As Tartarugas Ninja - Caos Mutante (Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem)

8/26/2023 05:30:00 PM |

É sempre interessante ver novas introduções de personagens no mundo do cinema, pois muitos não conhecem e não conseguem imaginar de onde vieram algumas tramas icônicas, e se deu certo com a versão animada do Homem-Aranha, eis que agora surge algo bem inovador e interessante com "As Tartarugas Ninja - Caos Mutante", aonde conhecemos como os personagens viraram grandes lutadores e toda a conexão criativa deles junto de outros personagens mutantes, de tal forma que o filme tem um estilo bem diferente de desenho, e de sacadas, trabalhando uma animação digamos até mais adulta e segura aonde tudo flui bem e diverte na medida, sendo gostoso de ver e brilhante de estilo. Ou seja, é algo ao mesmo tempo novo, com uma ideia mais próxima do público, colocando os personagens com suas vontades e conhecendo melhor o mundo, mas que também bate a nostalgia por ver algo que acompanhou a infância com desenhos e missões bem trabalhadas, de tal maneira que saímos da sessão (após a cena no meio dos créditos bem importante) felizes demais com o resultado, torcendo pela continuação que virá, e preparados para uma nova franquia de heróis.

A sinopse nos conta que depois de anos sendo protegidos do mundo humano, os irmãos tartarugas saem para ganhar os corações dos nova yorkinos e serem aceitos como adolescentes normais através de seus atos heroicos. Sua nova amiga, April O’Neil, vai ajudá-los a derrotar um misterioso sindicado do crime, mas eles logo se veem em maus lençóis quando um exército de mutantes vai atrás deles.

Essa nova versão da história é assinada pelo roteiro de Seth Rogen junto do diretor Jeff Rowen que ficou conhecido pelo brilhante "A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas", e que junto do artista Kyler Spears foram bem criativos para dar novas versões tanto pelo desenho quanto pela formação dos personagens que surgiram em 1984 como quadrinhos e depois em 1987 como desenho animado que explodiu mundo afora e que até hoje ainda saem novas versões, ou seja, tiveram de ser bem corajosos para criar algo tão diferente e que fosse interessante para todas as idades, não apenas algo jogado na tela, e felizmente conseguiram, pois mesmo sendo levemente estranho de técnica, com um visual meio que rabiscado e cheio de intensidade, acabou dando um ar sujo, mas ao mesmo tempo inovador para a história, pois conhecemos mais o ambiente colocado deles, vivenciamos suas ambições, e junto de outros mutantes bem diferentes acabamos entrando no clima que a equipe criativa quis mostrar. Ou seja, é daqueles filmes que tentam reinventar a roda, que parecem não ser nada demais, mas que depois conseguem emocionar e envolver com tudo o que acaba sendo entregue, agradando na medida certa.

Quanto dos personagens e dublagens, na pré-estreia só vieram cópias dubladas, o que deve acontecer também na estreia, mas posso dizer que as vozes escolhidas combinaram bem com todos, e a desenvoltura funcionou com boas piadas envolvendo o mundo completo do cinema, TV e tudo mais, tendo sacadas de tudo quanto estilo que agrada bastante. Claro que o destaque fica para todas as quatro tartarugas, Leonardo, o líder, que foi bem dimensionado na voz de Rodrigo Ribeiro; Rafael, o mais revoltado e nervosinho, que Victor Hugo Fernandes soube impor um bom tom de voz para o estilo; Donatello, o inteligente que Arthur Carneiro brincou com as sacadas; e Michelangelo, o ar cômico, aonde Enzo Dannemann brincou do começo ao fim com todas as ideias do roteiro. Isso sem falar do bom estilo encontrado para Mestre Splinter que Marco Ribeiro conseguiu dar um tom sereno e bem desenvolvido. E até mesmo Any Gabrielly foi bem sagaz com o estilo acelerado de sua April O' Neal, que aqui é bem mais jovem que a personagem que conhecíamos dos outros filmes e acabou sendo bacana ver seu início de carreira. Do lado dos "vilões", é claro Jorge Lucas brincou bastante com o estilo do Supermosca, fazendo ele descolado e cheio de atitude, que foi bem a ideia dos desenhistas. Isso sem falar de muitos outros nomes que trabalharam na gangue mutante e com personalidades meio que bizarras dos vários animais acabaram criando tudo e dando um ar diferente na tela.

Como disse no começo, optaram por um desenho mais rabiscado e diferente do método tradicional que tem aparecido ultimamente, não tendo personagens lisinhos e bonitos na tela, sendo algo mais duro e intenso, que claro puxa tudo para algo mais sujo também, já que os personagens vem do esgoto e estão numa Nova York meio que caótica dominada pelo crime, e assim os traços foram mais rígidos e interessantes, mas sem perder a graciosidade e curiosidade dos personagens pelo mundo dos humanos, mostrando o treinamento deles com vídeos de aulas e lendas das artes marciais, tendo boas referências aos jogos ninjas de cortar alimentos, e até mesmo a construção dos personagens do "mal" foram bem intensas, aonde vemos suas mutações e junções, que ao final o supermonstro ficou ainda mais bizarro com tudo o que se juntou (aliás até estranho, já que o bicho cai no mar e surge com coisas de cavalo????). Ou seja, a equipe de arte foi muito criativa e soube brincar bastante na tela com cores fortes, escuras e bem trabalhadas, que deram uma paleta diferente e ousada de ver.

Enfim, é uma animação bem interessante, que funcionou bastante do começo ao fim, que foi criativa e que conseguiu trazer esses heróis que fizeram a infância de muitos bem felizes agora para um estilo diferente e ousado, que talvez ganhe muitos outros filmes e caminhos, e claro que deve conquistar novos públicos. Claro que diria que dava para terem incrementado com algo a mais para ficar menos forte visualmente para cativar mais os pequenos, mas como uma obra aonde os pais vão curtir até mais que os filhos, sendo algo vindo claro de Seth Rogen, não dava para esperar algo mais light. E assim sendo, diria que recomendo sim o filme para todos, alguns pais talvez reclamem de alguns elementos, mas não é nada que vá chocar a criançada, então dá para ver de boa com a família toda. E é isso pessoal, o longa estreia na próxima quinta-feira, mas nesse domingo ainda tem mais algumas sessões de pré-estreia, então fica a dica, e eu fico por aqui agora, mas amanhã volto com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...