Uma Juíza Sem Juízo

4/14/2014 11:57:00 PM |

A comédia do absurdo francesa pede licença para entrar na sua programação de cinema, pois se você quer rir muito vendo algo completamente maluco deve correr para garantir ingresso no último dia de exibição de "Uma Juíza sem Juízo" que garante gargalhadas bem altas por sinal do público presente durante toda a exibição e a cada cena ficamos mais convencidos da insanidade do diretor para fazer as cenas do crime, utilizando de sátiras a diversos filmes de terror da atualidade, mas com uma pitada cômica incrível para tudo.

O filme nos mostra que Ariane Felder está grávida! É ainda mais surpreendente por ser uma jovem juíza de hábitos rígidos e solteira convicta. Mas o pior, é que o pai da criança é nada menos que Bob, um criminoso perseguido por uma terrível agressão! Ariane, que não se lembra de nada, tenta então entender o que pode ter acontecido e o que a aguarda...

O diretor e protagonista Albert Dupontel consegue ser chamado de maluco no longa diversas vezes e com toda certeza merece o título, afinal levou o Cesar de melhor roteiro pela comédia mais insana que a França fez nos últimos anos que nos diverte demais, tudo é bem encaixado para que o absurdo e mais improvável ocorra a cada momento no filme, e a desenvoltura da trama vai sendo trabalhada a cada momento para que o público se divirta sem pensar em nada com diálogos na medida e bem leves de interpretar. Falar muito sobre a história pode atrapalhar a diversão, então é melhor deixar claro apenas o que é a comédia de absurdo para aqueles que não a conhecem bem, pois os filmes começam com uma história aparentemente comum e no deslanchar da história acontecem coisas grotescas que fogem da realidade tradicional, então a cena do crime é desenvolvida com imagens que podem até chocar, mas são feitas de forma tão divertida que a reação do público é só uma rir de tudo que é mostrado, e assim se desenvolve esse estilo de vertente cinematográfica.

A atuação de Sandrine Kiberlain também rendeu o prêmio Cesar de melhor atriz para sua irreverência séria desenvolvida em tudo que está ocorrendo derrubando seu chão firme que sempre defendeu, e como é tudo tão anormal para ela acabamos rindo demais de tudo que tenta fazer por não acreditar no que está acontecendo, ou seja, o que poderia ser um personagem chatíssimo acaba tendo uma comicidade impressionante que até poderia ser adaptada para uma peça que ficaria talvez até melhor. Analisando o diretor, agora como ator, Albert Dupontel é irreverente em tudo que faz, nos divertindo com seus pensamentos e diálogos bem interpretados, ou seja, ganhou a indicação mas só perdeu para Guillaume Galliene porque o rapaz fez mais que um papel, pois além de tudo que fez bem juntamente da conexão que faz com a protagonista é impressionante o trabalho dele mesmo estando dos dois lados da câmera. Vale ainda destacar as atuações de Nicolas Marié pela sua gagueira e maluquice tentando defender o réu, e as pancadas sofridas pelo pobre Philippe Uchan em todas as cenas que aparece.

A direção de arte mostra seu serviço desde a primeira cena já com uma festa de ano novo muito maluca, lotada de figurantes bem vestidos e que mesmo contendo diversos elementos cênicos nessa cena apenas uma bebida é importante para a história, porém nas demais cenas tudo que aparece na tela é usado e tem seu valor para a trama, passando desde muitos papéis usuais do judiciário, até mesmo canetas marca-texto e vídeos de prova, além claro da cena-máxima do crime, onde todas as formas possíveis de assassinato são colocadas sendo bem ilustradas com tudo que se possa imaginar, ou seja, perfeita. A fotografia usou de muitas cenas em nuances de luz para tentar manter o clima mais sério nelas, mas no geral tudo é bem iluminado para manter a comicidade.

Enfim, um filme brilhante que faz o que toda comédia deve fazer com muito mérito, tirar a risada do espectador e porque não gargalhar muito durante toda sua execução. Recomendo demais o filme, que ainda continuará sendo exibido no Festival Varilux, e teoricamente estreia no Brasil na próxima quinta em algumas cidades. Muitos estão reclamando de não estar colocando o link para os horários do Festival, porém com todos os problemas que tivemos por aqui, ainda estão montando os horários de acordo com o que funciona no dia aqui em Ribeirão Preto, mas para quem quiser ver de outras cidades, o link é esse: http://www.variluxcinefrances.com . Fico por aqui agora, mas ainda irei subir a crítica da outra comédia que assisti nessa terça, então abraços e até daqui a pouco pessoal.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...