A Noiva (The Bride) (Nevesta)

11/04/2017 02:38:00 AM |

Alguns dizem ser difícil fazer um bom filme de terror, e há também aqueles que é difícil aparecer algo completamente ruim do gênero, mas a tentativa da Rússia de fazer algo aterrorizador passou bem longe com "A Noiva", pois certamente é o pior filme que já vi em anos, com falhas grotescas de cortes inusitados, atores despreparados fazendo cara de paisagem em cenas bizarras, um teor de terror falso que não assusta nem causa estranheza, e por aí vai, com tudo o que você possa imaginar de falhas (e ainda para ajudar a ficar um pouco pior, a versão legendada é dublada em inglês, para daí colocarem a legenda em português, ou seja, vozes completamente bizarras conseguiram deixar algo que já era ruim, numa tragédia). O mais engraçado é que se o filme ficasse lá no contexto de época do começo da trama, aonde mostraram as técnicas de fotos de mortos com olhos pintados, e o terror pairasse ali, certamente seria daqueles filmes de arrepiar a espinha, pois já dá para brincar muito com o terror de imagens fotográficas, ainda mais com mortos ali com suas cabeças caindo para o lado, mas foram colocar algo atual na trama, o resultado ficou vexaminoso e com um final que induz a um segundo filme (por favor não deixem que isso aconteça), mas digo mais, está já em pré-produção a versão americana da trama, ou seja, será que vão conseguir fazer algo melhorado, ou a tragédia irá continuar no nível hard de destruição? Façam suas apostas!!

A sinopse nos conta que Nastya é uma jovem mulher que viaja com seu futuro marido para a casa da família dele. Logo após chegar, ela percebe que a visita pode ter sido um erro terrível. Rodeada por pessoas estranhas, ela passa a ter visões horríveis à medida que a família do seu futuro esposo a prepara para uma tradicional cerimônia de casamento eslava.

Chega a ser difícil falar algo do longa sem ser: "é uma furada, fuja!", e acabar o texto por aqui mesmo, mas vamos tentar pontuar alguns detalhes a mais para não ser tão direto ao ponto. Sei bem que a escola russa de cinema é estranha, mas pouquíssimos longas de lá chegam até aqui comercialmente nos cinemas (afinal é tudo muito estranho para conseguir vender ingressos!), mas nesse ano mesmo já conseguiram com um "leve" sucesso lançar um longa de super-heróis estranhos, então porque não tentar a sorte também com um terror, o problema é que mesmo tendo muitos clichês que até gostamos de ver em longas do estilo, como cenas escuras, sustos previsíveis, uma casa "assombrada", pessoas com mentalidade da época feudal que quer queimar tudo e todos para salvar-se do mal, e por aí vai, a trama não consegue ser conclusiva, de modo que o diretor Svyatoslav Podgaevskiy (que dificuldade escrever esse nome!!) ficou jogando tudo na tela sem muita coerência, cortando conforme lhe vinha na cabeça (apenas como exemplo, temos a cena das crianças quebrando o quadro eliminada e na sequência apenas a mãe pegando e dando bronca neles, sem ao menos termos um barulho de algo quebrando!!), e assim sendo, não tem como elogiar nada do trabalho que ele tentou fazer, soando estranho e sem nexo.

Quanto das atuações, nem vou falar novamente da dublagem americana com ruídos de gravação de nível duvidoso, o que posso falar de cara é que a garota Victoria Agalakova estava mais perdida que tudo no cenário, correndo sem parar as vezes, e em outros momentos sua Nastya parecia sem ação parada esperando falarem ação e nada de fazer nem expressões de medo, ou seja, desorientada total. Vyacheslav Chepurchenko entregou um Vanya (sim é nome masculino isso!!) que conseguiu ser uma mistura ruim de todos os personagens sem expressão de "Crepúsculo" com um charme inexistente que só ele se achava em cena balançando seus cabelos lisos, ou seja, dá vontade de pedir pra Noiva do Mal matar ele logo!! Os demais personagens realmente chegam a dar medo de feios e estranhos, pois aparecem do nada, estão com figurinos antigos destroçados, cabelos desgrenhados e tudo mais bizarro que você possa pensar, mas não fazem nada além de aparecer do nada, sem sustos falsos, de maneira totalmente previsível, o que acaba sendo bem ruim, ou seja, tirando a noiva que aparece somente no finzinho para aterrorizar tudo, que sim, essa possui uma certa expressividade e um grito bem forte, o restante é quase parte cenográfica da trama.

Dentro do conceito cênico, a trama até teve um trabalho bem elaborado com relação a figurino de época (que para grande espanto se manteve na atualidade dentro da casa!), uma casa com bons túneis (mas com uma parede tão fácil de ser destruída, que ficamos pensando, porque raios ninguém nunca destruiu tudo ali), mas uma falha imensa na cena final, afinal se a casa é toda de madeira, com muito papel de parede, porque raios novamente ela não pegou fogo? Ou seja, a equipe de arte até trabalhou de maneira considerável, mas o diretor não ajudou a desenvolver tudo o que fizeram. E quanto da fotografia, chega a ser decepcionante o exagero de cenas totalmente escuras, com fumaça cênica aparecendo para todo lado, chuva que só cai em determinado ponto, ou seja, a equipe tentou criar iluminações pontuais para causar, mas falhou imensamente.

Enfim, é daqueles filmes que mesmo você sendo super-corajoso e amando longas de terror, deve passar bem longe, pois a chance de xingar a cada 5 minutos, é altíssima, mas quem quiser fazer isso, esse é o filme! Portanto não tem como recomendar nada dele, que mesmo tendo alguns leves pontos positivos como citei acima, nenhum conseguiu melhorar a nota que irei dar para a trama, se tornando sem dúvida o pior filme do ano até agora, e como estamos beirando o fim, acho difícil aparecer algum que supere ele. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas ainda faltam algumas estreias para conferir, então abraços e até breve.

2 comentários:

MARCO ANTONIO ROJAS disse...

Olá Fernando tudo bem? Espero que sim. Sou um visitante assíduo do seu blog, sempre que posso vejo suas críticas dos filmes que estão no cinema, e antes de conferir eu passo por aqui e também acesso outros sites de críticas. Ao conferir esta crítica da A NOIVA, percebi se não me engano que este filme ao lado de JORNADA PARA O OESTE foi a que recebeu apenas um coelhinho, ou seja péssimo. Conheço amigos por aqui que por curiosidade sempre que podem vão conferir estes filmes tão ruins para ver o que o diretor quis propor. Pelo trailer que vi, este filme até engana e tinha tudo pra ser um longa de terror marcante, mas infelizmente acabou sendo um fracasso. Não pretendo ver nem quando sair na assinatura. Abraços do amigo pantaneiro, MARCO ANTONIO ROJAS.

Fernando Coelho disse...

Olá Marco!! Nesse ano esse é o primeiro, mas já tem vários, clica aqui do lado onde classifico os filmes por nota no -1/10 que você verá todas as tragédias de cada ano... rsss... esse foi a grande enganação, pois a Paris Filmes tirou a estreia de "Jogos Mortais: Jigsaw" para colocar ele, e aparentemente assustaria bem, tanto que fiquei fora da sala um bom tempo entre uma sessão e outra, e quando o pessoal da limpeza abre as portas no fim do filme, ainda ouvi muitos gritos (do filme claro, pois as pessoas saíram parecendo que tinham dormido!!), e falei: "nossa, esse deve ser du demuuu!!", mas foi do demônio russo que inventou de mandar essa porcaria... kkkkkkk Abraços, e espero ajudar que mais gente fuja dessas bombas!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...