Filha do Mal

2/04/2012 01:03:00 AM |

Contando até 10, vamos lá... Esse é o tempo que estou esperando para a crítica especializada cair matando falando mal de um bom filme, simplesmente por não ter dado a chance de verem antes de qualquer mortal em suas sessões exclusivas para a imprensa. Não sou contra a prática, muito pelo contrário, nas que fui gostei muito da experiência, mas usarem isso de pretexto para ficarem nervosinhos e falarem mal de "Filha do Mal", o qual gostei bastante e vale muito ser conferido não vai me convencer. O filme usa o mesmo formato do sucesso "Atividade Paranormal", entre outros que poderia citar de fazer um fake-documentário para retratar possessões demoníacas, e com isso gastar quase nada de orçamento, pois pode abusar de sujeiras e câmeras simples, e ganhar por enquanto 52 vezes seu orçamento, claro pelo boca-a-boca comum nesses estilos de filmes, e na sua abertura nos EUA despontou blockbusters tais como Sherlock Holmes e Missão Impossível.

O filme nos mostra a história de uma mulher que foi convencida de que a mãe matou três pessoas após enlouquecer. Quando descobre que os assassinatos eram parte de um ritual exorcista, ela parte com uma equipe para filmar um documentário.

O mais interessante do filme, além de sua premissa é a forma que o diretor soube usar para prender a atenção do público, pois diferentemente de seus semelhantes do gênero que sempre fazem o público rir nas tensões e ficarem fazendo piadinhas, nesse filme a platéia que estava em alto coro, ficou muda até a última cena no qual se ouviu um sonoro AH! E com isso talvez, porque não, amarrar uma continuação ou apenas deixar um ótimo fechamento para o longa sem precisar deixar explicações explícitas, apenas exigindo que o espectador tenha prestado atenção aos textos ditos no início da projeção e na cena em que Isabella assiste uma aula do curso de exorcismo.

Falando em Isabella, a brasileira radicada nos EUA desde a infância, Fernanda Andrade mostra que tem uma boa percepção para as câmeras em seu primeiro longa, ao se mostrar sempre com uma boa interpretação, claro que por ser um formato documental a câmera ajuda não sendo extremamente necessário altas facetas, mas com o sucesso do filme nos EUA deve arrancar logo mais vários papéis por lá.  Simon Quarterman, que também é um desconhecido nas telas dos cinemas também agrada como um padre exorcista. Todos enfim agradam e vai ficar até chato e repetitivo falar de cada um, pois como é um filme de baixo orçamento é tradicional todos serem desconhecidos das telas.

Falar de fotografia e arte em filmes desse gênero é algo complexo, pois como já é de praxe usam imagens de "câmeras de segurança", , lugares destruídos e bagunçados. E avaliando dessa forma, o longa cumpre o que promete e embora seja bem econômico tem até uma cenografia interessante. A única coisa que ainda não estou convencido é o aparato técnico usado e explicado para se utilizar em exorcismos, misturar a medicina no meio foram um pouquinho longe demais pro meu gosto, tudo está bem explicado no longa nesse quesito, mas achei forçar a barra um pouco demais.

Sem trilhas, o longa se mantém apenas na tensão do silêncio e nos ruídos e gritos que nos pegam de surpresa, alguns apenas pois o filme não fica preso nisso diferentemente dos seus similares. Com isso a trama fica bem envolvente e não se perde em coisas que pudessem tirar a atenção do espectador.

Enfim, é um filme bem bacana, que alguns irão ficar bravos com o fechamento escolhido pelo diretor William Brent Bell, mas na minha opinião gostei bastante da forma escolhida. Muitos vão preferir ver ele em casa, ao sair nas locadoras, mas vejam sim, pois é bem legal e comparado com as mini-produções orçamentárias é algo que souberam aproveitar bem sem ser necessário ficar no mesmo ambiente o filme inteiro. Fico por aqui hoje, mas amanhã tem mais. Abraços.


2 comentários:

Adilson disse...

Ola Fernando, tudo bem?
Assisti o trailer e achei algumas cenas bem impressionantes, pelo trailer já estava com vontade de assistir e agora com este comentário é certeza.
Sem querer meter o bedelho no seu blog, é apenas uma ideia, acho que você já deve ter pensado nisso não sei. Colocar o link do trailer aqui no seu blog, o que acha?
Um abraço e um ótimo fim de semana para você!

Fernando Coelho disse...

Olá Adilson, tudo jóia... é uma boa idéia essa do trailer, estavamos remodelando o blog, mas a verba ficou curta pra mudar tudo, mas vou providenciar pelo menos essa já pra ficar mais legal. Pode opinar sempre, estamos aqui pra ouvir e melhorar sempre. Quanto ao filme assista sim, é bem bacana, quanto do final pode ser que não goste, mas achei bem legal. Assim que ver comente aqui. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...