Meteora

11/24/2013 12:19:00 AM |

Houve uma época que filmes que confrontavam o pecado frente à religião era uma moda, e tínhamos quase um por mês pelo menos, mas deram uma boa parada ao ver que o público já não aguentava mais a mesmice de sempre, até virem com algo bem chocante e parar. Pois bem, hoje vi que na Grécia aparentemente continuam com essa febre ao aparecer por aqui "Meteora", que tenta através de simbolismos e de momentos misturados com uma animação 2D bem bacana e um casal bem monótono mostrar que o sexo é um pecado que pode acabar com a humanidade, pelo menos através de pensamentos entre monges, mas ao adquirirem o prazer conseguem ilustrar que não era bem isso.

O filme nos mostra que nas planícies aquecidas da Grécia central, monastérios ortodoxos elevam-se acima de pilares de arenito, suspensos entre o céu e a terra. O jovem monge Theodoros e a freira Urania dedicaram suas vidas aos estritos rituais e costumes de sua comunidade. Um afeto que cresce entre eles coloca suas vidas monásticas em risco. Divididos entre a devoção espiritual e o desejo humano, eles devem decidir que caminho devem seguir.

O roteiro poderia ter sido mais trabalhado para que não ficasse somente preso à querer mostrar a rotina da cultura dos protagonistas, pois embora saibamos que em monastérios as pessoas somente rezam e possuem raros contatos com as pessoas de fora, isso começa a ficar tão vagaroso durante a exibição que o espectador começa a pensar pra onde será que o filme nos levará, e conforme vai misturando a rotina dos protagonistas com animações de suas mentes, começam a nos dar parâmetros do que imaginar, e vamos vendo o que o diretor quis passar sobre o pecado. Talvez se fosse feito apenas em desenhos, pois estão muito bem feitos e são interessantes de observar ao contrário dos personagens de carne e osso, poderia ser usado para disseminar em igrejas que o pecado as vezes tem salvação, as vezes não, mas precisaria também impor um ritmo melhor senão qualquer um que visse dormiria na sala. Porém o diretor Spiros Stathoulopoulos optou pela vertente mais difícil que é tentar alcançar carisma com os personagens para que o público talvez sentisse dó deles e gostasse mais do que veria, mas não foi feliz com o que fez.

Os protagonistas Tamila Koulieva-Karantinaki e Theo Alexander até conseguem ter boas expressões nos seus momentos mais íntimos, mas falta cadência para que saiam do seu papel que devem ter sido bem treinados para incorporar os rituais, e com isso fica realmente estranho ver o que querem passar nos seus sentimentos. Os demais aparecem somente para incorporar cena, e as vezes soltar um ou outro murmúrio, então nem convém falar de atuação.

O visual escolhido é muito bonito e com toda certeza devem ser monastérios reais, pois criar tudo aquilo seria de uma dificuldade imensa, e com isso, toda simbologia dos elementos cênicos usados para retratar a cultura é de uma beleza ímpar, mas somente um picnic ao ar livre não seria motivo para cativar toda a sensualidade dos dois, então precisaria de mais elementos para forçar o espectador a acreditar no romance. A fotografia trabalhou bem para colocar enquadrado o cenário escolhido e usar o máximo de luz natural para dar ambientalização, e nas cenas internas usou e abusou de iluminação de velas, dando um ar bem religioso e interessante.

Enfim, demorou mas apareceu o primeiro filme chato da Itinerância da 37ª Mostra Internacional de São Paulo, afinal filmes de mostra por colocar um pouco de tudo, acaba pegando algumas coisas estranhas, e já estava estranhando chegar ao final de diversos filmes e sempre falar que todos eram ótimos. Não recomendo esse para ninguém que espere ver um filme com nuances técnicas, somente para quem quiser estudar um pouco sobre a cultura dos monastérios e o pecado sendo implantado. Fico por aqui hoje, mas essa semana ainda teremos vários outros filmes para assistir e compartilhar aqui com vocês, então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...