Dragon Ball Super: Broly

1/05/2019 01:50:00 AM |

É fácil ver quando um longa é feito para fãs, mas que também tenta angariar os que não conhecem muito da história, pois geralmente entregam um começo cheio de explicações, se desenvolvem bem rapidamente, e aí já era, vira fan-service total, e com "Dragon Ball: Broly" conseguiram jogar fora todos os outros filmes estranhos que os fãs mais reclamaram do que gostaram do que viram para entregar uma obra digamos bem completa, pois faz uma entrega completa da história de onde surgiu Vegeta, Goku, e claro o protagonista desse novo filme Broly desde seus nascimentos, passando por suas infâncias, até chegar aonde já conhecemos, e a partir daí o longa tem quase 1 hora inteira de pancadaria para fã nenhum reclamar, mostrando os diversos poderes, as fusões, evoluções, e o que mais fosse possível para que não tivéssemos nenhum respiro. Ou seja, o longa certamente será bem mais visto pelos fãs, e foi feito para eles, mas quem for sem conhecer praticamente nada da trama não ficará boiando na sessão e poderá curtir, ao menos as partes com história, pois confesso que poderiam ter diminuído pela metade a cena das lutas que acabaram me cansando.

A sinopse nos conta que apesar da Terra estar em um período de calmaria, Goku se recusa a parar de treinar constantemente - ele quer estar pronto para quando uma nova ameaça surgir. O que ele não imaginava era que seu novo inimigo seria Broly, um poderoso super saiyajin sedento por vingança, que deseja destruir todos que encontrar pela frente.

A grande sacada do filme foi ter de volta o roteiro escrito pelo criador da franquia Akira Toriyama, pois assim correram menos riscos de surgir algo estranho no meio que atrapalhasse e resultasse em algo incoerente, e dessa forma o diretor Tatsuya Nagamine apenas pegou tudo o que a série animada já havia entregue, e aumentou com muito mais efeitos, impactos visuais fortes, e claro deixou que os personagens se desenvolvessem bem, entregando algo conciso e bem bacana para todos conferirem. Claro que aqueles que forem fãs acabarão mais empolgados com as cenas, mas digo que não sendo um fã nato da série, o resultado conseguiu me explanar quem era os personagens (ao menos os principais), e mostrar uma boa luta da forma que eram os desenhos quando vi lá nos 80/90 na minha infância.

Por ser uma animação tradicional computadorizada, sem efeitos tridimensionais e nem tentativas de formas, o ganho de ritmo e perspectiva da trama ficou a cargo das muitas cores e efeitos durante as lutas, mostrando os grandes poderes dos personagens, e incrementando um ar quase que de boate com tantas luzes e cores piscando na frente de nossos olhos, mas sempre mantendo um padrão coeso de impacto para cada um dos personagens para que pudéssemos identificar quem estava batendo em quem. Dito isso, é interessante demais também olharmos as mensagens por trás dos personagens, de onde vem o estilo do vilão Broly, que foi criado por um pai vingativo em um planeta sem recursos alimentícios, ou seja, é possível ver desespero na sua luta, enquanto dos outros que vivem no bem bom da Terra, participando de torneios, comendo sementes sagradas, e tudo mais estão dispostos. Também é bacana ver as características de busca de amizade por parte de Goku, a forma de liderança imponente por parte de ser do filho do rei em Vegeta, das loucuras de Freeza, e por aí vai no melhor estilo que o longa pode proporcionar.

Claro que a trama tem muitas coisas bizarras como as destruições cenográficas monstruosas com os poderes, sons de impacto que parecem bombas nucleares, mas isso é o que faz o público vibrar, e dessa forma posso dizer que o longa foi bem acertado, e claro que contando com os dubladores originais da série como Wendel Bezerra, Alfredo Rolo, entre outros, o resultado acaba sendo bem coerente com a série, e deve empolgar nas bilheterias.

Não vou me alongar no texto, mesmo porque não sou um grande conhecedor da franquia para ficar detalhando acertos e erros, mas como leigo em Dragon Ball, posso dizer que a trama conseguiu segurar minha atenção, mesmo com um começo mais lento, e que aparentemente todos na sessão saíram bem contentes com o que viram, e sendo assim, recomendo com certeza para todos os fãs da saga. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais textos, então abraços e até logo mais.

PS: Darei a nota como crítico mesmo, pois temos um começo lento, e muitos exageros visuais desnecessários, mas que muitos acabarão relevando por serem fãs.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...