Pokémon - Detetive Pikachu em 3D (Pokémon Detective Pikachu)

5/10/2019 01:41:00 AM |

Alguns longas são tão bem produzidos que acabam esquecendo de desenvolver melhor a história, e com isso é necessário mostrar a todo momento as mesmas cenas para explicar bonitinho o que aconteceu para o público, e isso não é algo legal de vermos, mas com "Pokémon - Detetive Pikachu" temos uma beleza estética de texturas tão bem feitas, que por pouco nem ligamos para a história simples que ocorre de pano de fundo de tanto que ficamos envolvidos e nos divertimos com os personagens. Ou seja, o filme em si poderia ser qualquer coisa, que estaríamos encantados com a fofura de Pikachu, a loucura de Psyduck, e todos os demais Pokémons que aparecem durante o longa inteiro fazendo acontecer, mas ainda deram um tom de situações para que o jovem protagonista saísse em busca do pai desaparecido, a imponência do vilão, e tudo mais para dar uma incorporada extra, porém para falar a verdade, os atores reais foram tão fraquinhos, que era melhor que o longa focasse somente nos bichinhos. Sendo assim, é um filme que quem for fã de Pokémon irá adorar cada momento com tudo o que é mostrado do jogo, as crianças irão gostar de ver os bichinhos, mas ficarão sem entender nada do que viram, e claro ao sair irão querer comprar os bonequinhos, e os pais que não conhecem nada de Pokémon irão ficar literalmente perdidos na sala com o que verão no filme.

O longa nos mostra que o desaparecimento do detetive Harry Goodman faz com que seu filho Tim parta à sua procura. Ao seu lado ele conta com Pikachu, o antigo parceiro Pokémon de seu pai, que perdeu a memória recentemente. Juntos, eles percorrem as ruas da metrópole de Ryme City, onde humanos e Pokémon vivem em harmonia... por enquanto.

A experiência do diretor Rob Letterman com filmes de animação, e principalmente com o misto entre atores e animações, já havia fica claro desde o primeiro trailer da produção, mas ao conferir o longa vemos algo que vai muito além de bons enquadramentos, vemos que ele exigiu e muito da sua equipe de arte para que os personagens parecessem reais no nosso mundo, de modo que mais do que pelúcias animadas, o público parece ver os bichinhos como se fossem encontrados em cada esquina como cachorros e gatos, e mais ainda com incorporações visuais, trejeitos bem trabalhados, e principalmente os poderes que cada personagem possui sendo utilizado para viver uma vida normal na cidade, e claro nas brigas, ou seja, foi tudo muito bem pesquisado para que cada momento interativo entre os personagens animados e humanos tivessem encontros bem conectados, situações bem envolventes, e claro, que tudo funcionasse bem dentro da história, que é simples, porém efetiva. Ou seja, não espere ir ver um filme com uma história que você saia impressionado com a finalização, que até chega a ser fácil de identificar logo nos primeiros atos como tudo irá desenrolar (claro que há uma leve enrolação para que tudo aconteça, e ela até é bem funcional), mas a forma de condução que o diretor soube entregar para o público é algo que vale a pena ser conferido, e mostra que podem evoluir e muito na continuação que já está sendo feita.

Antes de falar sobre as atuações, hoje posso opinar após ver tanto a versão legendada, quanto a dublada, que poucos momentos tiveram diferenças de contexto, como acabam ocorrendo com comédias e dramas, mas sim nas entonações que no dublado estão um pouco mais fracas, e os áudios das músicas estão bem mais altos do que as vozes, perdendo alguns momentos o que os personagens falam, além claro da diferença de lipsink que está bem forte, mas isso é algo que não dá para mexer tanto, sendo assim, como sempre digo, confira legendado, que ouvir as "vozes" originais dos personagens é algo bem mais legal. Que Ryan Reynolds vem sendo um tremendo ator todos já sabíamos, mas aqui ele dá entonações tão bacanas para o seu Pikachu, que acabamos nos acostumando com seus atos, vivenciando cada momento para termos ainda mais envolvimento com o personagem, que como já disse acima está incrivelmente fofo visualmente, e que com dinâmicas bem colocadas acaba sendo perfeito em tudo. Justice Smith até entrega um Tim bem agradável, que interage bem com as animações, mas que quando precisa ter diálogos e interações com os demais atores parece estar levemente perdido de rumo, o que soa até estranho e desconexo de ver, mas como disse que a história é fraca de ações, ele poderia até ser apenas as pernas do Pikachu que funcionaria bem, veremos se irá continuar na sequência do longa, mas acredito que não. Quanto aos demais, Ken Watanabe faz o policial mais fraco do cinema, com trejeitos que não impactam em momento algum, Kathryn Newton faz Lucy, a estagiária da emissora da cidade, que ajuda o protagonista na busca de pistas, mas que não entrega cena alguma com mais ênfase de trejeitos, de modo que seu Psyduck quase aparece melhor que ele, e finalizando o mentor da cidade mista entre Pokémons e humanos, Bill Nighy até tenta ter algumas cenas mais fortes, mas soa jogado demais. E quanto as demais animações, todos agradaram muito, tendo as aparições Mr. Mime, Mewtwo, Bulbassauro, Squirtle, Lickitung, Charmander, Charizard, Loudred, Gengar, Greninja, Aipom, Magikarp, Gyarados, Snorlax, Ditto, Eevee, Jigglypuff, Pidgey entre muitos outros rápidos de tela.

No conceito visual a trama teve muita computação, movimentos de tela incríveis, cenas com muita correria em meio a uma cenografia precisa e desafiadora, ousando mostrar muitos personagens e muitas texturas, aliás essa é a palavra que define a melhor qualidade da trama, sendo que friso bem, pois é raro vermos personagens que estamos acostumados a ver sempre em 2D com formas precisas, tamanhos imaginativos bem interessantes, e principalmente com uma desenvoltura épica para quem for fã dos personagens, ou seja, criaram quase um "Zootopia" da Disney, só que misturando personagens animados com pessoas, e o acerto ao menos visual foi muito bom. Quanto do 3D, diria que temos algumas boas cenas espalhadas na trama, que jogam coisas para fora da tela, outras de profundidade, mas que acaba não sendo daqueles filmes que se necessita realmente ver com a tecnologia, pois não incrementará muita coisa, porém o ambiente tridimensional foi bacana para dar formas aos personagens que estamos acostumados a ver em duas dimensões, e o acerto certamente foi melhor ajustado com o trabalho da tecnologia.

Enfim, o longa está bem longe de ser perfeito dentro de algo que diria possuir uma história interessante de ser conferida, mas os personagens são tão bem feitos, as dinâmicas funcionam tão bem, que acabo recomendando ele pela diversão em si que nos é entregue, e que fará tanto os fãs de Pokémon, quanto as crianças se divertirem bastante com tudo o que é mostrado, mas se você não se encaixar em nenhuma dessas divisões, é melhor se preparar um pouco para não ficar tão perdido. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...