Amazon Prime Video - A Oitava Cláusula (La Octava Clausula) (The Deal)

5/01/2022 04:43:00 PM |

É engraçado ver que até o suspense mexicano segue a mesma linha de suas novelas, que mesmo criando conflitivos atos bem entendíveis, eles necessitam dar ênfase nos atos que pegam determinados objetos, ênfase em repetições de cenas, ênfase na ênfase, e tudo mais para que mesmo que você tenha cochilado em 81 minutos consiga captar a essência da trama. Não digo isso penalizando o longa "A Oitava Cláusula", que estreou na Amazon Prime Video, que até tem uma pegada interessante, tem cenas finais bem impactantes, e boas reviravoltas, porém acabaram exagerando nas repetições de alguns momentos e nas tentativas de detalhar coisas que qualquer um entenderia sem precisar mostrar várias vezes, que ao final já estamos até irritados de certa forma com tudo, mas ainda assim a trama agrada. Ou seja, é o famoso filme passatempo, que vale o tempo assistindo, porém se remover tudo vira um média-metragem, então encheram com excessos para chegar no tempo de longa.

A sinopse nos conta que à primeira vista, Cat e Borja são o casal perfeito, mas como todo casamento, escondem segredos, mentiras e infidelidades um do outro. Todos eles aparecerão na mesma noite em que receberem um visitante inesperado.

O trabalho do diretor Koko Stambuk foi algo que mostra um bom controle cênico, desenvolvendo bem as ambientações e as criações cênicas, porém faltou para ele uma experiência melhor em cortes, afinal daria para desenvolver a trama toda em bem menos tempo, ou então criado mais situações após tudo o que ocorre, mas como permeiam as séries e novelas, sempre deixam algo meio que aberto para uma continuação ou segunda temporada, e acredito que aqui foi essa a intenção da ligação final. Ou seja, brincaram com o público, deram todas as noções e desenvolvimentos, só que não foram além para deixar amplo, e assim o resultado funciona, mas também fica jogado, não atingindo o ápice que poderia.

Sobre as atuações, Óscar Jaenada tem um estilo bem peculiar na sua atuação, daquelas que são boas de ver, que tem imposição cênica, que encaixa os devidos atos na medida, porém os trejeitos de seu Borja na delegacia soaram tão diferentes do que fez na casa que ficou parecendo ser até outro ator ali, e se compararmos então com o que faz na cena final entrega algo mais estranho ainda, ou seja, não sei o que o diretor lhe pediu, mas ficou parecendo que vimos uma novela de quatro meses em oitenta minutos, aonde o protagonista muda de fases e passa por vários perrengues, e certamente não era isso o esperado de ver na tela. Maite Perroni é daquelas atrizes que sabem conduzir um ar sensual nas produções que faz, e aqui sua Cat tem estilo, tem força cênica e claro atitudes bem intensas para mudar tudo ao seu redor, de forma que o filme flui bem por ela, ao ponto que vamos conhecendo mais suas intenções e surpreendendo com tudo o que faz, afinal é um grande acerto. Manuel Vega foi bem colocado com seu Marcos, fazendo alguns atos meio que indignado com tudo, mas se encaixando bem no que a trama propunha, e assim seu resultado funciona pelo menos. E para fechar tivemos Paulina Dávila com sua misteriosa Jennifer em cena, de forma que parecendo meio jogada de início, mas depois se desenvolvendo bem com a proposta, até termos no fechamento algo bem combinado e funcional, e assim agrada pelo que faz.

Visualmente o longa encontrou uma mansão daquelas para filmar, com tantos ambientes riquíssimos de detalhes que merecia até ter mais atos em cada cômodo, mas que optou por ficar apenas no porão, na sala e na varanda, mas que poderia ser um longa de vários dias passando por tudo e não repetiriam nada, ou seja, o resultado permeia bons momentos, tem atitudes com elementos cênicos bem colocados, mas poderia ter ido muito além, e assim agradar mais.

Enfim, ultimamente tenho visto tanto longa mediano que serve apenas de passatempo que já estou até acostumando com o estilo, então posso dizer que não é algo ruim de ver, mas que puxa bem para o ar novelesco tradicional das produções mexicanas do estilo, e assim sendo recomendo mais para quem curte esse estilo. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas vou tentar ver outro longa hoje para empolgar mais, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...