Shaun, o Carneiro

9/08/2015 12:20:00 AM |

É interessante quando um filme que não possui diálogos, consegue transmitir muito mais ideias do que muitos em que os atores se esforçam tentando passar algo com enormes frases sem efeito algum. Adicione a isso, uma animação em stop-motion muito fofa de um carneiro cheio de estilo e que consegue agradar desde os pequenos até os mais velhos. Pronto, defini de uma forma sucinta "Shaun, o Carneiro" que certamente é um sucesso garantido que tem de ser visto por todos para se divertir e ainda ter boas lições de moral com os animaizinhos mais malucos de uma fazenda bem interessante, e principalmente tudo o que vão aprontar na cidade grande.

O filme nos mostra que Shaun é um carneiro que, um belo dia, resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda. Só que, acidentalmente, ele acaba mandando o carinhoso fazendeiro para a cidade grande, onde o homem perde a memória. Os animais, então, comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o dono de volta para casa.

Que os estúdios Aardman nos presenteia sempre com ótimas animações usando a técnica de stop-motion (as famosas massinhas) isso já é um fato completamente comum, mas o que esperar quando os roteiristas de dois clássicos "Wallace e Grommit" e "A Fuga das Galinhas", Mark Burton e Richard Starzack, resolvem dirigir seu primeiro longa, baseando-se na série de sucesso de 2007 que Richard havia já dirigido? Outro sucesso, claro! E felizmente a expectativa foi cumprida com personagens carismáticos e bem encaixados na trama, animação numa velocidade bem trabalhada, não ficando nem lento demais travando, nem acelerada disforme da ideologia do filme, e assim o resultado apresentado acaba agradando, divertindo e tendo diversos sentimentos de moral (amizade, adoção, companheirismo, regras, rotinas, e muitos outros) sem que acabasse pesando na trama, e o principal: funcionando de forma universal, pois os animais diferente de outras produções, não falam, então o mesmo filme que você está vendo, um japonês lá do outro lado do mundo estará vendo com a mesma simbologia, sem que ninguém necessite dublar ou mudar o que vai estar sendo dito, e isso é algo muito lindo de ver numa telona.

O carisma dos personagens é algo absurdo, e desde o protagonista Shaun, passando pelo fazendeiro Sr.X e chegando até no cachorrinho Slip, temos diversos outros personagens bacanas para cada um se conectar e divertir com o que fazem, afinal todas as ovelhas são bem interessantes, o cachorro Bitzer também tem boas cenas, todos os animais do centro de detenção possuem características marcantes, e até mesmo o "vilão" Thumper consegue agradar com boas expressões e bobeiras características de vilões de animação, e isso que é legal de ver, pois juntando cores simples, e personagens simples, conseguiram fazer um filme dinâmico e bem interessante, pois aonde quer que olhássemos veríamos um bom personagem para acompanhar e rir dele, ou seja, ponto positivo demais na modelagem dos personagens e nos tons usados para cada um.

O resultado visual é incrível, pois cada cenário foi trabalhado de diversos ângulos, algo que raramente vemos no estilo stop-motion, principalmente devido aos cenários terem apenas um lado na hora da filmagem, mas aqui tudo foi muito bem pensado e colocado à prova para agradar ao público. Destaque para a cena embaixo da ponte, aonde diversos objetos passam a servir para tudo, as que ocorrem na fazenda logo após se livrarem do fazendeiro, no melhor estilo festivo, e as dentro do centro de detenção animal, ou seja, dei destaque para quase todos os cenários aonde esteve presente o protagonista.

Enfim, o longa ganhou o prêmio de melhor animação no Anima Mundi desse ano, ou seja, só isso já mostra que o filme era algo que valeria muito a pena ser visto nos cinemas. Só achei falta de mais musicalidade para a trama, pois já que os animais não falam, ter apenas uma música como base acabou deixando ele meio silencioso demais, e isso não é legal, mas tirando esse detalhe recomendo com muita certeza para todos, e recomendo que levem as crianças, pois como disse, temos boas lições de moral para que aprendam. Bem é isso pessoal, falta apenas mais uma estreia dessa semana para conferir, que verei na quarta, e nessa terça confiro uma pré-estreia da próxima semana, então abraços e até mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...