Os Penetras

12/01/2012 12:23:00 AM |

Comédias brasileiras costumam pecar por um ponto só: apelar para forçar o riso no espectador. E quando vi o poster de "Os Penetras" já imaginei que ia odiar o filme, mas vi embaixo um pequeno nome chamado Andrucha Waddington e fiquei me perguntando como um cara que faz filmes belíssimos foi inventar de fazer uma comédia forçada? A resposta vem rapidamente quando você encarar o filme nos cinemas, o que vemos não tem nada de forçado, tudo é cômico com naturalidade, as expressões dos atores saem como se eles realmente estivessem se divertindo em cena, a história não é nem leve nem pesada demais, tudo é bem produzido. Poderia com toda certeza falar que não é um filme brasileiro, mas é, um filme de um diretor que sabe o que faz.

O filme nos mostra que às vésperas do Réveillon, o apaixonado Beto chega ao Rio de Janeiro à procura de Laura. Desprezado, tenta o suicídio, mas é salvo pelo golpista Marco Polo que, a fim de ganhar um dinheiro fácil, promete ajudá-lo a reconquistar a amada. O que esse malandro não poderia imaginar é que também se apaixonaria por Laura, uma jovem sedutora que usa artifícios para circular pelas altas rodas da sociedade carioca. Em busca de amor, dinheiro e aventura, Marco e Beto vão penetrar nas festas mais quentes da cidade, usando muita esperteza e uma boa dose de loucura.

O interessante do roteiro do Andrucha e equipe é que ele mostra todo o lado malandro do carioca que agradece todo dia por ser uma cidade turística e ter quem poder enganar sempre, e o melhor de tudo é que diferente do que qualquer diretor faria para amenizar a situação, não, Andrucha segue a mesma linha até na última cena. Outro ponto que o filme é acertado é nos ângulos de câmera escolhidos, fugindo muitas vezes do tradicional e fazendo cenas com closes e inversões bem inteligentes. que aliadas às boas gags cômicas do longa fazem ele ser ágil e divertido ao mesmo tempo, sem precisar que façam qualquer abobrinha para que você rache de dar risadas. Em resumo no quesito direção e roteiro perfeição nas mãos da pessoa certa para um filme de comédia, que venha mais dessa mente brilhante.

No quesito atuações, finalmente após 9 longas, o Marcelo Adnet pode falar que foi realmente um ator bem dirigido, seu personagem tem boas facetas, bons momentos e muita diversão para mostrar sem precisar ficar fazendo piadinhas bobas como fez em outros filmes. Porém a grande surpresa do filme é mostrar que Eduardo Sterblitch, um ser alienígena proveniente de um programa ruim da TV brasileira chamado Pânico, consegue ser um ótimo ator de comédias, com toda certeza deveria investir nisso, as cenas em que está presente consegue ser perfeito de expressões e em alguns momentos até chato demais de tão pentelho, mas faz tudo com tanto brilhantismo que sério, passarei a ver ele diferente no programa dominical. Stepan Nercessian faz um personagem interessante e em alguns momentos bem colocado, mas diríamos como sendo um coadjuvante de luxo que faz muito bem quando precisam de sua atuação em cena. As mulheres do longa todas tem participações menores, mas sempre fazem bem o que pedem nos momentos certos, não pesando nem atrapalhando, apenas as cenas iniciais de Mariana Ximenes que poderiam ser menos forçadas no quesito velocidade, mas com o andamento do filme entendemos melhor seu personagem.

A direção de arte teve muito trabalho, pois assim como todos os filmes que Andrucha dirige, temos cenas em diversas locações sempre lotadas de detalhes para incrementar algo na narrativa, e isso não é ruim, muito pelo contrário engrandece o filme de uma maneira que poucos verão. Um ponto bem bacana de observar está nas cenas com muitos figurantes, sempre trajando as vestimentas corretas para a cena, algo que dá um bom trabalho. Mas um ponto da arte que ficou muito bem encabeçado e é uma locação criada, ou seja, que não existe é o "apartamento" de Marco que tem elementos visuais interessantíssimos. A fotografia de Ricardo Della Rosa é sempre algo que temos de ver com primor, é um dos poucos diretores de fotografia brasileiros que não vi errar a mão em nada, sempre tendo câmeras em posições diferenciadas, tons de cores sempre contrastando, é algo muito bacana de se observar mesmo que num filme de comédia.

Enfim, é um filme que recomendo com certeza e espero que faça tão boa bilheteria quanto a outra comedinha ruim nacional que foi lançada esses tempos e deu mais de 1 milhão de pessoas, por isso vá ao cinema, confira e dê muitas risadas, ah e se quiser não saia da sessão ao começar a subir os créditos, pois tem muitas cenas de erros e palhaçadas nas gravações que valem muito a pena ficar na sala e assistir. Muitos irão julgar pelo nome, achando que é cópia brasileira do filme americano "Penetras Bons de Bico", mas ignorem a semelhança dos nomes e veja, pois tirando o nome nem são muito parecidos, então como disse confiram e depois comentem aqui o que acharam. Fico por aqui na única estréia mesmo da semana pelo interior, mas talvez conseguirei ver outros filmes pelas redondezas, daí volto aqui, então abraços e até breve pessoal.

PS: A nota só foi  um pouco tirada devido à algumas propagandas em excesso que deram closes por serem patrocinadores do filme, sei que sem patrocínio não fazemos nada, mas daí a precisar dar close já é forçar um pouquinho demais a barra, que se não fosse isso era um filme pra ficar entre 9 e 10.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...