentre os protagonistas, um show nas mãos de Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt e Pierce Gagnon. Joseph Gordon-Levitt faz um personagem bem denso pra sua carreira e mesmo com tanta profundidade ainda consegue transmitir um bom carisma para ele e seguir a ação do começo ao fim, fazendo boas interpretações e diálogos de forma a dar tudo de si para agradar. Bruce Willis mostra que ainda sabe fazer bons filmes e ataca muito bem em seu personagem, claro que teve um momento que achei que ele fosse falar eu sou um mercenário com o tanto que sai atirando e matando todo mundo, mas tirando isso faz jus à sua boa época do cinema. Emily Blunt em alguns momentos faz muito bem seu papel, porém em outros parece assustada e desligada do momento em que está vivendo no filme, no geral agrada bastante, porém poderia ser melhor. Agora o grande nome do filme é Pierce Gagnon, de onde surgiu esse menino, que moleque do demo, sua interpretação é digna de pessoas com muitos anos de atuação, seus diálogos, suas facetas, seus trejeitos tudo está altissimamente bem encaixado, em sua segunda cena com Gordon-Levitt o garoto destrói a atuação do ator mais velho, muito bom mesmo, que não se perca na vida como um Macaulay Culkin da vida e se perca quando mais velho, pois se começou assim, quero ver como vai ficar no futuro. No filme até os coadjuvantes caem bem, são bons exemplos Jeff Daniels, Paul Dano e Noah Segan que conduzem muito bem os "vilões" do longa.

Quanto à questão visual do filme, temos muitos cenários interessantes, embora não muito aproveitados, tais como as cidades e a sala da máfia do filme, pois acredito que nesses cenários se rodassem muitas cenas ficariam caras pelo visual, mas os momentos que se passam nelas temos belos elementos. Porém os lugares onde o filme se passa na maior parte não perde em nada para esses que citei, tanto que mesmo na fazenda temos muitos elementos bem inteligentes para serem usados e pensados. A fotografia do longa achei um pouco suja demais para algo futurista, e não sei se foi bem encaixada, porém não atrapalha em nada o que a história quer passar que é o foco das personalidades, o que poderia ter sido usado com mais elementos visuais, embora o que o diretor quis era justamente o conflito da confusão.

Enfim, é um longa muito bom, inteligente e que muitos adorarão e muitos também odiarão, não acredito que seja um sucesso de bilheteria, mas recomendo sim que todos vejam e discutam com amigos o que achou de cada parte, pois esse sim é um filme feito para isso, causar o pensamento e discussão diferente de tantos outros inúteis por aí. Deixo os comentários abertos para podermos falar mais sobre o filme, mas peço que não revelem nada para outros leitores, caso precisem discutir algo que vá estragar mande via e-mail que respondo todos ao invés de dizer pontos mais concisos que estrague o que o filme tem de bom. Fico por aqui hoje, irei dormir pensando no filme ainda, mas amanhã tem mais posts por aqui. Abraços e até mais pessoal.


1 comentários:

EderGustavo disse...

Que filme hein Fernando!!!
Muito bom, vi ontem e não vejo a hora de sair em DVD para assistir de novo para ver se consigo sanar algumas dúvidas!
Segunda feira la na aula a gente discute sobre ele! rs.
Abraços

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...