As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne em 3D

1/14/2012 09:17:00 PM |

Há muito tempo as animações deixaram de ser um atrativo somente para crianças, ainda mais quando vem à tona filmes que a maioria dos adultos viram os desenhos ou histórias em quadrinhos quando eram crianças. Essa é a premissa que Steven Spielberg tomou pra si ao aceitar dirigir "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne", pois o que se via hoje na pré-estréia era muito mais adultos que crianças. E se você pensa que por ser um filme do Spielberg as crianças não irão curtir, ledo engano, pois a dosagem divertida do grande mestre chegou ao seu ápice com esse novo longa, e empolgará a todos nessas férias desde o pequeno até o mais velho.

No primeiro filme de uma trilogia, nos somos apresentados a Tintim, um jovem jornalista que viaja pelo mundo com seu inseparável cão Milu, e ao comprar uma réplica de um galeão antigo, que logo é roubado de seu apartamento, descobre que nele havia parte de um mapa de um tesouro, fazendo com que Tintim e seus amigos ingressem em uma jornada em sua busca.

Embora seja um filme que vai envolver continuações, o longa tem toda sua história bem mostrada e com tudo bem encaixado. Ainda mais se tratando de uma reprodução de 2 histórias em quadrinhos de Hergé tudo parece ser um contexto só, então isso faz um mérito imenso. Confesso que quando saiu a notícia de que a animação seria filmada com pessoas através dos equipamentos de captura de movimentos, fiquei muito indignado pensando, pra que gastar tanto dinheiro com isso, mas hoje após conferir, posso dizer com segurança que nenhum desenhista seria capaz de fazer movimentos tão precisos quanto a perfeição que Spielberg e Peter Jackson conseguiram nessa produção. É algo brilhante de se ver e sair empolgado do cinema.

A história é bonita de se ver, é empolgante e deve render bastante aqui no Brasil, pois muitos conhecem a história e vem num bom momento para as animações. Tem um visual agradável e tem ritmo para segurar o público na sala rindo com as trapalhadas do Capitão Haddock, interpretado majestosamente pelo rei das interpretações através da captura de movimentos Andy Serkis que novamente brilha. Jamie Bell também faz um bom Tintim e agrada.

Toda a técnica do filme é primorosa, com movimentos sutis para os desenhos e o visual animado dos personagens remete completamente ao desenho dos anos 80, então tudo está completamente dentro do que se espera ver e não decepciona os fãs. Uma recomendação completamente incomum, é que se você assistiu os desenhos ou leu a versão brasileira dos quadrinhos, assista o filme dublado, senão é capaz de você desconhecer os personagens pelos nomes que viu aqui, a começar pelo cachorrinho Milu(que lá fora é conhecido como Snowy), além de que a dublagem foi feita pelos mesmos dubladores da versão do desenho então está muito bem realístico.

A trilha sonora se mantém agradável sem sobressaltos e marca bem o ritmo do longa. Alguns fãs do desenho talvez reclamem da trilha de abertura não ser a mesma, mas ainda assim não decepciona e está bem feita para conduzir tudo que Spielberg pensou para o longa. A abertura traz diversos desenhos da HQ e agrada também pela forma feita.

Quanto da terceira dimensão, o filme está bem feito, com uma boa profundidade e fazendo com que um desenho se torne mais próximo da realidade que de um desenho, mas com toda sinceridade para aqueles que não se preocupam em ver dessa forma dá pra economizar uma grana vendo em 2D mesmo.

Enfim, Spielberg começa 2012 no Brasil com 2 bons filmes que agrada e deve fazer uma boa bilheteria por aqui. Recomendo com certeza para todos, principalmente por se manter fiel ao que conhecemos. E para aqueles que não conhecem a história, devem assistir e se interar do assunto, pois 2014 deve vir a segunda parte e aí sim ser obrigatório o conhecimento. Encerro por aqui hoje, mas amanhã tem mais. Abraços pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...