Capitão América 2 - O Soldado Invernal em 3D

4/12/2014 03:34:00 PM |

Se alguém tinha alguma dúvida da fase 2 da Marvel nos cinemas, pode rasgar a qualquer insegurança e ir preparado para os melhores filmes que já fizeram, já tivemos "Thor 2" batendo e muito o primeiro filme e agora com "Capitão América 2 - O Soldado Invernal" fizeram algo que saiu muito além de qualquer expectativa que pudéssemos criar, tendo um filme divertidíssimo com ótimas sacadas no roteiro e porquê não dizer na legendagem (colocando inclusive ENEM e Xuxa no meio do caminho), utilizando de tudo que já nos foi apresentado em outros filmes e segundo alguns mantendo-se fiel a muita coisa dos quadrinhos, mas principalmente não deixando que o filme fosse apenas uma aventura lotada de ação perdida nos cinemas, mas tendo tudo que pudesse envolver até mesmo quem não for fã de muita ação nos dando motivos para as guerras e tudo mais. Ou seja, um filme sensacional que vale ser conferido e reconferido diversas vezes, de preferência nas melhores salas que puder assistir.

O filme nos mostra que após os cataclísmicos eventos em Nova York com "Os Vingadores", "Capitão América 2: O Soldado Invernal" encontra Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vivendo tranquilamente em Washington, DC e tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado: o Soldado Invernal.

O roteiro é tão bem montado pelos roteiristas que fizeram todos os filmes "Crônicas de Nárnia", que qualquer palavra que seja dita em uma crítica acaba virando um spoiler do filme, e como sou totalmente contra a estragar a sessão alheia, irei me conter ao falar sobre o que vivenciei hoje, aliás essa é a melhor palavra para definir o que fazer ao ir assistir o longa, pois não foi feito apenas como uma diversão, mas sim com todo um pano político, o longa quase nos faz voltar aos anos 60 onde o primeiro filme do Capitão se passou e junto disso colocar uma trama impressionante e envolvente em cima, com isso o filme avança facilmente com um roteiro bem livre e gostoso de acompanhar, mantendo tensão quando precisa de tensão, fazendo rir quando deve fazer rir, e colocando todos para correr nas cenas de correria e muita ação. O fomento às guerras aparece muito bem colocado na trama, e agora ficará difícil para as indústrias Stark nos próximos filmes, mas isso não vem ao caso no momento, o que vale é a forte crítica que o longa conseguiu impor sem que ficasse algo chato de ver. Então com um roteiro brilhante desse nas mãos, os irmãos Joe e Anthony Russo só precisaram arregaçar as mangas e fazer tudo ficar na medida com excelentes ângulos para a trama funcionar perfeitamente junto de toda tecnologia empregada, que o sucesso com toda certeza será iminente e com certeza fará com que todos gostem do que assistirão.

As atuações estão perfeitas e se duvidar até os figurantes saíram bem no filme. Chris Evans achou o tom correto para o personagem do Capitão, pois se no primeiro filme parecia um pouco perdido, e nos Vingadores ele já fez algo bem feito, agora ele entrou de corpo e alma no herói e faz de tudo para que aconteça o melhor no filme, suas expressões estão incríveis tanto no quesito dor frente às porradas que leva, afinal só porque é um herói não pode sentir dor, quanto as piadas que se encaixam com a história, e assim como tivemos diversas nos Vingadores aqui ficaram melhores ainda. Scarlett Johansson é a mulher perfeita para heroína e luta como ninguém na trama, está com tudo em cima, pra não falar outras palavras, e consegue colocar seus diálogos num ritmo sempre encaixado que mesmo na correria acaba agradando demais na forma que é imposta pela sua expressão facial corretíssima em cada momento. Samuel L. Jackson é definitivamente o Nick Fury nosso e se alguém sonhar em substituir ele algum dia literalmente teremos de fazer uma guerra, ele tem toda a sintonia que o personagem pede, impõe sua voz para que tudo seja mais forte e dessa vez até parte pra briga de uma forma impressionantemente divertida, e com isso agradando muito mais do que imaginaria de um semi-protagonista. Anthony Mackie vem acrescentar a trama vivacidade e comicidade com o seu personagem, pois seu ar alegre de interpretar é contagiante, e o personagem passa a ter uma boa participação no filme colocando seu texto sempre na medida. Sebastian Stan agora podemos falar que foi fraquíssimo no primeiro filme, mas agora com toda a força que lhe deram ficou incrível e demonstrou personalidade nos trejeitos impostos ao personagem, fazendo dele alguém que possa ser lembrado por muito tempo e quem sabe aparecer num próximo filme. Robert Redford sempre faz personagens interessantes, e ao aparecer na trama já fiquei de olho no que poderia ocorrer com ele, e surpreendeu com boa interpretação nos seus momentos, colocando seu texto de encontro com tudo que poderia ser mostrado. Bom falei de todos que realmente importava destacar, mas como todo filme da Marvel precisa aparecer seu grande criador, a cena em que Stan Lee aparece é genial e muito bem encaixada para todos rirem e ficarem feliz do nosso bom velhinho estar na ativa.

O visual da trama é todo bem contextualizado e agrada com elementos cênicos aparecendo de todos os lugares para encaixar com o que é mostrado. Os efeitos computadorizados não ficaram em momento algum falsos e se não soubéssemos a dificuldade que seria pra criar tudo que parece real até acreditaríamos terem feito todas as naves e coisas que foram explodidas no longa, ou seja, realidade total na direção de arte que soube encontrar como fazer um bom filme de heróis. Todas explosões estão condizentes e caíram muito bem na ação proposta do longa, não ficando exageradas como costumam ser filmes do gênero. A fotografia usou muitos tons escuros para dar um ar mais forte à trama e cores vivas para ressaltar a tecnologia em diversos momentos, dando perfeição aos movimentos para que encaixassem com as partes computadorizadas e não ficassem falsos também. E quanto ao 3D temos muita profundidade e elementos sendo jogados sempre ao fundo sem esmaecer nada, ou seja, vale a pena conferir com a tecnologia, principalmente nas cenas de ação, já que no 2D talvez acabe ficando simples demais de ver, claro que quem gosta de muita coisa pra fora da tela talvez sinta uma certa decepção, mas no geral agrada bastante o uso consciente do 3D.

Enfim, um filme excelente que vale muito a pena ser conferido, e dessa vez terei de concordar com alguns amigos críticos que disseram que a Marvel vai ter de se superar para conseguir fazer um filme melhor depois do que apresentou hoje. Recomendo para todos sem exceção, inclusive para quem não é tão fã de filme artístico e prefere longas com mais história, pois dessa vez capricharam nesse quesito. Quanto do filme é isso que tenho pra falar e recomendar, mas ainda preciso agradecer mais uma vez à equipe do Cinépolis e do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto por organizarem mais um evento preciso que lotou as salas do cinema logo pela manhã do Sábado e por estarem escolhendo tão bem os filmes para colocar nessas sessões especiais, e sempre que precisarem estamos à disposição para ajudar com o que precisar. Fico por aqui agora, mas ainda hoje irei postar sobre o único filme do Festival Varilux que conseguiu passar hoje diferente dos demais, então abraços e até daqui a pouco.


2 comentários:

EderGustavo disse...

Filmaço! Muito bom...Duro que o 3 agora vai demorar!! rs

Fernando Coelho disse...

Verdade Gustavão!! Mas terão outros heróis no meio do caminho, vamos ver se conseguem dar conta do recado!! Abraços!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...