O Corvo

5/12/2012 03:09:00 AM |

Problemas praticamente todos os filmes têm, mas um filme que vinha andando numa linha tênue entre bom e ruim, com boas cenas de tensão embalsamado numa fotografia interessante se destruir numa cena final e numa barulheira final de crédito foi penoso para "O Corvo". O filme em si é interessante por colocar o autor da história como personagem dela própria, mas esperava bem mais do filme, achando talvez até que fosse ver um "Sherlock Holmes", mas passou bem longe.

O filme é um relato ficcional dos últimos dias de vida de Edgar Allan Poe, nos quais o poeta está em busca de um serial killer, cujas mortes se espelham nas obras do escritor.

Ao ler a sinopse vão falar, nossa só isso, sim é preferível essa sinopse curta que a de alguns cinemas que está revelando o filme completo. E como toda boa história de suspense, o diretor faz um bom trabalho de ocultar o vilão somente o revelando nas últimas cenas do filme. Como história investigativa, o longa tem bons momentos de tensão, mas peca ao acelerar tudo em alguns momentos que deveriam ser mais calmos e pensantes. Analisando a direção podemos ver que James McTeigue tenta manter o mesmo padrão que usou em "V de Vingança", mas peca ao cometer alguns exageros que foram válidos no filme de ação que era aquele contra esse que seria mais cabível a forma de suspense mesmo. O filme tem bons diálogos extraídos das obras de Edgar Allan Poe, o que deixa a obra com mais densidade, porém se tirasse isso seria um filme bem ruim, principalmente por finalizar de forma errônea com uma cena bem incoerente.

No quesito atuação, John Cusack ficou interessante, mas comparado as imagens de Edgar Allan Poe no Google precisaria de uma caracterização um pouco melhor, pois o poeta era mais parecido com um estilo Chaplin e não a figura que vemos em tela, mas isso não importa tanto, como atuação Cusack faz o básico, e num filme desse estilo seria necessário bem mais. O destaque ficaria na minha opinião para Luke Evans que a cada personagem seu faz algo diferente, o que o caracteriza como um bom ator, e aqui como o investigador Fields se mostra com gás em boas cenas de ação ao tentar desvendar o mistério todo. Os demais personagens também estão bem interessantes e não pecam em exagero, mas ficar falando sobre cada um estaria revelando partes que devem ficar em silêncio para um bom suspense.

Com uma fotografia praticamente sempre iluminada por luzes de velas e com a névoa e a chuva sendo praticamente elementos obrigatórios em filmes de suspense, então a direção de fotografia acerta ao usar bem todos esses elementos de forma a criar um clima para o filme e com isso agradar no suspense, só não contavam com certos erros de mão do diretor na forma de conduzir o suspense para uma ação não necessária, mas analisando ela em separado apenas com os ótimos elementos cênicos colocados pela equipe de arte, com máquinas de tortura muito bem criadas e figurinos condizentes com a época, poderíamos dizer que foi algo muito bom de ser visto na tela.

A trilha sonora acerta no ponto de criar o clima tenso em diversos momentos, mas peca por acelerar o ritmo para que o filme tenha ideologia de ação, o que já disse e repito não é a opção da história. E a música escolhida para subir créditos, ou melhor colocar uma animação maluca, sem comentários, pois é ridícula.

Enfim, se tirar todos esses fatos errados, o longa seria excelente, mas como não temos como fazer isso, o filme ficou mediano. Talvez indo assistir ele sem nenhum propósito seja mais agradável e saia feliz, mas como fui esperando algo do nível de "Sherlock Holmes 2", sai bem decepcionado. Recomendo vê-lo somente se for com esse propósito de ver sem nenhuma pretensão e quem sabe se prender no suspense criado em algumas cenas, senão a chance de decepção é alta. Fico por aqui, desejando um bom Dia das Mães a todas as leitoras do blog que são mães, mas no domingo a noite estarei de volta. Abraços e até mais.


2 comentários:

Anônimo disse...

Bacana resenha, mas... como tu conseguiu ver o filme dia 12, sendo que estreou dia 18?

Fernando Coelho disse...

Teve Pré-Estréia aqui na sexta e sábado(11 e 12) às 23:45. Alguns filmes as distribuidoras se lembram que existem críticos no interior também e mandam pra cá.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...