O Touro Ferdinando (Ferdinand)

1/07/2018 12:38:00 AM |

É tão bacana quando um diretor faz filmes direcionados para um público, e consegue cativar todos os demais, colocando ousadia e até pontos críticos! Digo isso, pois já sabemos bem o que iremos ver quando vamos à um filme do brasileiro Carlos Saldanha, e logo que surgiu o primeiro trailer do filme "O Touro Ferdinando", era certeza de ter emoção, muitos personagens carismáticos e até um claro afronte às touradas. E o que vi hoje na sessão de pré-estreia do longa é exatamente isso, mais um toque amoroso, gentil que nos conecta aos mais diversos bichos de estimação independente do seu tamanho acaba sempre tendo um grande envolvimento com os donos, vemos uma personalidade incrível do touro protagonista, e claro, uma fotografia muito bonita. Claro que muitos vão reclamar do estilo mais duro de desenho, sem muitas texturas, mas esse é o estilo do diretor, e sem dúvida alguma posso dizer que esse é sua volta ao grande estilo de história junto de beleza e bons personagens que vimos quando lançou o primeiro "Era do Gelo" em 2002, ou seja, pode pegar toda a garotada e ir passar um dia das férias no cinema que a diversão é garantida e a emoção também.

A história nos mostra que Ferdinando é um touro robusto e por causa de seu tamanho assusta muitos bichos e pessoas. Mas a grande verdade é que por trás da cara de mau, Ferdinando é um animal bastante sensível, que prefere ficar no campo cheirando flores e apreciando a paisagem. Para seu desespero, ele acaba sendo escolhido para uma tourada.

Quando o ano começa tão bem com grandiosas animações, acredito que podemos dizer que será excelente o restante, não é mesmo? E o mais incrível é ver que por trás de uma bela obra de arte está um brasileiro que já entregou tantos filmes bons, e que a cada nova obra procura incorporar mais beleza, incrustada em sutilezas, e sem deixar de lado a ingenuidade infantil para que sua obra tenha um conteúdo gostoso para todas as idades. E isso é fato marcante nas obras de Carlos Saldanha, que aqui pegou um texto antigo, que já foi até curta-metragem da Disney premiado em 1938, e trabalhou com muito cuidado para que não soasse forçado e principalmente que tivesse bons personagens, pois a história em si é simples, mas a cada momento conhecemos e nos divertimos com cada personalidade diferente e com as boas nuances que nos é entregue, ou seja, um filme que o diretor soube trabalhar um ponto crítico (ou melhor dois, pois denuncia as touradas como algo aonde os touros não possuem a chance - que acham no filme que terão de um dia derrotar o matador e sobreviver, e também mostrar para as crianças de onde vem um belo bifão de churrasco) e ainda conseguiu manter viva a essência infantil agradável e divertida para que a família toda assista, se divirta e emocione sem precisar pensar nem pesar em nada, ou seja, outro grande acerto do diretor.

Agora como sempre costumo dizer, uma boa animação se faz em cima do carisma e da boa dublagem dos personagens, e aqui o grandalhão Ferdinando é quase como nossos cachorros que crescem e ainda se acham pequenos, e mesmo forte ainda decide pela paz, pela flor, pela beleza de um campo para observar, e que com muita sutileza dublado por Duda Ribeiro na versão nacional acabou ficando incrível de acompanhar. Outro grandioso carisma ficou pela cabra Lupe, muito divertida, cheia de vontades e interações com o protagonista, bem como com todos no rancho de touros, e que dublada pela comediante Talitha Carauta com muita destreza acabou divertindo demais. A pequenina dona do tourão Nina foi sútil nos seus momentos, e agrada de uma maneira delicada e que dublada por Maísa soube agradar com ternura em todas as cenas. Dentre os demais, tivemos ótimos momentos dos pequenos ouriços Una, Dos, Cuatro com habilidades de roubo de alimentos e de fuga impressionantes, que junto com o coelhinho rosa prometem chamar muita atenção em outros filmes. E dentre os demais touros, todos com características incríveis, o valentão, o magrelo, o de duas cores diferentes, o criado em laboratório e até mesmo o com muito cabelo que não enxerga, tivemos personalidades variadas para poder mostrar para as crianças que cada um no seu estilo pode e deve fazer seu momento melhor, ajudando em algo e agradando. Ainda tivemos também bons momentos junto dos cavalos exibidos, que com a dublagem de Otaviano Costa fazendo muitos trejeitos para mascarar sua voz acabou ficando engraçado demais e resultando em cenas divertidíssimas de dança e exibicionismo. Dentre os demais humanos, tivemos boas bagunças cênicas para mostrar o caos que é Madrid no trânsito, e um grande apreço de não dublarem em português os figurantes, deixando que falassem em espanhol mesmo, soando algo bem interessante de ver e ouvir. Tivemos pouco destaque na vilania de El Primero, mas claro para não chocar os pequeninos, mesmo quando a lança afiada fica frente a frente com o protagonista, mas o personagem foi bem colocado para mostrar o altíssimo ego desses que vão para a tourada com toda pompa para se exibir.

No conceito visual a trama é bem bonita mostrando ares da Espanha rural e até os grandes centros urbanos, trabalhando com muitas cores vivas e mesmo sem exagerar em detalhes e texturas (algo que pouco importa para muitas produtoras), o resultado acaba virando rico em diferenciações, com personagens bem diferentes para que cada um olhe e saiba quem é quem, e com isso o filme ganha uma vida charmosa, simples e efetiva. Novamente, por ser pré-estreia, não veio com a tecnologia 3D para cá, mas não senti muito detalhamento em cenas que possam ter usado da técnica, talvez semana que vem confira em 3D para poder opinar.

Outro grande agrado ficou a cargo das boas canções escolhidas a dedo para cada momento, que além de fazer as passagens de tempo, deram dinâmica e vida para cada ato, destaque claro para a canção tema "Home" interpretada por Nick Jonas. E claro que deixo aqui o link com as músicas do filme.

Enfim, é um filme muito gostoso de acompanhar que vai divertir a família toda e que as crianças vão querer ter talvez um touro em casa (rsss), mas que não podendo irão arrumar colecionáveis bonitos, cadernos e por aí vai, mostrando que sempre Saldanha também ajuda nesse conceito criativo de produtos. Portanto fica a recomendação de uma boa animação para levar os pequenos para o cinema, que está em pré-estreia em diversos horários nessa semana, e na próxima deve vir com tudo. Bem é isso pessoal, fico por aqui já encerrando essa semana cinematográfica bem curta, mas volto na próxima quinta com mais textos, então abraços e até lá.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...