Assalto ao Banco Central

7/26/2011 12:09:00 AM |

Bem, "Assalto ao Banco Central" no meu ver é mais um filme de ação que espero ver muito no cinema nacional, seguindo a linhagem de "desmascaramento" da corrupção que vivemos em nosso país que já vimos nos "Tropa de Elite", porém o que faltou na minha opinião foi uma referência, algum personagem que cativasse e empolgasse o público, eu sai agradado do cinema, mas não empolgado com o filme.

O filme baseado em fatos reais, mostra como em Agosto de 2005, 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento. Foi o segundo maior assalto a banco do mundo. Um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil. Quem eram essas pessoas? E o que aconteceu com elas depois? São as perguntas que todo o Brasil se faz desde então.

Pra mim o grande charme do longa foi em não ser linear, Marcos Paulo acertou a mão em cheio em optar por essa forma de contar a história, acredito que se tivesse seguido os fatos em linha retinha, ele se tornaria tão insuportável de ver que o público sairia xingando do cinema. Porém ao escolher a forma destruída do roteiro, também ouvirá muitas críticas das pessoas que podem ter se perdido. Eu adorei isso.

Quanto da atuação todos estão corretos, não vi nenhuma atuação que fizesse eu tirar o chapéu pra algum ator, ou que me apegasse à algum personagem, é o que eu falei no primeiro parágrafo, faltou um carisma ou algum ódio por alguém, apenas ficamos na dúvida(ou melhor não pra quem já se lembra do fato ou ouviu tanto da divulgação pela TV de como foi o assalto) de como vai terminar, ou ainda apenas a curiosidade de ver como ficou ficcionalmente. Então faltou algum ator bater no peito, ou o diretor apontar o dedo e falar "Mira em mim, que eu chamo a bronca", que se fizesse isso com certeza sairia outro longa.

Do termo da arte, em geral, como tenho falado o nosso cinema tem evoluído impressionantes anos a frente com relação a forma de mostrar algo, tenho certeza que se esse assalto tivesse ocorrido à uns 20 anos e já tivesse sido retratado nas telas, teria sido completamente diferente e não teríamos toda a forma bem construída e produzida que teve nessa versão.

Bem é isso, o filme é interessante sim, não é ruim confesso que quando vi o trailer achava que seria bem pior, mas como sempre os críticos caem matando em cima, mas como sempre falo, falar de filme brasileiro para jornalistas é moleza, é falar apenas é bom ou ruim, pois eles nunca vão trabalhar com a equipe ou no máximo vão receber uns trocos para falar bem, esse é o meio que encontramos a maioria dos críticos. Porém pra mim já é um pouco diferente, pois ainda espero trabalhar com muitos dos que já vi, afinal não fiz a faculdade que fiz esperando outra coisa. Outra coisa que me deixou bem feliz é ver uma sala com um filme nacional lotada, isso sinceramente me emociona e me deixa cada vez mais feliz, e com vontade de fazer filmes aqui. Fico por aqui hoje, e essa semana ainda tem mais uma estréia pra ver. Abraços.

2 comentários:

Adilson disse...

Valeu pela crítica! Tai um filme que quero assistir. Mudando um pouco de assunto,se quiser fazer filme e precisar de mão de obra barata, sou um ótimo profissional com uma câmera na mão. Só pagar o almoço e tudo bem...rsrs!

Fernando Coelho disse...

Opa valeu Adilson, assim que assistir fale aqui o que achou. E valeu a oferta ai, quem sabe no meu próximo curta ou num longa já sei quem chamar. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...