Amazon Prime Video - Fuga Pela Fronteira (Flukten Over Grensen) (The Crossing)

8/10/2021 01:24:00 AM |

É interessante observar a quantidade de filmes envolvendo a Segunda Guerra Mundial que entram em cartaz, pois é um tema que não é fácil abordar, e geralmente ficam muito parecidos entre eles, e pode até parecer perseguição, mas já é o segundo que vejo em menos de um mês que trabalha o envolvimento sob o olhar de crianças, e não que isso seja ruim, mas o pessoal precisa voltar a ser mais criativo, ou então daqui a pouco vamos montar uma filmografia completa só com esse estilo. Dito isso, posso certamente falar que a versão norueguesa mostrada no longa que entrou em cartaz na Amazon Prime Video, "Fuga Pela Fronteira",  é bem bonito, tem toda uma síntese bem forte, e tem alguns diálogos tão imponentes que chega a dar até um soco na nossa ideia sobre o tema, pois conseguiram mostrar fatos e situações que realmente ocorreram, de crianças julgando outras crianças, de soldados tendo que fazer coisas que não queriam só por ser a lei, e por aí vai, ao ponto que tudo aqui é bem marcado e forte, porém como tem essa essência mais infantil o resultado dá uma aliviada em alguns momentos, o que é bom dessa vez, pois o tema se fosse implosivo como foi preparado certamente seria daqueles longas bem traumáticos. Ou seja, é um filme muita expressividade que funciona bem dentro da realidade mostrada, mas que certamente você já viu algum bem parecido com ele, o que não o deixa ruim, muito pelo contrário, pois aqui foram mais certeiros nas situações.

O longa nos situa no Natal de 1942, quando os pais de Gerda e Otto são detidos por participação no movimento de resistência norueguês durante a Segunda Guerra. Após a prisão, os irmãos descobrem duas crianças judias escondidas em sua casa. Cabe agora a Gerda e Otto terminar o que seus pais começaram: ajudar Sarah e Daniel a fugir dos nazistas, cruzar a fronteira para a Suécia e reencontrar seus pais.

A diretora Johanne Helgeland foi bem direta ao trabalhar o bom roteiro que lhe foi entregue, pois as cenas são dinâmicas, os momentos funcionam bem dentro do proposto, e assim acabamos vendo algo aonde as crianças dominam como crianças, pensando como crianças, que claro podem até ir além em algumas situações como quando o jovem Otto não tem bem a noção do que é bom ou ruim e acaba atacando os jovens judeus com suas frases, mas sempre leva a pedrada maior da irmã menorzinha com ideias contundentes tão bem encaixadas que emocionam. Ou seja, ela foi bem intensa nos atos, soube trabalhar bem toda a jornada dos jovens, e principalmente criou em seu filme uma dinâmica coesa para que o filme "curto" de 96 minutos expressasse uma sintonia bem encaixada com o estilo, e assim vemos algo enxuto de personagens, de cenas, de locações, mas tudo soa bem representativo e agradável de ser conferido, funcionando dentro da trama e emocionando na medida certa, mostrando que embora seja seu primeiro filme, a experiência de muitos episódios de séries foi acertada para que o estilo do longa não ficasse cansativo.

Sobre as atuações, a grande sacada foi deixar os adultos meio que de lado e trabalhar só com os pequenos, pois eles tiveram nuances bem colocadas entre eles e não precisaram ser quebrados por personagens experientes, ao ponto que tudo flui bem nas suas cenas entre eles, e nos momentos com os guardas ou com a senhora pareceram mais travados, embora as expressões de dúvida caíram bem nesses atos, além de que todos fizeram suas estreias, e assim o resultado de uma junção de inexperientes é melhor do que ter alguém mais solto no meio. Dito isso, nem parece que é o longa de estreia de Anna Sofie Skarholt, pois a jovem se soltou de tamanha forma com sua Gerda, entregando carisma, desenvoltura e principalmente estilo nos diálogos, parecendo ser uma atriz bem experiente, e isso mostra também o compromisso dela com a diretora, sendo uma grata surpresa na tela. Da mesma forma o jovem Bo Lindquist-Ellingsen trabalhou seu Otto mais contido, com olhares desconfiados de tudo, e até tendo sua própria ideologia na cabeça, agradando bastante nas atitudes e saindo bem nos atos que precisou ir um pouco além. O jovem Samson Steine trabalhou um Daniel exageradamente retraído, ao ponto que até entendemos de estar como um fugitivo desesperado para se salvar e também cuidar da irmãzinha, porém poderiam ter deixado ele menos assustado em alguns atos, pois daria um pouco mais de explosão, mas suas cenas finais são bem lindas de ver. A garotinha Bianca Ghilardi-Hellsten trabalhou bem com suas expressões, mas pareceu faltar um pouco de atitude em alguns momentos, mas seus olhares de afeição para todos foi bem marcante ao menos. O jovem Henrik Siger Woldene foi pouco usado com seu Per, mas trabalhou bem suas dinâmicas, deu algumas boas nuances de uma pessoa mais velha entre eles, e não foi mais além por o filme focar nos pequenos, mas foi bem no que fez. Quanto dos adultos, o destaque é claro para Luke Neite com seu soldado Herman, pela desenvoltura de contraponto de alguém de dentro dos nazistas, mostrando que nem todos os soldados que estavam ali queriam sair matando judeus por matar, e os olhares e atitudes do jovem foram bem marcantes.

Visualmente o longa é bem bonito com muitas cenas em meio a um inverno rigoroso no meio das montanhas norueguesas, temos também um bom uso de objetos como mapas, pães para alimentação dos pequenos, um belo passeio de trem e até a casa dos protagonistas com um porão com passagens ocultas, além claro de uma boa cena no verão depois, muitas cenas de arquivos e todo um figurino bem marcante, isso nos momentos realistas, mas ainda tivemos os atos cênicos da mente da garotinha com sua representação dos três mosqueteiros muito bem trabalhada em nuances e elementos, agradando bastante.

Enfim, é um filme bem carismático, com muito envolvimento, e que vemos agora como foi a guerra vista no lado norueguês, ou seja, já analisamos quase toda a Europa nos olhares da Segunda Guerra Mundial, e que mais uma vez usando o ar infantil conseguiu soar simples e gostoso de ver, valendo a indicação para todos. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

PS: Só achei trailer dublado ou trailer em norueguês pessoal... nenhum com legendas, inclusive na distribuidora do longa, mas o filme na Amazon pode ser conferido no original.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...