Círculo de Fogo em 3D

8/12/2013 01:50:00 AM |

Bom antes de mais nada já vou deixar bem claro que na minha infância sempre odiei todos os seriados japoneses e americanos de monstros gigantes: "Power Rangers", "Jiraya", "Jaspion", etc. Dito isso, quem me conhece viu que deixei praticamente por último a grande estreia da semana por achar que seria só isso junto de "Transformers" que seria apresentado. Pois bem, me apedrejem, pois vou dizer em leras bem grandes "Círculo de Fogo" é o MELHOR filme ficcional que já vi em tempos, de tal forma que não tem como sair da sala do cinema sem querer voltar pra próxima sessão, o que é uma pena já que vi na última de hoje. Espero que renda horrores e queiram continuar de alguma forma possível, pois quero mais! O incrível do filme é conseguir fazer todos os tipos de exageros inimagináveis serem vistos de forma tão crível que acabamos torcendo para que os robozões soquem com toda força possível os monstrengos. Eu clamo para todos irem à melhor sala que existir em sua cidade, pois vale cada centavo pago a mais para ouvir muito barulho e ver tudo de forma gigantesca da mesma forma que foi pensado pelo diretor, aqui eu vi em XD3D, mas quem puder vá ao Imax que esse vale!

O longa nos mostra que quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a emergir do mar, iniciou-se uma guerra que acabaria com milhões de vidas e consumiria recursos da humanidade por anos a fio. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs gigantes, chamados de Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos que têm suas mentes trancadas em uma ponte neural. Mas mesmo os Jaegers se mostram quase que indefesos em relação aos implacáveis Kaiju. À beira da derrota, as forças que defendem a humanidade não têm escolha senão recorrer a dois improváveis heróis – um esquecido ex-piloto e uma inexperiente aprendiz – que se juntam para comandar um lendário, mas aparentemente obsoleto, Jaeger do passado. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade contra o apocalipse.

Agora que desliguei o momento euforia posso falar mais sobre o filme tranquilamente, Guilhermo Del Toro conseguiu escrever e dirigir um filme extremamente visual e lotado de clichés sim, mas quando buscamos um longa de ficção o que mais esperamos e acabamos saindo decepcionados das salas muitas vezes é a falta de algo condizente e interessante, e dessa vez não podemos reclamar em hipótese alguma de nada, pois o diretor consegue nos proporcionar uma experiência incrível de cores, sons, efeitos e tudo mais que sempre quisemos ver nos blockbusters da vida e ainda assim colocar uma história bem interessante e científica no meio, resultando em algo brilhante. Foi nítido ao sair da sala tanto a minha cara de satisfação quanto a dos demais espectadores, inclusive algumas meninas que aparentemente só acompanhavam seus namorados e estavam saltitantes com tudo que viram, ou seja, um fenômeno ímpar que deve fazer os seus U$200 milhões se multiplicarem rapidamente, tanto que já está com quase U$350 milhões e deve ir bem mais longe, pois o boca a boca só se multiplica. Você deve estar falando, mas Coelho você não vai falar dos defeitos do filme? Respondo rapidamente que o longa prende tanto você na poltrona que não dá tempo nem de olhar para o relógio para ver quanto tempo passou pra saber que rumos ainda vai tomar, então quanto mais ter tempo para ver defeitos, talvez quando eu rever ache furos exagerados, mas por enquanto só digo uma coisa, vá ver!

