A Floresta Que Se Move

11/07/2015 08:02:00 PM |

Tem filmes que fazem um barulhão de divulgação, passam trailer milhões de vezes nos cinemas, lançam campanhas na TV, daí você chega no cinema a sessão está abarrotada de pessoas, e o filme vai lá e decepciona. Outros sequer passam trailer nos cinemas, nem ficamos sabendo de sua existência, estreiam no cinema, o Coelho como vê tudo o que está em cartaz, entra na sala solitário e o que vê? Um filme interessantíssimo, bem atuado, dirigido e com um texto que poucos longas nacionais já nos entregaram, ou seja, um filme que deve ser recomendado e muito para todos que gostam do bom cinema, e esse filme se chama "A Floresta Que Se Move", e já adianto que quem for amante de teatro vai se sentir como se estivesse na plateia de uma peça, pois a dramaticidade cênica dos atores transparece completamente o ambiente cênico que estão inseridos, agradando demais em tudo.

O longa nos mostra que Elias é um bem sucedido empresário do segundo maior banco do Brasil. Seu destino muda no momento em que ele encontra uma misteriosa flautista que se diz vidente. Ela afirma que, naquele dia, ele se tornará vice-presidente e que, no dia seguinte, o homem seria presidente do banco. Quando ele conta a história para sua esposa, a ambiciosa Clara, ela sugere que o casal convide o presidente do banco para jantar em casa naquela noite, para que o marido suba de posição na empresa. Só que o plano arquitetado por Clara culminará em uma série de assassinatos, em uma busca desenfreada por poder.

Logo de cara ao iniciar a abertura do longa somos surpreendidos com os escritos tão mais fortes que "Baseado numa história real" ao aparecer "Baseado livremente na obra Macbeth", pois quem já leu ou conhece ao menos um pouco da história sabe que é um dos textos mais fortes e interessantes de Shakespeare, e algo baseado nesse contexto transposto para o mundo dos negócios bancários (que é um covil tão maior quanto uma monarquia) certamente não teria como dar errado, e não deu! Sabendo que o diretor e roteirista Vinicius Coimbra é um grande diretor de novelas, o maior medo na sequência era de que ele fizesse algo exageradamente novelesco, mas felizmente a forma que ele acabou adaptando o texto junto de Manuela Dias, lhe deu perspectivas maiores de condução da trama para que o filme ficasse envolvente e agradasse principalmente pelas interpretações dramáticas. E como ele também aparentou deixar que o filme virasse um longa de atores, o resultado do excesso comedido pelo elenco principal nos levou quase que para frente do palco de um teatro, afinal cada cena pareciam atos isolados aonde os personagens interagiam e a cortina caia para um novo ato e assim sucessivamente até o final, o qual poderiam ter feito de outra maneira, afinal o efeito especial ficou muito ruim e não agrada, mas esse é apenas o único problema da trama, então a nota que darei todos já até sabem, mas vou falar de mais coisas antes.

Como disse acima, o longa se desenvolveu bem nas interpretações criadas para cada personagem, de modo que cada ator deu para seu personagem vida própria e impactante. O grande destaque de expressões é claro que é de Ana Paula Arósio, que trabalhou a face de sua Clara para ficar praticamente possuída pela gana por mais poder e com isso cada cena sua é algo muito forte de ver, o que mostra o que todos já sabíamos há muito tempo: que é uma excelente atriz, que agora após as devidas férias longe das telinhas, telonas e palcos, vai voltar com tudo. Gabriel Braga Nunes também arrasa em suas cenas como Elias, principalmente nas finais, aonde trabalhou de uma maneira muito irônica, e essa desenvoltura chamou muita atenção, um único detalhe foi o exagero nas cenas introspectivas que ficaram bonitas de ver, mas quase todas foram tão demoradas que se fosse num teatro o público acabaria achando que ele esqueceu as falas, mas tirando esse detalhe o rapaz mandou bem demais. Ângelo Antônio trabalhou bem seu César, mas cada cena sua era tão bem dominada pelos demais ao seu redor que acabava sumindo, mas isso não o impediu de agradar no papel e chamar a responsabilidade nas suas duas cenas individuais e claro na reunião dos acionistas, aonde foi incrível suas expressões. Não menos importante Nelson Xavier mostra que ainda agrada bastante nos papéis que faz, e seu Heitor foi dinâmico e carismático nas poucas cenas que teve, claro que poderiam ter dado a ele mais história, mas como não era o caso, fez bem enquanto pode. Fernando Alves Pinto meio que pareceu deslocado com seu Pedro, mas como necessitavam colocar alguém como filho do Heitor e esse daria as notícias de quem seria o presidente com a morte de seu pai, ele fez o que foi pedido, mas faltou mostrar mais abatimento pela morte de um ente querido.

A internet realmente é um lugar maravilhoso, pois ao chegar para escrever estava muito curioso para saber aonde no Brasil a equipe de produção tinha arrumado as locações para fazer a sede do banco e a casa do casal, pois são dois grandes palácios praticamente, mas como citaram como lugares de filmagem Escócia, Uruguai e Berlim, certamente nenhuma das duas locações foi por aqui, e isso diz muito do retorno interessante que o visual acabou causando. Além claro de que a equipe artística trabalhou bastante nos elementos cênicos para que cada momento fosse bem representado e agradasse na devida proporção, ou seja, um show a parte, principalmente devo destacar a cena da cama com goteiras, que além de uma ótima escolha de ângulo, ficou muito bonita de ver por todo o contexto mostrado. Desse modo tivemos uma fotografia também bem interessante de ver, com ângulos bem escolhidos, câmera segura do que queriam mostrar, usando e abusando do foco e desfoque, iluminações apropriadas para cada cena e com isso o resultado foi impecável de ver.

Enfim, um excelente filme que infelizmente não vai ser visto por muitos, já que sem divulgação alguma o público chega no cinema e vê um pôster diferente, com um nome não muito atrativo e acaba indo para outro longa, mas volto a repetir, é um grande filme que merece ser visto por todos. Bem é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto ainda nessa semana com mais filmes que estrearam por aqui, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...