Coldplay - A Head Full Of Dreams

11/15/2018 12:34:00 PM |

Falar de documentário de bandas é algo que nem dá para formar um texto muito alongado, ainda principalmente quando é apenas uma única apresentação mundial nos cinemas e quem foi viu, quem não foi terá de se esforçar muito para conseguir ver algum dia em alguma outra mídia. Dito isso, hoje venho falar ao menos um pouco sobre como foi a experiência de conferir "Coldplay - A Head Full Of Dreams", que provavelmente até deva ser lançado junto com algum material promocional da banda em breve, afinal os fãs sempre querem ter tudo dos ídolos em suas coleções, e não seria diferente com esse material incrível que foi feito para sumir após passar nos cinemas mundiais hoje dia 14 de novembro. Aí você deve me perguntar, mas o que esse tem de diferente dos demais para ser incrível, principalmente se eu não for um fã da banda? E a resposta é bem clássica, por terem material dos 20 anos da banda filmados pela mesma pessoa, ou seja, uma perspectiva única de um amigo que viu seus amigos formarem uma banda lá em 1998, com proposta sim de se tornar grande, mas que não imaginavam virar imensa, e como o próprio diretor do longa Mat Whitecross diz ao final do longa, geralmente essas bandas que se tornam gigantescas acabam trocando de equipe, vão arrumando brigas e tirando todos de seu caminho, e com o Coldplay foram apenas incorporando mais membros ao staff, e praticamente uma família imensa (que sim tem brigas, mas acabam se entendendo) vem acompanhando cada novo obstáculo superado e as realizações ocorridas, que tiveram um grande ganho visual com toda a tecnologia sendo também melhorada. Ou seja, Mat conseguiu pegar momentos casuais, pequenos shows, brainstormings de músicas, shows e turnês, e com o mesmo olhar foi traçando tudo até ter esse imenso material, que junto com imagens dos novos shows da turnê que dá nome ao longa, foi montado e incrivelmente acaba agradando tanto quem é fã de carteirinha da banda, quanto quem apenas curte os sucessos dos singles lançados de cada álbum.

A sinopse do documentário nos mostra que de um conjunto de amigos com origens humildes até um grande fenômeno que hoje lota estádios ao redor do mundo inteiro, os integrantes da banda Coldplay partilham suas histórias e reflexões mais profundas que surgiram durante estes 20 anos de estrada. Reunindo filmagens raras dos primeiros ensaios e versões inéditas de algumas de suas músicas mais famosas, eles analisam e refazem a trajetória e a ascensão do grupo a partir de outra perspectiva.

Diria que mais do que eternizar o trabalho da banda, o hoje diretor Mat Whitecross na época almejou documentar a vida dos amigos e como eles iriam conseguir seus objetivos em busca de montar a banda, conseguir shows e mostrar suas ideias, mas certamente após os primeiros shows ele já viu algo num futuro distante, e agora até "assustou" os integrantes da banda ao mostrar o material antigo para eles se verem como jovens sonhadores, e mais do que isso, o resultado do compilado de imagens funcionou bem por ser a ótica de uma única pessoa, e não diversos materiais espalhados que outros fizeram, entregando algo que hoje inexiste, de alguém (tirando Richard Linklater que já entregou um longa filmado 18 anos seguidos) que filme a vida de uma pessoa, ou no caso várias sempre pelo mesmo olhar. Ou seja, temos um filme muito gostoso de ver, aonde a montagem foi precisa na mistura de canções icônicas com imagens, e tirando a loucura de vir com uma parte de quase 10 minutos ou até mais após todos os créditos, aonde muitos já tinham até saído da sala, o resultado acaba sendo incrível.

Apenas um detalhe casual, que costumo pontuar em documentários sobre pessoas, foi a falta de entregar um pouco mais da vida dos músicos fora da banda também, algumas entrevistas de outros elementos sem ser os músicos e seus empresários, para conhecermos mais realmente se a vida deles é uma maravilha mesmo, o que daria um tom um pouco mais imparcial do que uma grande homenagem bem feita, mas não estraga o resultado a forma que foi feita.

Como é um documentário musical, felizmente a trilha sonora completa foi disponibilizada, e olha que essa é daquelas para salvarmos e ficarmos ouvindo muito, pois só tem música boa, então para que todos possam ouvir, aqui vai o link.

Enfim, espero que saia em outras mídias para que muitos que não puderam conferir hoje vejam o longa e conheçam um pouco mais de como foi a carreira da banda, pois temos cenas bem hilárias com situações malucas, aonde vamos vendo que uma reunião de amigos de faculdade pode sim virar uma grande banda, e sendo assim recomendo a trama mesmo com a ressalva que fiz acima. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...