A Fuga do Planeta Terra em 3D

6/01/2013 01:04:00 AM |

Tem dias que eu fico pensando o motivo de as pequenas distribuidoras não fazerem tanto sucesso, afinal acabam pegando até bons filmes para distribuir, mas sempre costumam ter poucos espectadores e a conclusão que chego é que elas têm o mesmo problema que bons filmes brasileiros: a falta de uma divulgação massiva. Pois fui hoje conferir "A Fuga do Planeta Terra" sem nem ter visto um trailer se quer, apenas vi na programação e fui porque vejo tudo, senão seria mais um desenho bem bacana que acabaria passando e iria ficar sabendo dele daqui alguns anos quando passasse na TV. E embora seja razoavelmente infantil, o longa trás situações bem divertidas, com personagens carismáticos e bem modelados, de forma a ser bem empregado o 3D durante toda a exibição. Poderia ser um pouco menos exagerado na questão infantil, mas cumpre bem o papel de colocar um filme tanto para os pequeninos quanto para os pais que forem levar as crianças ao cinema, e é outro que me deixou curioso para ver a versão legendada, visto o alto time de estrelas americanas que fazem parte do elenco.

A animação nos mostra que Scorch Supernova é um herói interplanetário bastante conhecido, já que seus feitos costumam ser televisionados para todo o planeta Babum. Isto faz com que ele se torne uma lenda para as crianças, graças também à ajuda de Gary, o diretor da Missão BASA Control e seu irmão. Namorando a bela repórter Gabby Tagarela e tendo o sobrinho Kip como fã número um, Scorch tem sua vida alterada ao ser enviado em uma missão no planeta proibido, também conhecido como Terra. O problema é que nenhum astronauta retornou de lá e, por causa disto, Gary não quer que o irmão embarque nesta aventura. Scorch nem se importa com os alertas e viaja assim mesmo, não sem antes desfazer a parceria com Gary. Porém, quando Scorch é capturado pelos terráqueos em meio a uma transmissão ao vivo pela TV, Gary não vê outra alternativa a não ser também viajar à Terra para salvá-lo.

A história em si é bem simples e conta com todos os possíveis clichés de histórias alienígenas, mas é feito de uma forma tão bem explicadinha para as crianças que acaba ficando até bem bonitinha, além claro de algumas piadas e colocações mais adultas colocadas para que os pais que forem levar os filhos não fiquem apenas vendo um desenho no estilo que elas colocam para repetir mil vezes em casa, dentre essas piadas destaque claro para as invenções feitas pelos ETs. O diretor estreia na direção de longas de animação com esse filme, mas possui uma vasta carreira trabalhando na arte de outras boas animações e esse primor artístico é notório com a quantidade de cores que usa, colocando personagens bem característicos de forma que você sabe exatamente qual é qual, além de associar bem trejeitos e modos de cada um dos bonecos, facilitando demais para qualquer criança de bem pouca idade. E olhando as carinhas da garotada que estava na sessão era facilmente visto o brilho que o longa trouxe pra elas.

O engraçado dos personagens é que como o longa foi feito totalmente voltado para os pequenos, as morais da família, amizade e colaboratividade estão presentes em quase todos os momentos, além de colocar em suma a grande briga entre inteligência e força. Então o que se vê é sempre os protagonistas variando entre todas essas casas na tentativa de passar lições para a garotada. Além disso, todos sempre são, mesmo que alguns mais feios e monstruosos, alegres e divertidos, de tal forma que até mesmo os vilões acabam fazendo besteiras para que ríamos mais deles do que ficássemos bravos com suas maldades. Todos também são bem carismáticos, mas não me afeiçoei mais com nenhum deles, talvez por serem bem homogêneos na concepção e divisão de tela entre todos.

O conceito visual criado para o filme é muito bacana e envolve de tudo um pouco desde arquivos de imagens em preto e branco, passando pela modelagem 3D tradicional e até mesmo o uso de uma animação 2D simples num vídeo sensacional que ensina os alienígenas como devem conviver com os humanos, não tem como não rir dele. E esse grande gama de técnicas de animação é interessante para mostrar que os idealizadores mesmo não sendo de grandes estúdios sabem trabalhar bem com o pouco que possuem de forma a dar um resultado excelente gastando pouco. O realce da iluminação sobre os personagens faz com que as cores tenham bem mais vida, deixando o longa mesmo nos momentos mais "tensos", se é que podemos dizer isso das cenas de tirania dos vilões, sempre alegres e coloridos. Os efeitos 3D estão bem presentes tanto na profundidade de campo que amplia bastante os cenários onde os personagens aparecem, além de vários objetos jogados para fora da tela. Não é a melhor animação 3D que já vi, mas pelo menos faz valer o ingresso mais caro que muitos pagarão.

Enfim, é um filme feito para crianças que muitos até poderão achar bem ruim, mas que convence principalmente no quesito visual. Poderia ter sido mais bem trabalhado no roteiro para que os personagens tivessem alguma cadência maior no quesito de porque fazer algumas coisas, mas no geral agrada e deve ser desses que alguma emissora paga vá passar mais vezes até do que as abertas. Fica como recomendação para levar a garotada já que até o meio de Junho não teremos muitas opções para elas. Fico por aqui, mas ainda alguns filmes para falar nessa semana, então abraços e até bem breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...