Sucata (RUGGINE)

11/29/2011 01:04:00 AM |

Enfim surge na minha opinião o melhor filme do Festival Italiano, "Sucata"(Ruggine no original) é um longa de tema pesadíssimo sim, mas foi tratado pela diretora Daniele Gaglianone com luvas de seda e ao mesmo tempo que faz você se contorcer na poltrona com os sentimentos de dúvida e medo das crianças de uma década onde brincar era o único afazer das crianças de uma periferia, nos faz pensar num tema tão atual que convivemos que é a pedofilia.

Norte da Itália. Final dos anos Sessenta. A difícil pré-adolescência de uma turma de crianças imigradas do sul da Itália, no desolado bairro de Alveari, na periferia de uma cidade grande. Na terra de ninguém, entre a cidade e o campo, um grande depósito – com um imenso monstro de sucata enferrujada – é o lugar de brincadeiras e aventuras. De repente, surge outro monstro, um "ogro" de carne e osso. Duas meninas são estupradas e assassinadas, e repentinamente tudo muda: os conflitos entre gangues adversárias, explorações, primeiros sentimentos tímidos, e a busca frenética pela identidade dentro do grupo, tudo é excluído pelo perigo, naquele verão medonho que cada um levará na memória como um fardo insustentável. Trinta anos depois, Sandro, Carmine e Cynthia ainda estão marcados pelas recordações daquela experiência inesquecível e traumática que deixou sinais profundos.

Já nas primeiras cenas do longa, meu queixo foi parar no chão com uma fotografia feita a meia luz iluminando duas crianças num lugar abandonado, e os planos escolhidos completamente atípicos nos faz envolver e até em certos momentos estar presentes com os protagonistas, seja na versão criança ou na versão adulta. Não queria nem estar falando dessa forma por se tratar até de um spoiler imenso, pois até mais da metade do filme ainda ficamos na dúvida se são as mesmas crianças os adultos, mas como a própria sinopse já explicita vamos continuar, pois creio que não vá estragar tanto a beleza do filme. E essa capacidade de incluir-nos na trama são pouquíssimos diretores que tem o dom de conseguir. Ainda estou maravilhado com isso.

As atuações beiram a perfeição, e quem já trabalhou com crianças sabe o drama que é, pois todas se divertem em cena e transmitem a sensação necessária a cada cena, de crianças pobres, ingênuas e que tem apenas um ferro-velho como "parque de diversão" para se divertirem e lá é onde surge o "monstro" que mais uma vez mostra ser um real monstro da interpretação que já vimos em "Vincere" que é Filippo Timi, segundo filme que assisto dele e me impressiono como suas facetas conseguem demonstrar tudo que sai de suas palavras.

A direção de arte, soube ajudar o longa colocando elementos cênicos usando a melhor característica do menos é melhor, pois deixando o bairro o mais pobre e descampado tudo consegue girar ao redor das atuações e do enredo, pois se rebuscasse com elementos dos anos sessenta vislumbraríamos mais a cenografia que o filme em si, mas não pense que faltou algo, que tudo está lá, o carro, as roupas e até a forma de condução dos personagens, que aí já se apela para a boa direção.

A trilha amarra o longa de forma a manter o suspense/drama que envolve tudo, e também com dosagens minimalistas não o rebusca e faz o que precisa, que é nos deixar tensos presos à poltrona do cinema.

Enfim, um excelente filme, que recomendo totalmente que todos assistam. A experiência de ver ele poderia até ter sido mais gratificante se o Cinemark não tivesse dado tantas bolas fora em parar o filme 5 vezes, sendo uma de mais de 20 minutos, mas algo maior me fez ficar na sala até o fim e sair feliz por ter visto algo maravilhoso, mesmo que o filme não seja para nos deixar feliz. Encerro aqui nesta madrugada, mas amanhã tem muito mais por aqui nessa maratona que está valendo a pena por alguns filmes e principalmente por alguns outros motivos profissionais.

PS: A nota poderia ser de 10 coelhos, e até posso dar ela assim que assistir o filme em casa, mas como no cinema houve todos essas pausas, o filme acabou tendo a magia maior que é a degustação ser ser interrompida quebrada.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...