Retrospectiva 2018

12/31/2018 05:05:00 PM |

Eis que chegamos a mais um final de ano, e esse felizmente foi o que mais passei tempo dentro dos cinemas, afinal foram 248 longas conferidos nesses 365 dias que se passaram, o que dá uma média de praticamente 2 filmes a cada 3 dias, mas com os de festivais tive alguns dias com mais, outras semanas inteiras com 1 filme, mas tudo bem, não pude reclamar.

Foi novamente um ano que fiquei bem feliz com boas surpresas nos cinemas, e claro diversas bombas, afinal a média do ano não chegou nem a 7 coelhos (6,74 para ser exato), mas faz parte, afinal quando me coloquei essa meta maluca de ver tudo o que estreasse nos cinemas por aqui, sabia que viria muitos longas que sequer passaria perto se fosse optar por ver ou não.

Para o finalizar de 2018, e como nova meta em 2019, fiz algo que muitos já haviam me pedido e hesitava em colocar a cara para bater por diversos motivos estranhos, que era ver os longas lançados exclusivamente para mídias digitais, no caso a famosa Netflix, então aguardem muitos posts nesse ano vindo de longas que já estrearam por lá há algum tempo que verei agora para dar minha opinião, e também sempre em cima das novidades para ajudar quem não quiser perder tempo vendo coisas aleatórias perdidas (vamos ver se sobrevivo a isso!!). Por enquanto estarão todos misturados aqui na página tendo apenas um marcador, mas vou pensar como posso melhorar isso para todos, portanto não fiquem bravos com a bagunça.

Mas claro que para fechar bem o ano de 2018 tenho de colocar meus melhores e piores de acordo claro com a opinião desse que vai muitas vezes contrário aos críticos de grandes canais, e outras vezes contra a opinião de muitos apaixonados por cinema também, mas como sempre friso, é minha opinião como produtor e cinéfilo, que no caso vai em algo que a maioria goste e queira pagar para ver, e não apenas arte solta como arte. Então vamos lá:

Para começar, esse foi um dos melhores anos do cinema nacional nas grandes redes, pois se antes assistíamos 10, 15 filmes no máximo, com a parceria entre Cinemark e a Elo Company, praticamente a cada duas semanas pelo menos 1 lançamento alternativo tínhamos para ver, e vamos torcer para que isso siga, pois nesse ano acabei vendo 56 filmes nacionais, e por mais incrível que pareça, dei ótimas notas para quase todos, e tive até uma grandiosa surpresa nesse quesito, com algo que jamais colocaria entre os melhores em outro ano:
- Melhor Nacional em Drama: Benzinho
- Melhor Nacional em Comédia: Minha Vida em Marte
- Melhor Nacional Popular: Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro
- Melhor Nacional em Documentário: Meu Tio e o Joelho de Porco
- Pior Nacional: Crô em Família

Foi um ano também com muitas animações nos cinemas, aparecendo por aqui 23 longas para nos divertir, emocionar e tudo mais, e chega a ser até difícil desempatar os dois melhores, então vamos lá:
- Melhor Animação - para se lavar os cinemas: Viva - A Vida É Uma Festa
- Melhor Animação - para se divertir: O Touro Ferdinando
- Melhor Animação - live action: Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível

Dentre os filmes não falados em inglês nem em português, esse ano também foi bem recheado de ótimos exemplares tanto nos cinemas comerciais quanto nas mostras que vieram para o interior, e nesse caso os melhores são bem fáceis de citar:
- Melhor Drama: Culpa
- Melhor Tensão: Primavera em Casablanca
- Melhor Comédia: 50 São os Novos 30
- Melhor Emoção: De Carona Para o Amor
- Melhor Filme Histórico: Uma Noite de 12 Anos

E claro o que seria das salas de cinema sem os blockbusters de heróis, que nesse ano lotaram praticamente todas as sessões, fazendo o público se emocionar, ficarem tensos e desejarem muito a vinda de 2019 para saber os fechamentos, e por mais incrível que pareça acabei dando nota 10 para 3 deles, e claro que assim sendo julgo como os melhores:
- Melhor Encontro de Super-Heróis: Vingadores Guerra Infinita
- Melhor Representatividade: Pantera Negra
- Melhor Surpresa: Aquaman

E antes do prêmio máximo dos melhores do ano, tenho de falar de algo que é muito esperado por muitos leitores aqui do site, que são os longas 3D, que embora ainda tenhamos muitos colocados nas salas (tivemos 30 em 2018), cada dia tivemos menos efeitos que impressionassem realmente, e aqui coloco facilmente:
- Melhor Conjunto da Obra: Jogador Nº 1
- Melhor Elementos para fora da tela: Animais Fantásticos - Os Crimes De Grindelwald
- Melhor Profundidade: Missão Impossível - Efeito Fallout
- e colocaria mais todos os longas de super-heróis já citados acima também, pois foram bons também!

E chegamos ao podium, aqueles que serão lembrados como os melhores filmes do ano na opinião desse Coelho que vos digita praticamente todos os dias, e que em 2019 atormentará ainda mais, e não poderia ser diferente se eu não colocasse os 8 longas que dei nota 10, além de mais 7 filmes de nota 9 para integrar o top 15 do Coelho, que sei que serão bem diferentes de muitos por aí:
- 15º Lugar: Operação Overlord
- 14º Lugar: Buscando...
- 13º Lugar: Com Amor, Simon
- 12º Lugar: O Primeiro Homem
- 11º Lugar: Jogador Nº 1
- 10º Lugar: Nasce Uma Estrela
- 9º Lugar: Bohemian Rhapsody
- 8º Lugar: Uma Noite de 12 Anos
- 7º Lugar: Missão Impossível - Efeito Fallout
- 6º Lugar: Primavera em Casablanca
- 5º Lugar: A Forma Da Água
- 4º Lugar: Vingadores - Guerra Infinita
- 3º Lugar: Aquaman
- 2º Lugar: Culpa
- 1º Lugar: Pantera Negra

Enfim, é isso pessoal, sei que estou deixando de lado alguns bons filmes também que me agradaram muito, mas para isso basta que cliquem nos links aqui do lado com as melhores notas, e se divirtam.

Deixo aqui meu desejo de um 2019 bem cinematográfico para todos, e até o ano que vem.

Abraços do Coelho.

4 comentários:

@Ângelo Sancost disse...

UmA pena que Guerra Infinita tenha ficado no 4° lugar, mas respeitando sua opinião, valeu a pena ter ficado no top 15 de sua lista.

Fernando Coelho disse...

Olá Marlon... só ficou em 4º pela raiva que me deixou de ter de esperar para ver o fim realmente... tenho ódio mortal de me deixarem esperando por algo... kkkk Abraços!!

Anônimo disse...

Melhor encontro de super-heróis? Nova categoria? Kkk

Fernando Coelho disse...

Uai amigo, esse ramo de heróis tá virando um nicho imenso, e se ainda existissem locadoras, pode ter certeza que teria uma sessão hoje só voltada para isso... abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...