A Fera

12/28/2011 11:11:00 PM |

Que minha opinião raramente bate com os críticos tradicionais da internet isso já é de praxe, mas quando vi o trailer 1 de "A Fera" não botei confiança no filme, porém ao ver o trailer 2 fiquei entusiasmado e não aguentava mais a espera por ele ser lançado após incessantes alterações de lançamentos. Nesse ínterim, fiz uma coisa que não costumo fazer, vi algumas críticas que acabaram com ele, o que me deixou com um pé atrás para ir ao cinema ver ele. Contudo apenas uma frase que costumo colocar sempre aqui nas minhas opiniões pode definir o meu sentimento pós-filme: "Cada um tem sua opinião e nada vai mudar", pois eu me diverti demais com ele, e gostei muito da modernizada que deram ao conto em que é BASEADO o filme, pois muitos esperavam ver o desenho da Disney no formato humano, esqueçam isso e vejam como uma obra à parte e garanto que irá sair feliz da sessão.

O filme nos mostra Kyle Kingson, um jovem que tem tudo: inteligência, beleza, riqueza e boas oportunidades, mas possui uma personalidade perversa e cruel. Após humilhar uma colega de classe, ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele despreza. Nervoso com a sua nova e horrível aparência, Kyle vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo, algo que ele considera impossível.

Como disse acima, o filme tem embasamento no conto de "A Bela e A Fera", mas é mais aprofundado no livro de Alex Flinn lançado pela Editora Galera Record nesse ano. Embora seja uma história linear, o roteiro do filme agrada mesmo não tendo pontos de inflexão para que nos surpreenda com algo. É interessante e tem seu valor para principalmente aprofundar alter-egos exagerados que conhecemos em algumas pessoas e que devemos valorizar mais o interior que o exterior, mesmo que este não esteja bem exposto.

A direção soube extrair idéias do livro de forma a ficar algo literal e mais sensorial, mexendo com cores e até outros sentidos podem ser vistos no longa, poderia até ser mais enfocado nisso que agradaria até mais, porém a dose colocada está num tamanho condizente. Um ponto que poderia também ter sido mais trabalhado é a direção de atores, que embora consigam mostrar seus papéis, por serem extremamente jovens de carreira, não lhes foi extraído muito para o filme.

Entrando mais a fundo no quesito de atuação, Vanessa Hudgens está sempre com um semblante muito feliz, com sorriso estampado, e pela história de vida do personagem que é mostrada não caberia esse tipo de atuação, principalmente nas cenas antes dela ficar "aprisionada". Alex Pettyfer até consegue passar o tipo arrogante no começo, e manter esse mesmo semblante durante quase todo o filme e seu "adoçamento" está bem verossímil. Embora apareça pouco, Neil Patrick Harris consegue fazer um bom cego e tem boas falas em cena, além de algumas das interpretações mais divertidas em alguns enquadramentos. Os demais passam apenas como coadjuvantes com falas.

A direção de arte até fez bem seu serviço embora seja um pouco pobre de cenografia e locações consegue como falei acima, estimular bem o sensorial com cores diversificadas. O ponto forte do longa está sim na equipe de maquiagem que conseguiu fazer uma desfiguração completa no ator principal que ficou irreconhecível e em momento algum parece ser falsa, muito bom mesmo e se o filme fosse um pouco melhor e mais bem visto talvez valesse até alguma indicação ao pré-Oscar.

As trilhas estão bem usadas, embora exageradamente diversificada, cai bem nos momentos em que entra, ou seja quase todo o filme. O CD da trilha sonora, é algo que vai agradar com uma boa música para ouvir nos melhores momentos.

Enfim, o longa vale o ingresso sim, não vá esperando uma obra de arte nem vá querendo ver como já falei o conto da Disney retratado, que com certeza sairá decepcionado da sala. Indo ver para se divertir com um filme com doses românticas, é certeza absoluta de voltar feliz para casa. É isso, encerro por aqui hoje, mas amanhã tem mais. Abraços.


3 comentários:

Anônimo disse...

eu queria muuito ver esse filme, só que ainda não chegou nos cinemas da minha cidade T.T
sua critica ta muito boa ;) eu fiquei com mais vontade ainda de ver
bjoos

Fernanda Gomes disse...

Idem!!!!
Os cinemas daqui...são uma coisa horrível, estou desde setembro pra ver esse filme, porém enfim chegou...em um cinema só...e com horário horrível, mas mesmo assim irei aguardar, porque fiquei mais empolgada com a sua crítica!! Valeu Fernando!.

Fernando Coelho disse...

Olá pessoal, na verdade o filme demorou para estrear mesmo no Brasil. Foram pulando datas e só agora lançou. Deve chegar logo e vejam sim, acredito que irão gostar. Quanto à horários é o normal mesmo, jogarem filmes desse estilo para horários alternativos então boa sorte Fernanda... Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...