Cavalo de Guerra

1/07/2012 02:22:00 AM |

É interessante como a mão que mais produziu praticamente em 2011 e na sua maioria filmes de extrema destruição, volte a dirigir após 3 anos um filme embora envolvendo um tema forte e pouco retratado nas telas do cinema, a 1ª Guerra Mundial, consiga dar um ar leve e doce ao mesmo tempo para "Cavalo de Guerra". Sim estou falando do grande Steven Spielberg, que na minha opinião ainda é o maior produtor vivo atualmente. E se você assim como eu, não curtiu suas últimas direções, se prepare pois ele volta a mostrar como sabe fazer bem um filme.

O filme mostra a história de amizade entre um cavalo chamado Joey e o jovem Albert, que o domestica e o treina, na Inglaterra. Quando Joey é vendido à cavalaria e mandado para o combate durante a Primeira Guerra Mundial, eles são forçados a se separar e Albert inicia sua jornada em busca do amigo, na França, inspirando a vida de todos que encontra em seu caminho.

A história embora possua bons momentos de tensão e seja bem longa(146 minutos) é tratada de forma bem doce e infantil, o que muitos irão reclamar com certeza principalmente por não gostar de filme com animais envolvidos. Então vá preparado não esperando nada forte e destrutivo comum dos filmes de guerra, afinal a censura é 10 anos. E tirando esse detalhe da doçura do filme, é extremamente agradável e bem retratado os diversos momentos da época em que o longa retrata numa bela Inglaterra colonial.

Spielberg optou como protagonista um jovem desconhecido Jeremy Irvine, e este tendo sua oportunidade de ouro de sair de uma série(Life Bites) para estrelar seu primeiro longa já nas mãos de um grande diretor, faz bem feito o que lhe é proposto, embora faça muitas caras de pessoa sofrida que poderia ser um pouco minimizada, mas como ele faz parte de uma família simples até cai bem. Os demais personagens contam com rostos bem conhecidos da tela de muito tempo como Emily Watson fazendo uma mãe doce com poucas palavras mas que retrata todo seu sentimento em seus belos olhos azuis. Poderia citar vários personagens, mas o melhor a dizer é que todos fazem bem seus papéis, embora algumas figurações façam papéis colocados apenas para divertir e soam bobos(vide a cena dos soldados chamando o cavalo). Outro ponto(ou porque não dizer ator) bem trabalhado foi o cavalo, que ainda não pesquisei mas deve ter sido usado mais de um para a quantidade de cenas, que faz tudo tão bem feito que nem parece ser um animal, e como já trabalhei com cavalos em um dos meus filmes sei o quão difícil é fazer eles ficarem bem em quadro.

Um ponto inegável que deva concorrer aos prêmios de melhor no ano, com certeza é a fotografia do longa. Janusz Kaminski que sempre está presente nos longas de Spielberg faz um trabalho memorável envolvendo diversos tons de cores e a cada momento colocando o tom exato que a cena pedia. O tom avermelhado da cena final é de aclamar muito pelo feitio perfeito obtido que há muito tempo não via nas telas do cinema.

Claro que como sempre digo uma boa fotografia não é nada se não aliada à uma boa direção de arte e essa colocou cenários, figurinos e locações perfeitas, tudo muito bem retratado digno de uma produção do mestre Spielberg. A única pena é que ultimamente o que vem levando prêmios sejam as produções criadas digitalmente, senão seria um grande candidato.

As trilhas também do sempre presente nos filmes do diretor é de John Williams e se você assistiu um filme de Spielberg sabe o que esperar musicalmente. Com suavidade ele mantém o longa sem necessitar mudar de tom muitas vezes, e assim sendo ele acaba adoçando mais ainda a trama.

Enfim, como disse o longa é "infantil" e poderia até considerá-lo um pouco novelesco, devido à quantidade de pessoas conversando com a tela(confesso que em alguns momentos até eu inclusive), e acredito que deva agradar o público brasileiro, embora a longa duração deva afastar muita gente das salas. Recomendo sim como um bom drama leve, no qual é retratado uma guerra na qual embora ainda seja uma guerra não tenha sido algo tão feio como foi a 2ª, e pela alta qualidade técnica em todos os quesitos que é mostrado no filme. Inicio bem o ano, mas fico por aqui hoje, porém essa semana temos mais alguns filmes para ver, então até mais pessoal. Abraços.


2 comentários:

Cardoso Junior disse...

Amei o filme. Clássico estilo Sessão da Tarde Especial! Mais da minha opinião em http://terradossemfim.blogspot.com/2012/01/cinema-cavalo-de-guerra.html

Fernando Coelho disse...

Olá Cardoso, aguarde a sessão da tarde de Outubro/2013 e estará lá na semana das crianças... um típico clássico.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...