A Maldição da Casa Winchester (Winchester)

3/03/2018 09:27:00 PM |

Sempre digo que se tem um estilo que gera muitas críticas por cada um gostar de um jeito de filme é o tal do terror, pois já falei em outro post e este gênero possui tantas subdivisões que sempre vai ter quem goste de um e odeie o outro. Digo isso pois vi tantas opiniões negativas de "A Maldição da Casa Winchester" que estava com medo de ser uma bomba imensa, mas acabei vendo um longa com uma história tensa e bem interessante que se desenvolve com meados de espiritismo e também em cima da violência por causa das tradicionais armas Winchester. Claro que a trama possui muitos furos, mas de certa forma o resultado da ideia, juntamente com a execução que não se preocupou em exagerar nos sustos, acabou entregando uma trama coerente que vai fazer com que muitos pensem diversas situações durante a exibição, e claro reclamar também de alguns momentos, porém no geral quem gostar de longas com histórias bem montadas vai sair satisfeito com o que verá.

O longa nos conta que a herdeira de uma empresa de armas de fogo, Sarah Winchester está convicta de que é assombrada pelas almas mortas através do rifle da família Winchester. Após as repentinas mortes do marido e do filho, ela decide construir uma mansão para afastar os espíritos e ao avaliá-la o psiquiatra Eric Price percebe que talvez sua obsessão não seja tão insana quanto parece.

Tem sido bem interessante a carreira dos irmãos Spierig (Peter e Michael) que ultimamente andam trabalhando seus filmes com muito suspense e sempre causando alguma reviravolta diferenciada do que o público espera ver, foi assim com "O Predestinado", com "Jogos Mortais: Jigsaw", e aqui foram cautelosos em não abusar muito de sustos repentinos, embora tenha algumas cenas, mas criando a ambientação em cima da história "real" de que as almas mortas pelo rifle criado pela família assombram a casa, e com isso vamos nos conectando com os protagonistas e fluindo com a história. Confesso que poderiam ter trabalhado mais o labirinto que é a casa, outros espíritos envolvidos e não só o super mal do final, e assim criar um contexto maior, porém acredito que deva dar uma certa bilheteria e já deixaram uma pontinha de continuação, ou seja, pode ser que a franquia tenha frutos, pois já tivemos outros longas mostrando a casa assombrada, mas que eu lembre nenhum envolvendo essa temática. E sendo assim, o resultado tanto da direção quanto do roteiro foi bem coerente, mas nada que impressione demais.

Agora tenho de pontuar algo de meio negativo, pois esperava bem mais de Helen Mirren e Jason Clarke, aliás, confesso que prefiro em longas de terror que coloquem atores desconhecidos, pois esses se engajam mais nos personagens procurando chamar atenção, e o acerto costuma ser bem mais favorável. Dito isso, o que posso falar é que Helen Mirren até teve alguns momentos interessantes com sua Sarah, mas para alguém que conversa com espíritos, a atriz precisaria ter colocado mais ênfase em suas lamúrias, trejeitos nas ações de susto e desespero, e ela fez quase a sua tradicional interpretação de rainha, o que não era nem um pouco conveniente para a personagem, ou seja, falhou demais. Jason Clarke até fez boas cenas como um psiquiatra bem cético, mas vai desabrochando tão facilmente com os sustos, e sua história acaba entrando tão jogada na trama, que ficamos levemente desapontados com seu Eric, embora tente muitas vezes mudar a situação para melhor, e engataria um bom par com a sobrinha da protagonista. Sarah Snook iniciou bem sua participação como Marion, mas acabou fazendo mais cara de assustada do que chamando a atenção realmente, e como disse acima, um par "romântico" com o protagonista cairia bem. Além desses temos de pontuar bem rapidamente, a incorporação do espírito no jovem Finn Scicluna-O'Prey, mas somente isso dele, pois fez o tradicional de crianças vagando a ermo pela casa, e isso é batido demais, e também temos de falar dos espíritos que foram bem fortes e interessantes de ver, se destacando claro o mais forte interpretado por Eamon Farren.

A equipe de arte teve um trabalho bem árduo para colocar tantos elementos cênicos, fora que se o cenário não foi digital, foram bem malucos para criar uma casa com tantos cômodos (embora não apareçam todos, muitos foram colocados em cena e preparados para aparecer, ou seja, um caminho bem complicado para pouco uso. A fotografia foi sensata em não escurecer tanto, o que é incomum em filmes do gênero, mas com isso o ganho de suspense foi bem melhor e mais instigante.

Enfim, é um filme que foi melhor do que a encomenda, que sim, possui muitos furos, absurdos e interpretações ruins de atores excelentes, mas que no geral mais agrada do que incomoda, ou seja, quem for esperando ver um terror com história irá gostar, quem for querendo levar alguns sustos irá levar também, mas quem for esperando um novo clássico do gênero vai se decepcionar por demais. Portanto fica a minha dica para que confiram como algo bem trabalhado que a chance de gostar é maior. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, pois já vou conferir outro longa hoje, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...