Albert Nobbs

6/19/2012 10:53:00 PM |

Quem é vivo sempre aparece, esse provérbio também pode ser usado com filmes que caem nas mãos de algumas distribuidoras no Brasil, e cá quase 4 meses depois do Oscar pude conferir claro no cinema e não de forma pirateada, a qual a maioria das distribuidoras anda preferindo, o filme "Albert Nobbs" e ver que Glenn Close só pode ser reconhecida pelo seu talento com sua atuação no filme, pois está irreconhecível na pele de Albert e com uma direção de arte impecável o filme consegue eximir exatamente o que está no poster: "O sonho de uma mulher no corpo de um homem", e fazem isso de forma bem singela que é o melhor de tudo.

O filme nos mostra que na Irlanda, do século XIX, Albert Nobbs trabalha como mordomo e esconde um segredo: é, na verdade, uma mulher. Durante 30 anos ela vestiu roupas masculinas e se fez passar por um homem, para poder se manter e concretizar o sonho de ser a dona de uma tabacaria.

É engraçado que ao mesmo tempo que o roteiro é simples e singelo, a forma de tratamento dada ao filme é bem elaborada e construída com minúcias dignas de um filme de época que é. É possível enxergar cada detalhe pensado no filme em cada plano do diretor colombiano Rodrigo García, e embora seja um filme linear o filme revela um final teoricamente inesperado, o que deixa ele mais interessante ainda.

Nas atuações, todos os personagens tem um tempo de tela interessante e todos fazem bem seus papéis, mas os destaques mesmo são para os personagens de Glenn Close que no começo, por saber que era ela enxergava o personagem mesmo como sendo uma mulher, mas mais para o fim do filme já acabamos considerando ela um homem nato bem educado de tal forma que não conseguimos mais vê-la como uma mulher. E também o personagem de Janet McTeer, outra que faz um personagem "masculino" que mostra sentimento em sua atuação de forma muito boa. Os demais como disse fazem bem, mas sem merecer destaque.

O estilo de filmes de época é algo abismante de se ver como conseguem retratar bem, principalmente no quesito direção de arte, é cada elemento colocado em cena, que você vendo consegue imaginar toda a época em que o filme se passa, apenas analisando os detalhes, e com isso o ganho no filme é imenso, pois tudo mostra a forma que era rígido as regras familiares sem precisar ficar explicando nada. A tonalidade da fotografia mais puxada para o amarelo está ficando comum já em filmes de época, mas mesmo sendo já um cliché consegue deixar um charme. Um ponto também que chama a atenção é a maquiagem usada por Glenn que se possível vale uma conferida na transformação dela em vídeos pelo Youtube.

Enfim, poderia falar muita coisa sobre o filme, mas estragaria pontos interessantes de virada contando os detalhes, por isso recomendo que assistam nas suas casas claro, pois no cinema nem deve passar mais já que o lançamento em DVD e blu-ray já foi feito e devem ter para locar na sua locadora mais próxima, ou caso esteja passando em algum Cinecult perto de você também vale a pena ver no cinema. É um filme que mostra mais que um drama particular de um personagem, mostra um rigor que era feito em alguns países, e hoje ainda mantém em alguns. É isso, fico por aqui, encerrando essa semana, mas na sexta já tem mais estréias, então abraços e até lá.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...