Pina 3D

3/22/2012 04:11:00 PM |

Já ouviram o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras? Essa pode ser mais do que a definição de "Pina 3D", pois não temos imagens e sim a dança onde o próprio corpo fala sozinho. O documentário que Wim Wenders faz para homenagear Pina Bausch é assim, uma maravilha de imagens corporais numa dança belíssima onde nem os depoimentos são necessários de pessoas falando para as câmeras.

Considerado o primeiro filme de arte filmado com a tecnologia 3D, “PINA” é um filme de Wim Wenders para Pina Bausch, coreografa alemã que faleceu em 2009. A obra convida o espectador a uma incrível viagem da descoberta de uma nova dimensão no palco da legendária companhia de dança. O documentário foi filmado com o todo o grupo Tanztheater Wuppertal para mostrar a arte singular da coreografa. Primeiro em cena, com as coreografias, depois nas ruas da cidade e seus arredores onde Pina Bausch viveu toda a sua força criativa. 

Há muito tempo Wim Wenders sonhava em filmar com Pina Bausch. Somente em 2007, depois de ver um show do U2 filmado em 3D, ele percebeu que “o espaço havia se expandido e tive a intuição de que filmar com Pina era finalmente possível”. A morte da coreografa em 2009, pouco antes do início da filmagem mudou o tom do filme. O que era um filme “com Pina” virou um filme “para Pina”. Um tributo a essa artista que marcou para sempre a dança contemporânea através da introdução de seu estilo único, uma teatralidade misturada a um refinado senso de humor.

A profundidade do 3D é algo tão maravilhoso que incorpora a arte e nos põe no meio do palco junto com os artistas, são coisas tão lindas de se ver que como falei dispensa qualquer diálogo ou depoimento. É arte no seu conceito básico e aliado a boas canções e dançarinos de uma qualidade incrível, o longa mostra que o trabalho de Pina vai muito além e pode ser representado tanto num palco quanto em situações perfeitas do cotidiano. É realmente algo fora do comum todo o expressionismo obtido na tela.

Não apenas o recomendo para todos, mas para os amantes da dança é uma obrigação assistir e conhecer mais desse magnifico trabalho. Quero agradecer ao diretor Wim Wenders por fazer esse filme onde todos que nunca foram à um espetáculo de dança podem ter uma das melhores experiências de sua vida, e claro também a Imovision por distribuir o filme em todo o país sem esquecer do interior como muitas distribuidoras costumam fazer. Corra e compre seu ingresso já para a estréia nessa sexta 23. Encerro por aqui e até mais tarde pessoal. Abraços.


4 comentários:

jakson souza disse...

o 3d é tao impressionante assim, pois em algumas criticas gringas falam que é meia boca, e gostaria que vc indicasse os melhores filmes em 3d com os melhores efeitos que vc ja viu

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson, sim.. é na minha opinião um dos melhores, pois nos coloca na platéia do teatro e muitas vezes como elemento de palco inclusive. É algo realmente impressionante. Na minha opinião o melhor é sem dúvida "Avatar", logo em seguida vem "Hugo", depois colocaria "Pina", depois "Padre" e "John Carter" empatados pelo visual desértico de profundidade, dai viria parra "As Aventuras de Sammy" que tem bons efeitos de 3D saindo da tela e não poderia esquecer de "Resident Evil". Minha memória é meio ruim, mas esses que lembrei são os que mais gostei do que vi e compensou pagar o preço do 3D. Abraços.

Anônimo disse...

mas as aventuras de sammy nao foi lançado no brasil em bluray 3d ne, vc viu no cinema este filme?

Fernando Coelho disse...

Sim, todos os filmes aqui foram vistos no cinema... raramente vejo algum filme em casa... este eu vi no dia 26/01/2011 e tem a crítica completa aqui: http://temumcoelhonocinema.blogspot.com/2011/01/as-aventuras-de-sammy-em-3d.html

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...