Um Bom Partido

4/28/2013 02:13:00 PM |

Se existe um gênero que praticamente segue inalterado desde os primórdios é a comédia romântica, ou como andam fazendo ultimamente o romance com pitadas cômicas, e cada vez mais com o mundo moderno onde pais se separam com mais frequência, o mote do momento para filmes do estilo é a união desses casais separados seja por motivo dos filhos ou qualquer coisa do tipo. Ok que já está se tornando um cliché isso, mas funciona bem e até chega a ser bacana em alguns momentos, mas ainda assim prefiro aqueles que não têm o famoso final tradicional. Disse tudo isso para expressar minha opinião, mas "Um Bom Partido" acaba sendo um filme 100% tradicional sem praticamente nenhuma reviravolta que se mantém bem principalmente pelo ótimo elenco, senão seria algo que trombaria entre o regular e o ruim, mas como todos são ótimos atores e sabem muito bem conduzir uma história de forma bacana, o resultado final do longa acaba sendo positivo.

O longa nos conta a história de um famoso jogador de futebol aposentado que tenta reconstruir uma relação com seu filho e sua ex-mulher, enquanto treina o time do garoto. Porém, as coisas se complicam quando o treinador é assediado pelas mães dos outros jogadores.

Como a sinopse é bem sucinta, ela já revela praticamente tudo que conseguimos ver tanto no trailer quanto no filme realmente, pois a história mostrada realmente não passa disso. O lance é que comédias românticas que não atacam pra algum dos dois lados costuma ficar estranhas, pois não nos fazem nem emocionar nem rir demais, e isso atrapalha e muito o espectador que foi ao cinema para ter pelo menos uma das reações. Não digo que não tenha me divertido, pois estaria mentindo, mas também não me senti satisfeito com o que foi mostrado pelo longa, acabando como um tradicional e convencional filme extremamente linear, onde a proposta pode até ter sido boa, mas não deve nem ter atingido tanto o público americano que não são fãs de futebol, nem deve seguir muito por aqui já que romances desse estilo não costumam ser o que agrada o público brasileiro. O diretor italiano Gabriele Muccino até soube colocar boas jogadas de futebol entre o protagonista, pois sendo italiano soube dar a um filme americano uma boa característica que se fosse outro diretor não teria, porém não conseguiu colocar toda a emoção que fez em suas duas outras obras "A Procura da Felicidade" e "Sete Palmos".

As atuações, como eu já disse no início é o que salvou o filme de não ser algo muito ruim, pois todos estão realmente muito bem mesmo alguns fazendo apenas pequenas pontas. Gerard Butler nem parece o mesmo ator de porte físico brutamontes que tinha em "300", mas esse novo físico realmente mostrou ficar mais parecido realmente com um jogador de futebol aposentado, mas que ainda bate um bolão e pode ensinar bem a garotada a jogar, tenho certeza de que algumas jogadas não foram feitas por ele e sim por algum dublê, mas que ficaram bem feitas isso sem dúvida, e nos quando não está com a bola nos pés ele faz o que mais sabe melhor que é fazer boas interpretações para os textos que tem em mãos. Jessica Biel, embora seja uma atriz muito boa, aqui faz uma mãe com uma expressão um pouco triste demais e poderia ter sido mais expressiva em alguns momentos, não que esteja ruim, mas ficou mais parecendo ser aquelas pessoas sofridas demais sem vida do que uma ex-mulher de jogador de futebol. Noah Lomax, como disse na semana passada, prova que tem um bom temperamento para fazer crianças revoltadas e seus melhores momentos são quando fica bravo com algo e o principal quando está dialogando com adultos de forma tão séria que nem parece uma criança, tem potencial o garoto para ir longe. Dennis Quaid chega a ser exagerado demais em algumas cenas, mas faz um personagem perfeito para fazer o público rir com algumas de suas bobagens que faz nelas, como sempre é um ótimo ator. Judy Greer faz umas tomadas de crise de choro que não tem como não rir, e com certeza é o ponto cômico em todas as cenas que aparece, tendo inclusive a última sua numa aparecida que merecia. Iqbal Theba também vale ser citado por algumas de suas boas cenas que faz para dar comicidade ao filme, bem bacana o paquistanês. Uma Thurman aparece bem também nas suas cenas, mas parece tão maluca em alguns momentos que fica quase irreconhecível. Catherine Zeta-Jones faz uma mãe que muito marmanjo por aí gostaria de ter, e faz muito bem também seu papel.

O visual do filme era bem fácil de ser retratado, pois uma pequena cidade que não tem muito que ser mostrado, e passando boas partes no campo de futebol também ficaram bacana, as casas por dentro também contaram com elementos visuais satisfatórios que agradam e mostram bem a vida dos personagens. Outro ponto bem feito está na fotografia empregada, que contando com lugares bem bonitos, o diretor soube usar bem a iluminação natural combinando com alguns contra bem empregados, o que agradou muito para deixar um ar de descontração bem gostoso no filme inteiro.

Enfim, um longa bonito e bacana, que só faltou fazer o público rir mais ou emocionar um pouco mais para que saísse do mediano. Mais pra frente será mais um daqueles filmes que passarão na sessão da tarde várias vezes por não precisar lidar com a censura. Então se não estiver a fim de gastar dinheiro com cinema pode esperar sair na TV que compensa mais, pois não é ruim, mas está bem longe de ser algo muito bom, para poder roubar público da grande estreia da semana. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas estou de volta na quinta-feira com o Festival Varilux de Cinema Francês. Então abraços e até mais.


4 comentários:

Mateus disse...

Olá!
Sou fâ de carteirinha do site. Todo dia visito pra ver se tem alguma crítica nova.
Parabéns!

Fernando Coelho disse...

Olá Mateus, que bom que gosta, esses dias foram calmos, mas se prepara que de amanhã até quinta que vem serão 18 novas críticas por aqui, que estarei cobrindo o Festival Varilux de Cinema Francês mais as estreias que virão aqui pelo interior, então vai ser quase um bombardeio!!! Abraços!

Anônimo disse...

Ola coelho cadê a critica da Morte do Demonio, acho q vc ficou com medo de assistir rsrsrs , abraço!:)
Lucas maciel

Fernando Coelho disse...

Olá Lucas, estreia aqui amanhã!!! Verei na segunda já que esse fim de semana estarei cobrindo o Festival Francês!!! Mas de segunda não passa a crítica... sem medos... Abraços!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...