Bob Esponja: Um Herói Fora da Água 3D

2/07/2015 11:12:00 AM |

Um dos desenhos mais assistido atualmente na TV é Bob Esponja, disso não tinha dúvida alguma, mas acabei assustando hoje ao chegar na sessão de "Bob Esponja: Um Herói Fora da Água" próxima as 19 horas e de repente de apenas 2 pessoas que estavam na sala, vi ela ficar quase lotada, e o mais incrível, não apenas crianças acompanhadas de pais, mas muitos jovens e adultos, que até pareciam estar curtindo mais do que as crianças. E já que o desenho tem seu próprio estilo de humor, até diria que meio nonsense, mas que diverte bastante, poderiam ter caprichado mais no filme, que embora até tenha uma ideologia própria para as telonas, acabou sendo um episódio meio que alongado do que passa na TV, já que são bem poucas as cenas em live-action, acredito que talvez não tenha dado tão certo como imaginavam, e o desenrolar da trama ficou mais infantil do que qualquer criança imaginaria.

O filme nos mostra que incomodado com o sucesso do Siri Cascudo, a lanchonete do Sr. Sirigueijo que tem a exclusividade na produção do hambúrguer de siri, Plankton, o dono da lanchonete Balde de Lixo, resolve traçar uma verdadeira estratégia de guerra para roubar a fórmula da iguaria, que é a base da alimentação da população da Fenda do Biquíni. Mas alguma coisa sai errado e a fórmula desaparece, deixando a uma vez pacata comunidade à beira do apocalipse. Agora, Bob Esponja, o funcionário padrão do Siri Cascudo, vai ter que unir forças com o ambicioso Plankton em uma viagem no tempo e no espaço para tentar recuperar a receita, contando com a ajuda da leal estrela-do-mar Patrick, do sarcástico Lula Molusco, da esquilo cientista Sandy e também o mercenário Sr. Sirigueijo. Outro interessado na fórmula é o malvado pirata Barba Burguer, que os heróis terão de enfrentar em uma batalha fora da água.

Um dos maiores problemas do longa foi o excesso de divulgação, pois podemos dizer que 70% do que tem no filme foi mostrado nos diversos trailers e comerciais do filme, outros 20% são coisas que já conhecíamos do desenho original, e sobrou míseros 10% de novidade, e isso num longa de 93 minutos é no máximo 10 minutos de novidade. Não digo que não é um filme legal e divertido de acompanhar, só não conseguiu atingir tudo que prometeu, a começar pelo título: "Fora da Água", sei que a crise hídrica atinge muito nosso país, mas o desenho saiu do 2D tradicional da televisão para uma excelente modelagem 3D por quase nada, e isso chega a ser broxante, pois ficou muito bacana os personagens como heróis, e até mesmo quando estavam pequeninos já era algo legal de ver, mas aí lutam com o vilão, e pronto acabou o filme, tipo, fiquei até o último crédito crente que teria alguma deixa, ou falar ano que vem tem mais, mas não, o filme se perdeu completamente no roteiro, misturando a ideia de uma máquina do tempo, e não saiu do lugar, o que é uma pena, pois tinha tudo para ser algo interessantíssimo já que como um dos desenhos mais vistos, acabar virando uma franquia nas telonas não seria nada mal. Porém mesmo com esses problemas, repito, é bem divertido as situações que acontecem, e deve lotar as sessões já que sem opções para os pais levar a garotada, a escolha da data caiu como uma luva na programação.

Já que falei um pouco sobre a modelagem, é interessante observar os personagens dentro do desenho 2D tradicional que todos já conhecem pela TV, com sua personalidade ao sair da água e virar bonecos mais caricatos, e em seguida virarem super-heróis, um fator bem interessante que a equipe fez foi de manter suas tradições e assim agradar tanto os adultos que riram horrores com tudo que os personagens passam a fazer, quanto os pequeninos que continuaram conhecendo seus personagens favoritos, só que agora com músculos e poderes. Dessa forma a ação tridimensional é muito bem feita, digo isso no quesito modelagem, pois viraram bonecos "pegáveis" com texturas e tudo mais, que aliado à dublagem característica que já estamos acostumados a ouvir na TV, ficou perfeito, mas repito, como isso ocorreu tão pouco, acabou sendo broxante demais, já que esperávamos realmente uma aventura fora da Tenda do Biquíni. Sobre a atuação de Antonio Banderas diria que sem dúvida alguma ele é um dos atores que mais tem tino para trabalhar com animações, e seu gestual é muito bem feito sempre, claro que não colocaram uma dublagem tradicional para ele junto com os demais dubladores do desenho, e isso deu um tom que quem já conhece sua voz original e a dublada pode até ficar na dúvida se é mesmo o ator, afinal está com um visual bem excêntrico e diferente de ser reconhecido, mas o seu trabalho é bem visto e o que faz valeu os minutos em tela.

Outro fator que vale ser frisado, o 3D do filme é apenas no quesito modelagem, ou seja, mesmo nas cenas aonde poderiam ter coisas voando, como nas bolas de canhão, e nas bolhas de sabão, a equipe esqueceu de mostrar para quem pagou mais caro, o motivo de estar usando um óculos preto, e assim sendo, não tem razões alguma em pagar mais caro, então quem quiser economizar pode ver 2D tranquilamente que não irá perder nada.

Com as cores características também, o filme se mantém num tom alegre e caricato para chamar a atenção da criançada, e mesmo nos momentos de rebelião, o tom só é puxado um pouco para o vermelho, mas ainda assim mantém em realce todas as cores tradicionais da trama, sempre jogando o amarelo do protagonista num nível acima para marcar. Outra coisa que decepcionou um pouco é que acostumamos com o que é bom, e a maioria das animações têm vindo para nosso país com escritos na nossa língua para que os pequenos leiam, e dê um charme a mais, e aqui tudo veio igualzinho para todo o mundo, tendo que uma voz vir falar ao aparecer algo escrito, poderiam ter caprichado mais nesse quesito também.

Enfim, é um longa que dá para dar boas risadas com tudo que é mostrado, algumas pessoas na sessão riram até demais, parecendo estar vendo algum outro tipo de filme ou estar sob efeito de algo estranho, mas está longe de ser uma animação que mereça ser lembrada daqui há algumas semanas, pelo resultado em geral. Recomendo apenas para levar as crianças que já assistem na TV para um episódio mais alongado, mas como disse, pode economizar tranquilamente com uma sessão 2D que não vai fazer a mínima diferença. Bem é isso pessoal, volto em breve com mais posts por aqui, afinal ainda tem estreias para conferir, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...