O Protetor

9/27/2014 01:57:00 AM |

Ultimamente temos visto muitos filmes de ação bem feitos, mas todos prezavam pela correria, cenas de explosões e afins, utilizando bem pouco da violência explícita. Mas se temos um cara que não economiza a mão nos seus filmes é Denzel Washington, e não poderia ser outro ator no papel de "O Protetor", pois aqui tudo que uma boa ação necessita ter é colocado e ainda temos violência com muita classe colocada em prol da narrativa do filme, e não apenas como algo jogado na tela para fazer os marmanjos vibrarem. E se a combinação dita acima não bastasse, tem Cloë Grace Moretz como prostituta, preciso dizer mais alguma coisa para que você vá logo ao cinema conferir?

O longa nos apresenta Robert McCall, um ex-oficial das forças especiais que simulou sua morte para viver uma vida tranquila em Boston. Quando ele sai de sua aposentadoria auto-imposta para resgatar uma jovem, Teri, ele se encontra frente a frente com gangsters russos ultra-violentos. Enquanto ele pratica atos de vingança contra todos os que agem brutalmente sobre pessoas indefesas, seu desejo de justiça se reacende. Se alguém tem um problema, está com todas as chances empilhadas contra si, e sem ter para onde correr; McCall vai ajudar. Afinal, ele é O Protetor.

De uma coisa eu tenho certeza, não assisti a série dos anos 80 em que o roteiro do filme foi baseado, mas se conseguiu virar um filme tão bem trabalhado, e uma série não costuma ser algo pequeno, com certeza já ficaremos aguardando continuações. É claro que a torcida fica também para manterem o diretor Antoine Fuqua e o protagonista, já que graças à parceria de ambos Denzel levou seu segundo Oscar em 2001. Falo isso, pois é notável a dinâmica entre protagonista e diretor com enquadramentos totalmente diferenciados, onde se não há uma boa parceria o longa acabaria gastando horrores para filmar takes e mais takes até acertar os melhores ângulos, e no caso de um longa de ação, explodiu tudo já era, foi o cenário embora, e oremos para que a cena tenha ficado boa, e aqui temos tudo encaixadinho nos conformes, com o diretor sabendo onde vai encontrar o ator e o ator sabendo para onde deve melhor dar sua performance para que fique tudo perfeito. E com um roteiro cheio de nuances violentas, o trabalho foi de ao mesmo tempo que estavam pesando a mão, não ficassem com uma trama de violência gratuita, e com isso toda a história colocada é válida até mesmo com a precisão dos segundos do cronômetro usado pelo protagonista.

Embora o longa tenha até que muitos personagens, não tem como não dizer que o filme é de Denzel Washington, pois durante os 131 minutos de duração, se tivemos 15 minutos sem ele na tela foi muito, e o melhor é que mesmo aos 60 anos se mostra tão disposto a fazer tantas cenas difíceis que botaria qualquer jovem para correr com a qualidade que dá ao seu personagem aqui, utilizando de facetas expressivas, encarando com perspicácia e até sendo cômico nos momentos precisos para dar uma quebrada na tensão que passa na maior parte do tempo, ou seja, é perfeito em tudo que faz. Cloë Grace Moretz é o motivo para o protagonista voltar a ação, e por incrível que pareça, a jovem quase não participa da trama, aparecendo logo no começo e evaporando quase que totalmente no restante do filme, mas isso não é motivo para dizermos que ela não fez um excelente trabalho, que linda como é, e expressiva, mostrou que mesmo jovem pode ser vista como uma prostituta bem jovem, claro que em hipótese alguma foi seu melhor papel, mas agrada com seu bom tom de voz e dando sutileza nas cenas que precisou fazer. Marton Csokas faz um vilão no melhor estilo possível, pois consegue nos deixar irritados e torcendo para que o protagonista faça picadinho dele, e o ator se doou por completo tanto para que fossem feitas milhares de tatuagens, falsas claro, em seu corpo, quanto para incorporar a maldade que o personagem necessitava ter, agradando pela técnica expressiva que utilizou. O papel de Johnny Skoutis inicialmente nem parece ter tanta importância, sendo apenas o gordinho tradicional que acaba entrando no filme para mostrar que o protagonista gosta de ajudar todos os amigos, mas com o andamento da trama, vemos sua performance ir crescendo e agradando cada vez mais, para que no fim seu desespero seja tão real e bem feito que agrada totalmente tanto sua interpretação quanto seu personagem acaba sendo mais do que um simples e carismático gordinho. Os demais personagens agradam bastante, tanto tendo vilões paspalhos para levar porrada e fazer o máximo para tentar parar o protagonista quanto os amigos acabam fazendo caras simples para não atrapalhar o andamento, e dessa forma até as pouquíssimas cenas de Melissa Leo acabam bem encaixadas na trama com a boa atuação tradicional.

