2 Coelhos

1/20/2012 11:57:00 PM |

O dia em que o cinema independente e experimental chegaria a um circuito comercial chegou. Se me falassem isso há uns dois meses atrás antes de ver o trailer de "2 Coelhos", iria rir na cara da pessoa que disse e falaria que a pessoa estava maluca, no mínimo. Mas chegou a data 20 de janeiro de 2012, e a revolução de Afonso Poyart nos é mostrada enfim. Confesso que pelo trailer estava desesperado para ver o filme, e já de cara posso recomendar para todos, pois vale o ingresso, embora muitos irão se desesperar por ver algo que não estão acostumados a assistir.

O filme nos mostra Edgar, que encontra-se na mesma situação que a maioria dos brasileiros: espremido entre a criminalidade, que age impunemente, e a maioria do poder público, que só age com o auxilio da corrupção. Cansado de ser vítima desta situação, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano que colocará os criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos. Na medida que o plano de Edgar é executado, descobrimos pouco a pouco suas reais intenções e sua história, marcada por um terrível acidente e um amor que ele jamais esqueceu. Dois Coelhos é um enigmático suspense de ação onde cada minuto vale mais que todo o passado.

A sinopse define o filme melhor que o trailer, que muitos estavam preocupados pela alta velocidade e excesso de efeitos, não que não exista no filme isso, mas está em dosagens mais leves. Outro ponto preocupante era de não ter uma história o filme e ser apenas efeitos, muito pelo contrário, tem uma trama bem complexa, que inclusive se não prestar atenção, mesmo voltando para as devidas explicações acaba confundindo um pouco o público.

Pra um filme independente, aqueles que só recebem apoio para distribuição das grandes empresas do cinema, o filme é muito bem produzido, tendo uma qualidade técnica impressionante com locações e cenários muito bem vistos. E junto do diretor de fotografia, Afonso Poyart, em seu primeiro longa, abusou de planos abertos para mostrar a grandiosidade da produção, e também soube aproveitar bastante novamente a câmera Phanton que já falei no Sherlock |Holmes a usabilidade dela e seus muitos mil frames por segundo que é capaz de mostrar.

Com um elenco não tão famoso, mas que não decepciona, o diretor soube extrair boas interpretações e conseguir retirar o que precisava para que desse certo seu filme. Os destaques ficam pros protagonistas Fernando Alves Pinto, que faz várias caras e bocas, mas consegue deixar claro sua premissa, Alessandra Negrini, que cheia de sensualidade faz bem o elo entre tudo e Caco Ciocler, que está bem mais é uma incógnita que só vendo o filme para poder explicar melhor. O elenco de apoio formado por Thaide e Thogun também agrada bastante, embora lotem a tela com palavrões ditados na mesma velocidade de seus tiros.

Um grande destaque fica para a animação de Xico de Deus, que está caprichada e fará os amantes de games sair satisfeitos com as inserções, e caso queira pode se jogar o jogo na página do filme. E embora achasse que não fosse encaixar bem na trama pelo trailer ficou interessante os momentos em que foi usado. A equipe de efeitos especiais também soube mostrar muito do que pode fazer nas telas no Brasil e é pouco aproveitado, liderado por Sergio Farjalla Jr., que mostra no making of no youtube tudo que foi pedido pelo diretor.

Com uma trilha sonora bem usada para dar ritmo, e sem enganar o público pois música de trailer deve permanecer no longa, tem desde o funk Sou Foda até o hit Kings and Queens, e com isso deixa o longa ecleticamente interessante. Inclusive com uma versão frenética de "Será que é isso o que eu necessito?" dos Titãs que ficou muito legal.

Enfim, nunca fui muito fã de filmes experimentais, tendo inclusive um pre-conceito com eles, mas a mistura aqui agradou a minha pessoa, confesso que fui ao cinema esperando muito mais, mas sai satisfeito e recomendo sim que todos vejam essa "novidade", pelo menos nacional nas telas do cinema. Encerro por aqui hoje, mas essa semana ainda teremos mais duas pré-estréias, então aguardem. Abraços.


4 comentários:

Mendes, Murilo disse...

Fernandão....Ótimas palavra usadas para essa critica....sai do cinema impresionado com o roteiro, trilha e efeitos...realmente acho que esse filme abre o caminho para criação e produção mais ousado de filmes nacionais, tanto de grande produtoras, quanto independentes.

Fernando Coelho disse...

Olá Murilo!!! Valeu pelo comentário... realmente o cara começou bem e mostrou o que pode ser feito com certeza no Brasil, agora é esperar o que ele, e quem mais resolva embarcar nas idéias, vá fazer mais pra frente né. Abraços.

Vitor disse...

Uma boa surpresa nacional. Um ótimo roteiro, uma ótima trilha sonora, uma montagem animal!
Filmão.

Abraços.
http://www.filmesepizza.com/2012/01/2-coelhos.html

Anônimo disse...

Achei chato...passou 15 min de filme eu já comecei a olhar para o relógio porque não tava aguentando!
Cortando e vendo por partes, como os efeitos, realmente bem legais...mas o filme em si eu não gostei não...
Fui com dois familiares, eles gostaram...

Aah, eu li algumas críticas desse filme falando que era um filme nerd (próprios atores falaram)...achei forçado demais querer que o filme seja 'nerd'...bom, EU não achei né (nerd)...

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...