Sorria Você Está Sendo Filmado - O Filme

5/22/2015 09:28:00 PM |

Fazer cinema é algo caro, isso é um fato que não temos como questionar, mas daí vir a querer fazer um estilo de peça cenográfica com 1 cenário, 1 câmera parada durante todo o filme é diversos atores-produtores que saem fazendo qualquer miquice para tentar criar uma história é apelar para não chegar a nada. E dito isso, minha única vontade é encerrar meu texto de "Sorria, Você Está Sendo Filmado" aqui mesmo falando que o longa é algo que nem que a pessoa tivesse matado um familiar meu eu recomendaria para ela assistir essa tortura de quase 80 minutos, mas vou fazer um esforço e pontuar alguns pontos críticos de tudo para enumerar a falta de problemas, de texto, de história, de tudo.

O filme nos apresenta o roteirista Mathias que trabalha na Globo e vive um inferno pessoal. Num momento de desespero ele se suicida, em frente à webcam do computador. Ao poucos o aparamento dele é tomado por várias pessoas como o porteiro Geneton, a faxineira Neide e o síndico Valdir e sua mulher, Vera. Quando percebem que estão sendo gravadas pela mesma câmera do computador passam a se preocupar com as suas atitudes no lugar e agindo sem naturalidade.

O diretor Daniel Filho não é um qualquer que costumam rasgar dinheiro, mas ainda estou confuso com o que ele queria atingir ao fazer um texto ruim com interpretações caricatas, e principalmente a total falta de direção mesmo que a trama acaba desenvolvendo, de modo que os atores foram soltos praticamente para fazer o que desejar em cena contando apenas com sua base de perfil, mas sem um rumo que fizesse uma história acontecer, e assim senso o resultado é uma lambança tão grande que o público que estava na sala aguardou até o último crédito para ver se não aparecia o Sérgio Malandro para falar que foi uma pegadinha ou algo do tipo, pois como não teve uma equipe tão grande para fazer essa caca toda, os créditos foram rápidos e a decepção de sair da sala foi iminente na cara de todos.

Das atuações talvez dê para aproveitar alguns momentos de desespero de Lázaro Ramos como um porteiro invejoso que quer aparecer e mostrar serviço, sua esposa a faxineira interpretada por Roberta Rodrigues, e Suzana Vieira como um atriz de papéis ruins que só faz figuração nas novelas mesmo sendo importante, mas o restante beira o ridículo ao tentar fazer seus papéis fracos e sem rumo, destaque nesse caso para os dois minutos da médica Debora Secco.

Visualmente como o diretor quis um longa sem custos, a utilização de um único cenário, mas com a câmera bem posicionada de modo a pegar a maior quantidade de elementos do apartamento do morto, menos o morto, afinal ninguém merece passar um longa inteiro deitado no chão e embora pareça ter sido filmado em plano sequência temos pontos de corte que deve ter demorado ao menos 1 dia para filmar tudo. Mas com um apartamento bem decorado, e com mais coisas entrando em cena, ao menos no conceito visual o filme funcionou aliado a um bom trabalho de construção, e a ideia toda foi passada. Quanto do trabalho da fotografia, podemos dizer que não foi algo que tenha sido feito, pois a câmera não saiu do lugar, a iluminação também não foi afetada, somente algumas aberturas e fechamentos de janela, que devem ter sido utilizadas para trabalhar as mudanças de horários de gravação, portanto não dá para falar que foi um trabalho brilhante nem que tenha sido feito realmente.

Enfim, é um longa que não dá para recomendar para ninguém de forma alguma, lembrando um pouco o antigo "Sai de baixo", com personagens aparecendo, se apresentando, fazendo alguma coisa inútil, porém sem graça alguma, e em um longa classificado como comédia, isso é o maior crime. Fico por aqui agora, mas hoje ainda confiro outro longa que não veio para o interior na estreia, mas agora com o Festival Melhores Filmes poderemos conferir. Então abraços e até breve.

PS: a nota vai pela cenografia e só, pois do restante valeria nem dizer nada, e mesmo Daniel Filho sendo um dos melhores diretores de comédia do Brasil, dessa vez ele sem dinheiro resolveu bagunçar com um estilo diferenciado, que é até muito interessante, o lance de 1 câmera só parada, parecendo plano sequência, mas acabou dando tudo errado.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...