Cidade de Deus: 10 Anos Depois

11/08/2015 10:02:00 PM |

Documentar os fatos é algo que poucos conseguem fazer bem, e normalmente o gênero documentário não é tão bem visto pelo público que acha cansativo e acaba ficando jornalístico demais. Mas sempre temos alguns que conseguem transparecer as entrevistas de maneira bem diversificada e acaba agradando mais do que o normal, afinal quem não gostaria de saber o que virou dos jovens escolhidos nas comunidades para ter sua primeira interpretação em um dos maiores filmes que o cinema nacional já teve? Então com o lançamento de "Cidade de Deus: 10 Anos Depois" pudemos tirar essa curiosidade e ver quais continuaram com a carreira de ator, quais abandonaram de vez, mas fizeram bom uso dos cachês de R$1000,00 a R$10000,00 que receberam, ou até mesmo aqueles que acabaram transformando a ficção em realidade e entraram para o mundo do crime como os personagens que fizeram. E com uma dinâmica bem humorada e trabalhando bem nos cortes para que nenhum ficasse falando por muito tempo sem colocar imagens de fundo ou até mesmo outro ator falando junto, o longa passa bem depressa e agrada quem for conferir.

O documentário mostra os dez anos que se passaram desde o lançamento de "Cidade de Deus"(2002), filme dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. O documentário procura mostrar as transformações vividas pelos atores na última década.

A ideologia em si, como é mostrada na sinopse é bem simples e com uma direção criativa de Cavi Borges e Luciano Vidigal, eles buscaram com pouco apoio e simplicidade mostrar um pouco de cada um, pegar como foi trabalhar na produção e o que andou fazendo nesses últimos anos, mostrando se a grana ajudou em algo, se a vida tem sido propícia e por aí vai. Uma coisa bacana de ver também foi quanto cada um ganhou, afinal muitos por serem crianças acabaram ganhando dinheiro que ficou com os pais e acabaram brigando com as famílias, outros souberam aproveitar melhor e por aí vai. Mas o mais interessante realmente é ver as mudanças visuais, pois alguns que continuaram na vida de atuação, mudaram tanto que sequer imaginávamos que tinham participado da produção (dois exemplos claros disso é Thiago Martins e Alice Braga). E dessa maneira o documentário funcionou bem como um revival do filme para alguns, e principalmente para o público que for conferir, e deve ir, pois o diretor necessitou de muita força e dinheiro para finalizar o longa, então vale a ajuda conferindo o trabalho bacana que fez.

Um pequeno defeito que pontuaria, mas que não chega a incomodar, é a falta de padrão nas entrevistas, pois claro que é difícil levar todos os entrevistados para um lugar e filmar, mas ao menos poderiam ter trabalhado com o mesmo estilo de ângulo e enquadramento, pois de repente estamos com um ator grudado na tela, na outra temos um plano conjunto mostrando toda a comunidade, na outra cena temos a pessoa de pé. Sei que isso é chatice de quem apanhou muito nas reclamações de um documentário que dirigi, mas olhando pelo lado do público fica meio disforme mesmo, e acaba deixando o filme não tão agradável visualmente, mas tirando esse detalhe, tudo foi perfeito. Aliás uma das perfeições ficou a cargo do depoimento de Roberta Rodrigues e foi complementada depois por Seu Jorge, ao mostrar que nesses 10 anos todo mundo tem ganhado mais direitos, as mulheres, os gays e tudo mais, menos os negros, pois quando vão fazer um papel na TV já colocam advogado negro, médica negra e não apenas advogado ou médica e escolhem um ator negro para o papel, e isso em plena véspera do Dia da Consciência Negra, é algo que realmente vale ser pensado.

Enfim, é um bom filme que com apenas 70 minutos e portanto não vai cansar ninguém que for conferir, pois passa até que bem rápido. Então quem gostar do estilo documental certamente vai gostar do que é mostrado, e até mesmo quem não for muito fã do gênero vai acabar se conectando com a trama, afinal "Cidade de Deus" ainda é um dos melhores filmes que o país já produziu, e rever trechos junto com depoimentos sempre vale a pena. Bem é isso pessoal, fico por aqui encerrando essa semana cinematográfica, mas volto na próxima quinta com mais estreias, então abraços e até breve.

1 comentários:

Carlos disse...

Legal!!!!!!!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...