Jessabelle: O Passado Nunca Morre

6/20/2015 12:24:00 PM |

Se existe uma coisa que nunca vou entender é o prazo para que um filme estreie mundialmente e outros demorem uma eternidade para serem lançados. Por exemplo "Jessabelle" que conferi no cinema hoje, e por ter sido lançado lá fora em Setembro/2014, diversos amigos já viram há tempos utilizando dos meios de pirataria, o que me deixa completamente triste, pois temos aqui um dos melhores filmes do gênero de terror sem que seja necessário forçar a barra para que o público entenda a história que ele quis passar e sem também abusar de cenas nojentas, ou seja, um filme que você arrepia com algumas situações e ainda ao final fica bem feliz com o resultado, claro que se você entender a história completa, pois vi muitos reclamando da cena final, e ela é perfeita!

O longa nos mostra que ao sofrer um terrível acidente que a deixa paraplégica, Jessie é forçada a voltar para a casa do seu pai no interior, onde passou sua infância. Ela descobre então que um mistério cerca seu nascimento e que um espírito furioso, chamado Jessabelle, parece determinado a destruí-la a todo custo.

O principal ponto para que um terror funcione geralmente fica a cargo de uma boa edição das cenas, pois se bem feita, surpreende o público e não acaba ficando forçado, e esse conhecimento o diretor Kevin Greutert tem de sobra, pois editou praticamente todos os "Jogos Mortais" e ainda por cima dirigiu os dois últimos longas da franquia, e aqui soube desenvolver bem uma trama que aparentava não ter nada de envolvente, e que com um ponto de virada completamente plausível, o longa se tornou interessante e bem aterrorizador. Claro que não é daqueles filmes que você vai pular a todo momento da poltrona, mas a situação em si é assustadora e pensar na possibilidade completa do filme é algo que tenho muita certeza de já ter acontecido coisas parecidas mundo afora. É fato também que temos muita coisa que beira a burrice total de uma pessoa, o que é de praxe de todo filme de terror, pois como uma pessoa que morreram todos os parentes e está paraplégica ainda fica numa casa imensa de dois andares, aonde se tem barulhos estranhos e tudo mais de anormal acontecendo ao redor? Mas tirando esses detalhes bizarros que acontecem em todos os filmes de terror, o resultado entregue é muito bem trabalhado e agradará quem ficar até o fim da sessão.

As atuações até foram bem colocadas dentro da proposta da trama, de modo que Sarah Snook consegue passar tanto um pouco de seus medos, quanto das dúvidas que tem sobre o que está acontecendo com sua Jessie, claro que sempre ficamos impressionados com o quão corajosos são alguns protagonistas desse estilo de filmes, mas ela saiu bem com boas expressões e até boas inflexões de respiração no modo de dialogar, coisa rara de se ver em filme de terror. Mark Webber, que não é o piloto de corridas, entregou um Preston que até tem um bom fundamento dentro da história, mas chega a irritar esse estilo de pessoa que tem família e tudo mais, e resolve ajudar a velha paixão de escola, não precisando trabalhar, nem fazer mais nada na vida, e além disso seus trejeitos sempre soavam com cara de interrogação para tudo que fazia, e isso não é atitude de um bom personagem num longa de terror. Joelle Carter até apareceu bem como a mãe da garota, e suas gravações sempre beiravam o misto de loucura com desespero, o que deu um tom a mais para tudo o que acontece, ou seja, um fantasma que chama a atenção, somente temos de reclamar nas suas cenas reais, que esqueceram de esmaecer deixando ela mais viva do que qualquer fantasma. E para finalizar, temos até mesmo aparecendo pouco, mas assustando muito, Amber Stevens West conseguiu ser importantíssima para o final da trama, de modo que se tivermos um segundo filme, teremos mais medo ainda de suas expressões.

O visual de casas estranhas é algo que todo filme de terror possui, e a equipe de arte desse gênero necessita ser muito antenada para encontrar esses locais, pois falar que já passou por alguma casa do tipo ou morou, a pessoa tem de ser muito maluca mesmo, e junto disso, a equipe trabalhou com uma gama imensa de elementos cênicos para representar bem a mãe da garota, e a casa em si, com televisões e VHS antigos e muito assustadores para dar o tom da trama, diversos elementos de macumba e vodu colocados no lugar certo para chamar atenção, ou seja, um belo trabalho.de pesquisa e feitio. A fotografia felizmente não abusou nem de iluminação falsa, nem estragou o filme com cenas escuras demais, trabalhando no tom exato para ficar com a cara que o terror pedia, e ainda assim manter a tensão, ou seja, um trabalho bem interessante de se ver.

Enfim, é um filme que de certa forma não chegamos a ficar com muito medo, e nem sair da sala assustado pensando que os espíritos virão nos pegar enquanto dormimos, mas como a história foi bem escrita e desenvolvida com uma direção precisa, vale com toda a certeza conferir nos cinemas, claro para quem ainda não viu de modo pirata, e sendo assim recomendo para quem curte o gênero. Bem é isso pessoal, depois de uma semana de muitos filmes e posts, encerro aqui essa que foi bem curtinha, tem até mais um longa que estreou, mas como considero ele continuação de série televisiva que não conferi muito na infância, prefiro não opinar sem conhecer muito do estilo, então abraços e até na próxima quinta com as novas estreias que vierem para o interior.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...