Mercato - Os Donos da Bola

12/05/2025 02:22:00 AM |

O longa de hoje do Festival de Cinema Francês do Brasil era no mínimo curioso, pois é estranho vermos tramas envolvendo os bastidores do esporte mais famoso do mundo, pois geralmente entregam histórias de superação, dinâmicas de crescimento de algum atleta, jogos complexos e tudo mais, mas eis que chegou "Mercato - Os Donos da Bola" para vermos a vida maluca de um agente de futebol envolvido com dívidas e tendo jogadores bem difíceis de negociar e dar certo. Ou seja, é uma trama ágil, bem cheia de nuances, que consegue empolgar na entrega, mas que sai bem do eixo tradicional de filmes de festivais, então nem sei se muitos amigos irão curtir, mas foi bem bacana toda a entrega do protagonista, mesmo sabendo bem como a trama iria terminar.

No longa acompanhamos os bastidores sombrios do esporte mais amado e celebrado do mundo. O futebol moderno é mais do que um jogo, é uma indústria bilionária global onde os interesses e jogadas valem milhões. Durante uma das janelas de transferência, um dos períodos mais importantes para as operações financeiras dos clubes, Driss Berzane é um agente de jogadores na beira de um colapso e da falência. Devendo 300 mil euros para outro agente que o ajudou com a troca de um jogador para o Paris Saint-Germain, Driss tem sete dias para salvar a própria pele e pagar o que deve antes que o mercado de transferências se feche. Enquanto isso, Driss precisa provar que é um bom agente, ainda gerenciando a carreira e as vidas de seus clientes.

Não conhecia o trabalho do diretor Tristan Séguéla, mas posso dizer que gostei do seu estilo, pois sua trama teve personalidade e dinâmica, sem deixar de lado algo meio artístico na proposta, e menos ainda ficar longe do jeitão comercial. Ou seja, ele soube escolher um tema bem atual ao trabalhar as negociações milionárias do mundo do esporte, jogar com um lado mais obscuro e criminoso e envolver com boas sacadas e entregas, ao ponto que talvez pudesse ter um personagem menos estranho para protagonizar que daria nuances melhores, mas ainda assim o resultado funcionou bem com boas técnicas, ambientes bem ricos e muitas viagens para representar tudo na tela.

Quanto das atuações, já conferi outros longas com o ator Jamel Debbouze, e não consegui ver ele combinando bem como um grande negociador para o papel de Driss, de modo que ele parecia mais um trambiqueiro do que realmente um agente de grandes jogadores, e isso me incomodou um pouco em alguns atos dele como protagonista, mas tirando esse detalhe teve boa personalidade e se jogou com o que tinha, fazendo a dinâmica acontecer na tela. O mais interessante é que os demais personagens todos são usados apenas para as conexões com o protagonista, e praticamente nem atuam para chamar atenção, desde o filho vivido por Milo Machado-Graner, passando pelo principal jogador que agencia que Hakim Jemili entregou no melhor estilo dos grandões brasileiros que vivem mais em festas do que jogando, até chegar no cobrador gigante que Ismaël Sy Savané faz, valendo um leve destaque para Vincent Rottiers que faz o amigo do protagonista e Monia Chokri como uma patrocinadora do grande nome do futebol no longa, mas sem grandes expressividades também.

Visualmente o longa brincou com um escritório/casa do protagonista, vemos cenas em várias casas bem ricas de jogadores, hotéis chiques, negociações com xeiques donos de clubes da Inglaterra e claro também negociações com o futebol árabe no melhor estilo que vimos nos últimos anos, além claro de uma partida de crianças, restaurantes, viagens em trens e até uma partida gigante no estádio do PSG, ou seja, tudo bem representativo dentro do mundo do futebol, aonde claro a equipe não precisou criar nada, tendo apenas locações "caras", mas que funcionaram para o resultado final.

Enfim, é um longa simples e bacana, que acredito que em festivais não sei se irá acertar muito o público, porém quando sair na Netflix que é coprodutora do longa acredito que fará um bom sucesso, pois esporte é algo que o pessoal costuma curtir ver, e assim sendo deixo já a dica. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...