Minions em 3D

6/26/2015 01:36:00 AM |

Animação: aquele gênero que faz você voltar a ser criança e se divertir igual um bobo no cinema e curtir ao filme junto com toda a criançada, e quando funciona fica com a mesma vontade de aplaudir igual todos na sala fizeram após acabar a sessão. Preciso definir melhor "Minions"? Acho que não, pois como muitos que conheço, esse era um dos filmes mais esperados de muitos anos, desde o primeiro "Meu Malvado Favorito" que esses bichinhos amarelos já dominaram os corações de milhares de pessoas, e todos desejavam saber suas origens, e até a curiosidade aguçava como iriam fazer com a língua deles para agradar, mas como diriam os velhos ícones do cinema, o cinema não começou falado e funcionou diversos anos mudo, então quando expressões e trejeitos aliados à bobagens faladas de forma gozada conseguem encaixar perfeitamente, temos um resultado muito engraçado e totalmente feito para crianças vibrarem e comprarem milhões de souvenires, adultos voltarem a ser crianças e comprarem souvenires também e dessa maneira mesmo com diversas partes já exibidas nos diversos trailers que saiu, o filme ainda agrada demais e faz valer totalmente a pena ver e rever.

O filme nos mostra que seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill, que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.

Muitos vão reclamar que o roteiro é básico ou que não deram muita ênfase na vilã, mas o fato é que o diretor Pierre Coffin, que dirigiu os outros dois filmes que os amarelinhos já haviam nos conquistado, sabia que o carisma dos personagens por si só já valiam todo o desenvolvimento, e não bastasse isso, ele ainda dublou diferenciadamente os 899 minions (segundo informações técnicas, não fiquei contando não viu!!) para que tivessem seus trejeitos bem colocados num misto de cinco línguas: francês, inglês, espanhol, italiano e japonês (no Brasil, o maluco que dublou todos os amarelinhos foi o dublador profissional Guilherme Briggs, e felizmente não estragou em nada tudo o que gostamos de ouvir eles falando mesmo que sem entender quase nada). A grande sacada do diretor, que agora uniu forças com Kyle Balda("O Lorax") para desenvolver o roteiro de Brian Lynch("O Gato de Botas") foi ter escolhido uma época de grandes transformações e interações, que foi 1968 e usando desses artifícios, a trama se desenvolve bem com os pequeninos buscando uma nova vilã, mas claro que a abertura explicando como foram os primórdios dos amarelinhos é algo que não tem como não rir muito e se divertir com cada passagem. Enfim, o desenvolvimento técnico da trama até não é algo elaborado demais, mas como disse e reforço, o longa foi feito para crianças, claro que muitos adultos adoram esses bichinhos, mas se baixarmos a criança interior ao ir assistir o filme, a garantia de diversão é imensa.

A modelagem tridimensional dos personagens, assim como todos os filmes da Illumination possuem formas curvas muito precisas, e isso dá um visual muito gostoso de assistir, pois tem formato próprio, não é algo que busca o realismo como Disney e Dreamworks buscam, mas sim a simbologia gráfica para envolver as pessoas com os personagens principais, e nesse quesito cada minion com sua característica própria é algo para realmente colecionar como diversas empresas vão abusar pelos próximos meses certamente. Os três protagonistas Kevin, Bob e Stuart são realmente muito fofos e carismáticos, e foram escolhidos muito bem para dar representatividade à trama e agradar com seus jeitos próprios, Kevin como o mais "responsável" tem boas sacadas e diverte de um modo mais sério, Bob é o bebezão que todo mundo vai apaixonar e seu dom com os animais é algo incrível, e Stuart é a parte musical da trama, ou seja, vai dar ritmo sempre que aparecer. A dublagem que Adriana Esteves entregou para a personagem Scarlet Overkill ficou muito bem pontuada e impostou o ar de vilã que a atriz sabe fazer muito bem, talvez se mostrassem um pouco mais da história de vida da personagem, os mais críticos iriam adorar saber o porquê dos seus desejos de ser uma grande vilã, mas ainda assim o personagem é bem trabalhado. Herb Overkill ficou meio fajuto, e mesmo sendo um gênio das armas, seu estilo ficou meio estranho e desengonçado demais, além da dublagem de Vladimir Brichta também não ter sido algo que chamasse muita atenção. Os demais humanos que adentram a história até foram bacanas, mas poderia ter trabalhado um pouco mais os outros candidatos a vilões que aparecem, mas enrolaria demais o filme, então seus momentos foram bem feitos no geral. Ah e claro, que um personagem extra aparece muito bem encaixado na trama, mas vale mais a pena conferir no filme, e certamente se tivermos Minions 2, ele irá funcionar bem ainda.

