A Herança da Alta Mogiana

12/09/2015 01:23:00 AM |

Criticar algo nunca é fácil, mas é ainda mais difícil quando temos algum envolvimento! E falar do documentário "A Herança da Alta Mogiana" é algo que envolve amigos, e claro até a minha própria participação, afinal três dos curtas que produzi fizeram parte do trabalho de pesquisa do diretor que inclusive coproduziu comigo os três. E ver o nascimento, enfim desta gestação de praticamente três anos é algo que muito tenho o prazer de apertar a mão do diretor e dizer "enfim nasceu seu filho", pois o longa conseguiu trabalhar a cultura da região ao mostrar seis filmes do gênero western produzidos aqui, estruturar com produtores, diretores, atores as opiniões sobre o filme e como foi trabalhar neles, e mais do que isso, com a ajuda de dois escritores e historiadores compactuar uma análise completa de cada filme, o que foi extremamente assustador (ao menos nos meus filmes, pois eles captaram toda a essência somente vendo eles, e isso é o que tanto desejamos de um espectador!!!).

A sinopse, assim como toda sinopse de documentários é bem curta e mostra que o filme nos conta a história de seis produções westerns sendo cinco filmes e um clipe musical realizados os anos 1970 até 2011 nas cidades da região da Alta Mogiana. As cidades são Brodowski, Ribeirão Preto e Dourado.

Outro grande orgulho para esse Coelho que sempre vos digita é que o diretor Milton Martins está sendo o primeiro de nossa turma a lançar um longa-metragem, e principalmente dentro de um complexo de cinema! E sabemos o quanto uma produção independente no interior para conseguir isso é dificílimo, então mais uma vez dou os parabéns pela coragem, pesquisa e todo o trabalho que foi feito.

Mas, "amigos, amigos, negócios à parte" diria o famoso ditado, e dado os parabéns por toda a produção é necessário que eu seja também um pouco imparcial, como desejo quando alguém fale dos meus filmes para mim, e quando tive a oportunidade de ver o longa semi-pronto não senti exagerado a parte ficcional criada para interligar os filmes, pois fazia todo o sentido, e agradava bastante, mas hoje na exibição numa tela maior, acabei me incomodando pelos diversos momentos repetitivos de espera do protagonista Cássio Morais, a ligação com a revistinha, os quadrinhos tudo ficou bacana e bem encaixado, mas ao mesmo tempo que o protagonista fica impaciente, vendo as horas no relógio, levantando, sentando, folheando a revista, uma vez vai, duas vezes vai, na terceira já começou a ficar incômodo demais, e nas demais mesmo o trem passando não me conectava mais. Não digo que isso foi uma alternativa errada para ligar todos os filmes, a ideia foi boa, e afinal o que mais fizemos na época de nossa faculdade foi ficção, então coube bem no filme, mas repetiu demais e na telinha não cansou tanto a vista, mas no telão talvez só os quadrinhos e a narração fosse uma opção mais saudável, e o final passando a herança para o neto ficou bem bacana de ser vista!

No conceito de pesquisa, sou suspeito para falar, pois sempre gostei muito do estilo western, e ver não apenas os meus filmes ali, mas outros que tiveram a mesma sinergia e trabalho foi algo bem bacana de ver, claro que o Milton teve muito trabalho para editar toda a gagueira desse que vos digita sempre, mas até que saí bem na fita, ou melhor na tela. E o que mais ficou evidente em todos os depoimentos foi ver a paixão por falar com gosto, mesmo que não tendo ganho um real de cachê nos filmes que trabalharam, que fizeram seus filmes e possuem orgulho de mostrar para todo mundo, que um dia trabalhou no cinema. Ou seja, mais que uma herança da alta mogiana, o longa nos propicia lembranças, e uma felicidade incrível em tudo o que podemos ver mais para frente.

Bem é isso pessoal, tentei ser imparcial, mas minha conexão com o longa é maior do que com outros filmes, então recomendo que vejam o filme, ainda não tenho datas de reapresentações em outros cinemas, mas aqui neste link você pode comprar sua cópia do filme e conferir tudo no conforto de sua casa. Só não vou dar nota máxima para o filme pelo excesso que citei acima, mas tirando esse detalhe, mais do que recomendo ele. Fico por aqui hoje, mas volto na quinta com mais estreias da semana, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...