Kung Fu Panda 3 em 3D

3/04/2016 12:31:00 AM |

Nunca fui um aficionado pela série "Kung Fu Panda", pois embora trabalhe bem a mensagem de superação e de busca por objetivos maiores em alguém completamente fora dos padrões, a beleza dos longas infantis sempre acabam soando bobas demais na trama, e nessa terceira continuação, acabaram largando ainda mais para trás uma montagem de algo que convença o público a querer ver a trama sem ser o colorido e algumas piadas (que já estão no trailer). Não digo que é um filme ruim, pois diverte, mas trabalharam tanto na composição digital nesses últimos quatro anos para que os personagens parecessem quase reais, que esqueceram de fazer uma boa história para mostrar isso, e assim sendo, tudo acaba passando tão rápido que se perguntarem realmente qual o mote dessa vez, para qualquer um que saia do cinema sem ser uma criança, a pessoa não vai lhe saber dizer.

O longa nos mostra que desta vez, Mestre Shifu tem como principal ensinamento fazer com que Po aprenda a técnica de dominação do Chi, uma espécie de “energia vital”. Porém, o atrapalhado panda acaba se desconcentrando com a chegada do pai de sangue, o panda Li, que o carrega para a vila secreta dos pandas – aguçando o ciúme do Sr Ping, o “pai” ganso de Po. Em paralelo, o poderoso touro Kai, O Coletor, um centenário inimigo do Mestre Oogway, reúne forças para voltar para o mundo dos vivos e tomar o que ele acha que é dele por direito. Caberá a Po e seus amigos impedir o maléfico plano do vilão.

Embora tenham mantido os roteiristas originais desde o primeiro filme, o longa vem trocando de direção constantemente, sendo substituído os principais por artistas das equipes de animação, e embora isso seja algo saudável por segurar pessoas que já conheciam a ideia base, é notável que o estilo do filme tem mudado demais. Claro que é notável o crescimento das perspectivas da trama, sempre querendo dar uma ambiência mais própria e colocando certos questionamentos na cabeça do protagonista que muita gente deve fazer para crescer, e além disso melhoraram, e muito os traços da computação dos personagens, dando um design bem bacana de assistir, porém esqueceram da trama infantil gostosa de ver e se empolgar, pois mesmo colocando diversas piadas a trama não flui de forma bacana. Os pequenos até vão curtir a alta quantidade de cores, mas ao sair da sala não vão sair procurando bichinhos de pelúcia novos do filme, nem vão querer brinquedos da série, e muito menos querer rever o filme, pois apenas foi algo legal ali, e depois vão voltar para casa e esperar algo novo para ver, ou até mesmo já empolgar no desenho da TV. E isso é a maior falha que uma animação pode ter, pois precisam da empolgação para manter a franquia, e se o primeiro filme motivou e muito o público que pediu um segundo, no segundo o resultado foi bom, mas já diminuiu a perspectiva, agora acredito que nem se a Dreamworks quiser farão um quarto filme(virá um filho de Po?).

Como disse melhoraram demais as texturas da trama, tanto que os pelos de alguns pandas quando colocados em primeiríssimo plano ficam até fofinhos de tocar com a tecnologia 3D, a qual devo salientar que quem for assistir veja, pois o resultado ficou bem trabalhado, com coisas saindo da tela e profundidades de campo incríveis em diversas cenas. Além disso, o reforço que a trama necessitava de mais personagens bonitos, foi compensado com diversos pandas cada um com sua qualidade, o que poderia ser mais focado (como acontece nos Smurfs, mas tempo de tela é algo difícil de trabalhar). Ou seja, de certa forma se cansaram dos personagens principais dos outros longas, e os deixaram bem em segundo plano, aparecendo bem pouco, e colocaram diversos outros que não empolgam por ficarem também em segundo plano, e Po não é suficientemente capaz de segurar a trama toda para si, além de novamente termos um vilão ruim de agradar, pois Kai até possui poderes fortes, mas é daqueles que assim como brincam em diversas cenas: "Quem é Kai? O que ele faz? Da onde proveio? Amanhã nem vou saber mais quem é Kai!). Talvez se tivessem brincado mais com o lance dos pais diferentes, meio que causando um embate entre eles, e segurando um drama familiar maior com os pandas, a trama teria um frescor e agradaria bem mais, mas apenas a busca pelo Shi ficou algo bobinho demais. Outra coisa que faltou mais, foi colocarem uma dublagem mais animada e com piadas próprias como costuma acontecer, afinal ficou parecendo que pegaram o texto e traduziram sem dar vida para que os dubladores interpretassem também, ou seja, o que fica bacana de ver nas piadas acabou ficando bem de lado.

Ou seja, faltou mais dinâmica com os novos personagens para que o longa empolgasse. Porém por outro lado, na questão cenográfica, posso dizer com toda certeza, que a equipe de design gráfico pesquisou demais diversas locações para criar alguns lugares lindos de ver na telona, e desde a vila dos pandas até a terra dos espíritos, tudo foi tão bem produzido em tons pasteis trabalhando os degradês das cores que realmente dão uma certa paz interior. E claro que junto disso, procuraram contrastar bem as demais cores principalmente nas diversas pelagens em preto e branco dos pandas para que o filme envolvesse os pequenos, e muito verde e azul para realçar a profundidade do 3D.

Enfim, é um filme bem feito, mas que pecou demais nos quesitos principais para termos uma animação que desse mais frutos do que apenas uma sessão de cinema. Como disse vale a pena para passar um tempo no cinema com as crianças, já que não temos tantas opções no momento, mas que certamente passa longe de ser uma boa opção, isso passa. Ou seja, recomendo ele somente se não tiver outras opções, pois a diversão toda já está nos trailers, e claro quem for, vá nas sessões em 3D, pois ao menos nesse quesito não pecaram tanto. Bem é isso pessoal, esse foi apenas o início dessa semana que veio diversos outras estreias para conferir, então abraços e até bem breve.

2 comentários:

pokemon indigo dicas disse...

Assisti filme ontem com meus filhos e tive a mesma impressão, como se fosse muito leve para um filme, tem um quê da série e se não se levou nada a sério. Faltou profundidade!

Fernando Coelho disse...

Olá pokemon! É tão triste quando acontece isso em uma animação... mas ainda nesse ano teremos outras boas!!! Abraços!! E as crianças, o que acharam?

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...