O mais engraçado de se ver no filme é que o elenco foi onde Del Toro conseguiu mais economizar, pois não temos praticamente nenhum grande ator por trás mesmo que seja num papel minúsculo e isso só mostra mais uma vez que a mensagem do diretor deve ser uma bela pontada nos egos grandes de Hollywood, dizendo que não precisa de grandes nomes para se fazer grandes filmes. Mas também não vou exagerar tanto na dose, pois o grande parceiro de vários filmes do diretor Ron Perlman faz um personagem bem caricato que é o ponto cômico da trama, tendo tanto boas cenas no miolo quanto na cena pós-crédito, e ele dá um show de interpretação mostrando que sabe fazer de tudo para ajudar Del Toro, mesmo que seja um papel ínfimo. O protagonista Charlie Hunnan, que não me lembro de praticamente nenhuma grande atuação dele, já que é mais conhecido pela série que trabalha do que no cinema, faz um personagem muito bacana com uma ideologia própria e bons trejeitos, poderiam ter segurado um pouco mais na hora da química dele com a protagonista feminina, mas alongaria o filme demais sem necessidade para o que foi proposto, porém tirando isso, o que faz em cena é um show de atuação e espero ver ele mais vezes no cinema. Rinko Kikuchi é outra desconhecida minha que mostrou uma garra impressionante em todas as cenas que faz, colocando expressão mesmo nas suas menores cenas e se destacando quando precisou da lente estar em foco nela, sua versão criança Mana Ashida é outra que se tivéssemos uma premiação infantil mereceria um prêmio de boa interpretação, pois a garotinha detona em sua pequena participação. Agora o roubador de cenas mais expressivo de todo o planeta é Idris Elba que consegue fazer um general como há muito tempo não víamos com uma postura robusta e que emociona nas cenas mais forte, realmente deu show em todos os planos que dividiu com qualquer um do elenco. A dupla Charlie Day e Burn Gorman também divertem com suas pesquisas e predileções, soando também bacana como um alívio cômico para toda a tensão que o filme consegue impor. Dos demais atores posso falar que todos estão excelentes, mesmo que aparecendo bem pouco, poderia ter dado algum destaque pequeno pros demais pilotos como os russos ou os trigêmeos, mas preferiram focar nos outros dois times, Robert Kazinsky e Max Martini até convencem bem agradando na postura mais agressiva dos soldados, mas só valem ser destacados por não focarem em mais ninguém.

Falar do visual do filme é quase como dizem por aí na internet vomitar um arco-íris, pois a equipe de arte juntamente com a equipe de efeitos especiais trabalhou muito para deixar o longa com a gama completa de cores e de elementos utilizáveis para a trama, tudo que pudesse ser imaginado foi colocado e bem mostrado, sejam parafusos, cabos, capacetes, navios, monstros estranhos, ácido e cidades sendo totalmente destruídas da forma mais realística possível, tanto que quero muito ver como foi feito, portanto já sabem meu presente de Natal quem quiser me dar aceito o blu-ray como maior agrado possível. A equipe de fotografia soube usar todas essas cores dadas para jogar em sua paleta bem escura de fundo e fazer mágica com tudo que aparece na tela, utilizando planos nada convencionais para realçar cada momento, e fazendo com que outra equipe trabalhasse melhor ainda, que foi a equipe do 3D. Quem reclamar de ter pagado mais caro para ver esse filme em 3D merece ter seus olhos arrancados para aprender como se usar a tecnologia em prol de algo, temos elementos saltando juntamente com uma profundidade de campo ímpar, tudo tem textura e percepção visual, tanto que muitos momentos somos quase as mãos dos pilotos socando os monstrões.

Outro fator muito bom do filme é a sonoridade, tanto que estou recomendando que vá ver onde melhor possível for na sua cidade, aqui na sala XD garanto que sai quase surdo com o absurdo de peças rangendo sendo destruídas e coisas explodindo e tudo mais. A trilha sonora ficou por conta do cansativo tum tum tum que já está começando a encher o saco de tantos filmes que vêm utilizando ela, mas aqui caiu bem para a trama, pois ficou aliada aos passos dos robôs e convenceu bastante.

Enfim, poderia falar muito mais dele, mas estragaria muitas surpresas bacanas que valem a pena serem vistas por cada um, já falei, mas repito veja na melhor qualidade possível, portanto não baixem para ver nas suas casas imagens gravadas em cinema. Se possível também vá ver em 3D, pois esse sim vale a pena ser pago. E claro, ficarei aguardando muito o Del Toro anunciar que fará uma continuação para homenagear mais ainda os criadores japoneses de monstrengos com mais gosto ainda. Fico por aqui hoje, mas nessa semana ainda temos mais uma estreia para conferir, então abraços e até breve pessoal.


1 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre assisto os filmes em 3D por que normalmente essas salas possuem uma melhor qualidade de som.

Mas o 3D desse filme está fantástico. Não lembro de ter visto nada melhor.

E o filme é grandioso.

Fabio.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...