O desenvolvimento técnico da trama é outro ponto que deve ser extremamente valorizado, pois cada cenografia aqui é usada em demasia, com tudo que aparece ao redor tendo uma importância maior até do que poderíamos imaginar, desde um mísero copo até um rolo de arame passa a ser usado como uma arma para o protagonista, ou seja, o ambiente tem um valor incrível e fez com que a equipe de arte trabalhasse bastante para que cada cenário fosse montado de forma propícia que o diretor usasse tudo ali. Então mesmo uma grande loja de ferramentas precisou ser colocada nos eixos para o filme e com certeza o apoio da empresa foi de boa valia. Os restaurantes contam com detalhes mínimos para que tudo seja feito de modo que a pessoa com TOC gigantesco não tenha como reclamar de nada. E até mesmo o apartamento bem vazio do protagonista acaba tendo tudo a favor do filme, ou seja, precisão milimétrica da equipe de arte. A fotografia trabalhou bem, mas exagerou com razão nos tons escuros, o que em alguns momentos não valorizou tanto a cenografia que como disse foi minuciosa, claro que com isso o ar de suspense e o fator de o protagonista a todo momento não querer se revelar, acaba sendo bem encaixado, mas talvez um tom abaixo cairia melhor.

Com uma trilha sonora envolvente que dita o ritmo da trama, o filme não desliga um segundo sequer, com boas batidas percussivas e algumas toadas de guitarra puxando sempre o clima para um rock tenso, juntamente de momentos de rap. Além disso temos a nova canção de Eminem e Sia para fechar o longa com uma canção que dita exatamente o que passamos durante todo o filme.

Enfim, é um filme bem forte e violento que agrada tanto na boa ação que impõe como no conceito visual escolhido, e com isso o acerto é praticamente perfeito. Claro que teremos muitas reclamações sobre ele, afinal alguns vão achar a violência exagerada, outros vão falar que é paia demais as coisas que Denzel faz, mas o longa funciona bastante como um bom entretenimento e assim como a série foi sucesso nos anos 80, já ficamos no aguardo de que o longa gere continuações bem satisfatórias, afinal deu para perceber que Denzel ainda tem a mente jovem presa dentro do seu corpo de 60 anos. Portanto recomendo o filme para quem gosta de uma ação cheia de tiros, explosões e muita pancadaria que não será mostrada gratuitamente, tendo uma boa história a frente de tudo isso, ou seja, um longa que vale para muitos, claro que se você não curte cenas fortes e violentas passe bem longe dele, mas irá perder um filmão. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas ainda tenho muita coisa para conferir nos próximos dias, então abraços e até breve com mais posts aqui no site.

PS: Alguns vão perguntar o porquê de não ter saído nota máxima, mas faltou eu ficar com falta de ar durante toda a exibição, e isso é algo que gosto muito em filmes de ação, então poderia dar 9,5 por esse motivo, mas como não trabalho com meias notas e precisava penalizar isso, ficamos com 9.


2 comentários:

Anônimo disse...

concordo!
mais quando começou a faltar ar na loja de materiais de construção com a trilha sonora perfeita não parou até o fim...

Fernando Coelho disse...

Exatamente amigo!! O ritmo fica intenso e muito bom!! Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...