Sobre o visual da trama, temos diversas boas sacadas em relação à época que o filme se passa, unindo fatos para chamar a atenção dos adultos e também muita coisa que quem jogou os joguinho "Minion Rush" vai lembrar de ter visto (por exemplo o crescimento) e claro que em breve devem ter novas fases por lá com a trama nova. Só acho que poderiam ter trabalhado mais a convenção dos vilões nos moldes das Comic Con da vida, pois iria ficar muito divertido de ver mais desse cenário, acredito que até tenha existido, porém cortado para não alongar, e deva vir no bluray, mas no geral o contexto ficou muito bem trabalhado. A paleta de cor básica é o amarelo e azul, óbvio, mas não ficou pesado, pois souberam combinar bem toda a cenografia restante e funciona bem a aparência mesmo nas cenas que tem uma tonelada de bichos amarelos, e isso é algo que certamente deu um belo trabalho para a equipe de computação.

Agora o ponto que todos sempre perguntam: Vale a pena ver nas salas 3D? E respondo sim, vale muito, pois temos muitas cenas com profundidade, algumas boas cenas com objetos saindo da tela, e principalmente uma cena pós-crédito (última coisa mesmo, após todos os nomes) perfeita aonde todos os personagens trabalham com diversos elementos do filme, sendo algo brilhante, que dá para ver o quanto de perspectiva é possível usar num filme, e ainda iremos aguardar um filme aonde isso seja usado durante toda a trama.

As canções como sempre são um show à parte e a trilha sonora composta pelo brasileiro Heitor Pereira é realmente incrível, misturando diversos clássicos na língua dos amarelinhos e claro botando as originais também de pano de fundo, o que certamente agradou no ritmo envolvente que a trama nos propôs.

Enfim, como disse já alguma vezes aqui, a expectativa em demasia pode atrapalhar um pouco, e fazer com que alguns até não gostem tanto do filme, mas confesso que quem se deixar levar para o lado infantil, sairá da sala maluco para passar na lanchonete do lado dos cinemas e comprar mais um bonequinho para a coleção, pois o longa agradará com certeza tanto adultos quanto crianças. E quem for aos cinemas, pode esperar filas e mais filas com muitas crianças. Bem é isso pessoal, como disse tirando pequenos detalhes, o resultado em geral é perfeito e recomendo demais para desestressar da correria do dia a dia, e por ser um filme muito bem feito, portanto peguem seus doces de banana (os cinemas podiam ter feito pipoca sabor banana né!!) e corra pro cinema mais próximo. Fico por aqui hoje, com a única estreia que veio para o interior, mas volto domingo com o Festival Suíço que começa no Sesc, então abraços e até breve.

PS: A nota não foi máxima devido à altíssima expectativa que tinha criado para o filme, mas ainda assim recomendo ele demais, mesmo para quem estava maluco pelos bichinhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou Willian. Legal cara vou levar meu filho, estava na duvia se veria em 2D ou em 3D, mas pelo que você relatou acima parece compensar muito em 3D se existem situações em que saem coisas da tela deve ser bom mesmo. Pois a maioria dos filmes fica só a profundidade e não chega a ter nada siando da tela, são poucou o que tem isso.
Valeu pela dica

Fernando Coelho disse...

Olá Willian... pode ir tranquilo, que dessa vez capricharam... e sei que é difícil amarrar criança até o fim dos créditos... mas se conseguir, a música de final com muita coisa saindo é ainda melhor o 3D!! Abraços!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...