A Camareira (La Camarista) (The Chambermaid)

11/23/2019 04:48:00 PM |

Chega a ser até estranho conferir filmes de atitudes subliminares envolvendo certas profissões, pois vemos a vida simples da pessoa, vemos suas ambições, e acabamos até torcendo para elas, mas o mundo nem sempre ocorre ao nosso favor, e aqui a trama é bem direta no estilo, de forma que vemos "A Camareira" como um filme ambicioso tanto por parte da diretora em mostrar a vida de uma simples camareira de hotel que almeja uma melhora em sua vida para poder criar o filho mais tranquilamente, ou ao menos num andar superior ter menos trabalho, mas com sutilezas demais o filme apenas fica casual, sem objetivos mais trabalhados, sem atitudes fortes, de tal forma que o resultado final acaba sendo tão subjetivo que não nos emocionamos, nem sentimos nada no fechamento, e isso é ruim, pois poderiam ter ido além.

A trama nos conta que Eve é uma jovem camareira que trabalha em um luxuoso hotel da Cidade do México. Ela enfrenta a solidão de longos dias de trabalho através de novas amizades e fantasias sobre os pertences esquecidos dos hóspedes, que nutrem seu recém-descoberto e determinado sonho por uma vida melhor.

O longa que é o representante do México no Oscar de Melhor Filme Internacional marca a estreia de Lila Avilés como diretora e roteirista após anos como atriz, e ela soube conduzir sua trama de maneira bem simplista, com poucas reviravoltas, mas indo direto ao ponto para mostrar a vida dura de trabalho da protagonista, seus anseios, e sua determinação no trabalho, de modo a nem ter vida fora do hotel, ou melhor, nem a vemos fora do hotel tirando as cenas finais, e essa dinâmica que foi escolhida mostrou que souberam determinar o ritmo do filme, pois mesmo sendo curto, ele acaba parecendo contar a vida de anos da personagem, e certamente essa era a ideia do longa. Claro que alguns vão cansar, outros reclamar do longa não entregar nada além, mas o filme acaba sendo bonito de ver, traz um sentimento verdadeiro de garra sem recebimento, e mostra principalmente a vida dos mais pobres, que sofrem em empregos quase escravos para subir de vida, e ninguém olha por eles, e dessa forma isso certamente chamou a atenção da academia mexicana para lhe indicar, pois não vemos nada além disso na trama, nem no desenvolvimento escolhido pela diretora, afinal em sua estreia ela não quis ousar, o que chamaria bem mais os olhares.

Sobre as atuações, como ficamos praticamente grudados em Gabriela Cartol, passamos a ser quase íntimos de sua Eve, e a jovem atriz deu um show de personalidade, transmitindo muita segurança para que a diretora lhe entregasse cenas mais densas e diretas, de forma que ela foi muito mais séria do que precisava, mas no contexto completo da trama, o resultado acaba funcionando bem, e vemos suas atitudes, trejeitos, e carismas serem certeiros. Quanto os demais personagens e atores, diria que foram apenas elos de encaixe na trama, tendo um leve destaque para Teresa Sánchez com sua Minutos mais pelos atos em si do que pela interpretação da atriz, pois ela foi simples e normal de ver, e isso não é comum no cinema.

Já que falei de vermos os demais atores quase como objetos cênicos do filme, diria que foram tão subjetivos com a cenografia também que em alguns momentos nos perguntamos se a equipe de arte realmente filmou dentro de um hotel ou não, pois até vemos locais casuais desses lugares, vemos a arrumação de quartos, lavanderias, governanças, e quase nada além disso, de modo que ou foram tão discretos em filmar sem os hóspedes lhes verem, ou fizeram composições bem semelhantes para o resultado agradar. Mas quem já foi a hotéis, verá o básico bem feito e simples.

Enfim, é um filme simpático de ver, simples de essência, mas com atitude para desenvolver a emoção, ou melhor, a sem emoção vida da protagonista, mostrando mais a falta de reconhecimento que tanto estamos acostumados a ver, que ficamos até surpresos com o nada a acontecer que o longa entrega, e isso é estranho de ver. Portanto não digo que será um filme que muitos irão gostar ou se conectar, mas que quem for conferir sabendo o que esperar poderá gostar do que verá. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...