Camille Outra Vez

8/29/2013 11:57:00 PM |

Analisar filmes franceses é algo que me deixa sempre sem chão, pois eles gostam demais de comédias dramáticas que aqui colocamos como comédias românticas, porém a grande diferença é que lá a vida parece ser mais real nos filmes, pois não necessariamente tudo tem de acabar de forma bonitinha. Com essa prerrogativa "Camille Outra Vez" foi aclamado na França sendo indicado a 11 César, mas assim como as comédias românticas americanas que são indicadas ao Oscar não levou nenhum. Porém a diretora e protagonista merecia ter levado algo no quesito atuação, pois consegue harmoniosamente se rejuvenescer bem durante todo o filme.

O longa nos mostra que Camille tinha dezesseis anos quando conheceu Eric. Eles se apaixonaram e tiveram uma filha, porém, vinte e cinco anos depois, o casamento acaba e Eric a abandona por uma mulher mais jovem. Na noite de 31 de dezembro Camille, de repente, se vê novamente em seu passado, onde reencontra seus pais, seus amigos, sua adolescência e Eric. Será que ela vai tentar escapar de seu destino e mudar a vida dos dois? Ou será que ela vai amar de novo mesmo já sabendo o final de sua história?

O filme é bem leve, possui uma forma inteligente de uma adolescente enxergar como é a sua vida mais velha, mas já vimos tantos filmes que contam a mesma história que praticamente nada pode nos espantar, porém a diretora Noémie Lvovsky conseguiu a proeza de se autodirigir de forma tão convincente que mesmo seu corpo não parecer tanto uma adolescente e estar com uma personalidade velha também na cabeça, ela conseguiu demonstrar a jovialidade com leveza e alguns momentos que sempre fogem de nossa memória acabam soando belos quando bem demonstrados a não lembrança. Outro fator que agrada bastante é que o ritmo escolhido para trabalhar é na medida não deixando o longa nem cansativo demais nem apressado para mostrar tudo sem encher linguiça.

As atuações estão bem seguras e todos praticamente aparecem nos dois anos em que se passa o filme conseguindo ser caracterizados tanto quanto à época em que estão no quesito figurino/cabelo quanto na condução dos personagens em trejeitos. Noémie logo que volta no tempo não consegue aparentar jovem, tanto que já estava ficando bravo com o filme por querer me enganar apenas com um corte de cabelo, mas conforme vai se adequando a idade do personagem passamos a ver ela realmente como uma adolescente e esse trabalho é dificílimo de conseguir convencer o espectador da idade física/mental do personagem e ela no geral conseguiu bem. Samir Guesmi já não conseguiu convencer de ter 41 anos no momento que aparece "velho", aparentando continuar como o garotão da maior parte do filme, embora tenha praticamente essa idade mesmo, sua versão jovem, no entanto é bem interessante e completamente convincente tanto na forma de se portar quanto no estilo e trejeitos. Os demais atores aparecem sempre intercalando ou ajudando os protagonistas a terem suas ações no filme, tendo destaque mesmo apenas em alguns momentos, mas nada que tenha sido relevante valendo apenas algumas emoções de Yolande Moreau.

O que mais valeu no filme com toda certeza foi o trabalho da direção de arte juntamente com a equipe de maquiagem e figurino, pois estes sim trabalharam e muito para conseguir caracterizar todos os atores em duas épocas, além de usar na maior parte do filme objetos de cena de 1985, tendo um cuidado exímio para que a retratação mesmo que fosse piegas ficasse agradável de ver na tela, e conseguiram assim fazer um trabalho perfeitamente épico sem precisar apelar. A fotografia trabalhou com uma gramatura um pouco amarelada no passado e mais puxado pra tons escuros no presente principalmente para retratar os dois momentos da protagonista.

Enfim, um filme bacana, gostoso de ver, mas que por se assemelhar com muitos que já vimos acaba sendo mais um apenas, claro que muito mais bem feito do que os que conhecemos, mas ainda assim é mais do mesmo. Vale a pena ver num momento de relaxamento para relembrar os anos 80 em um filme que tenta ser diferenciado por usar atores mais velhos como adolescentes, mas é só isso. Fico aqui encerrando a semana cinematográfica, mas amanhã já inicio a nova que teremos muitos posts aqui no blog então abraços e até bem breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...