Não Se Pode Viver Sem Amor

8/08/2011 12:45:00 AM |

Tem filmes que você sai da sala do cinema pensando: "O que foi que eu assisti?" E justamente nesses filmes que você espera que as outras pessoas que estão na sala saiam falando algo que te dê uma noção do que você viu, todos saem mudos com uma bela cara de interrogação no semblante. Assim foi o que vi na sessão de "Não Se Pode Viver Sem Amor".

O longa mostra a história de Gabriel, e sua mãe Roseli, ao chegarem no Rio de Janeiro para encontrar o pai do menino que os abandonou. Assim, encontram João, um jovem advogado desempregado que busca desesperadamente um meio de melhorar de vida; Pedro, um pesquisador universitário que precisa decidir entre a mulher e a profissão; e Gilda, uma dançarina de boate que deseja ir embora mas está presa ao passado.

Se você ao ler à sinopse acima ficou confuso, imagina eu que assisti isso tudo visualmente! Fora que se eu colocar algum tipo de spoiler aqui todos irão me xingar, então vou preferir omitir algumas coisas estranhas que acontecem na presença do menino durante todo o filme. Até agora estou me perguntando o que foi aquilo? Porque acontece aquilo? Quem é quem?

E quando eu, ou qualquer pessoa sai de uma sala de cinema com tantas dúvidas, inevitavelmente a primeira coisa que vem na cabeça é o filme é uma droga ou eu sou muito burro. E na minha concepção não consigo classificar em nenhuma das duas hipóteses, pois o filme é muito interessante, com uma forma narrativa até legal e também não me considero burro de forma nenhuma.

E porque eu acho o filme interessante? Souberam escolher os atores para cadenciar os personagens e justamente nos deixar nessa dúvida completa. Tenho certeza que se fossem outros 5 personagens principais, sairíamos da sessão com tudo claramente explicado e acabaria com a magia do filme, todos sairiam felizes ou tristes por algum motivo e não ficaria pensando em todas as questões que coloquei nesse texto. Em algum momento saberei explicar tudo perfeitamente do que vi, ou não apenas ficarei na minha mente tentando ligar os pontinhos.

Ponto  positivo pro filme então atores, a trilha bem cadenciada pra todos os momentos. Porém mesmo estando condizente com a história, a arte e a fotografia achei tão fraca que em vários momentos me peguei criticando durante o andar do longa, fora alguns diálogos do tipo que nem no meu primeiro semestre da faculdade, via filmes falando frases tão ruins.

Então você deve estar perguntando se recomendo ou não, e respondo da seguinte forma se quiser ver um longa com frases mal colocadas e que vai lhe deixar pensando em tudo, vá ver, caso contrário fuja pois sairá com cara de interrogação da sessão ou então muito irritado com o que viu. É isso, amanhã tem mais aqui no blog. Obrigado como sempre pelos comentários, abraços.

2 comentários:

Adilson disse...

Uma coisa que me deixa muito confuso, é quando o filme tem muitos personagens, ou personagens parecidos, nossa isso faz uma confusão na minha cabeça, que tenho assistir umas duas vezes para entender. Certa vez assisti um filme tailandês, não me lembro o nome, até que era legal, mas os atores eram todos parecidos, no meio do filme já não sabia quem era quem...

Fernando Coelho disse...

Olá Adilson, esse nem foi tanto o lance de muitos personagens não são 5 bem distintos, mas o problema é que eu não consegui ou eles não conseguiram me passar a visão do problema pessoal de cada um... ou melhor onde o roteiro queria chegar, o nome não é Não Se Pode Viver Sem Amor? Isso foi dito uma única vez e pronto, ficou a incógnita jogada a toa. Pelo menos achei isso. Valeu o comment.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...