Meu Ex É Um Espião (The Spy Who Dumped Me)

8/24/2018 01:23:00 AM |

Se você gosta de uma comédia digamos forçada, envolvendo ação policial, muitos tiros, espionagem, mas que vai fazer você rir, certamente a aposta certa é "Meu Ex É Um Espião", mas se qualquer uma dessas palavras lhe incomodar, fuja, pois, o filme possui tudo isso em níveis altíssimos, tanto ação, quanto espionagem, tanto tiros, mortes fortes, e claro muita piada suja para fazer graça, o que funciona (felizmente!). Digo isso, pois conheço muitas pessoas que preferem uma comédia mais light, com situações cômicas, e também gosto muito desse estilo, mas quando fazem algo escrachado, que força a barra para o público rir, mas que faça rir muito, também acabo gostando bastante, e aqui tanto Mila Kunis com seu jeitão mais jogado quanto Kurt McKinnon com seu ar mais desbocado acabam entregando tantas situações boas no longa que fica difícil não rir com o que é mostrado, e com leves deslizes de roteiro, a trama sai do usual e acaba sendo uma grata pedida para as comédias que ultimamente tem aparecido em que saímos da sessão sem ao menos esboçar um sorriso. Agora se tem uma coisa que não podemos reclamar de forma alguma é do tamanho da produção do longa, pois até me perdi nas contas da quantidade de locações/países europeus que o filme se passa, e que até acabaram brincando muito com as tradições locais.

O longa nos conta que Audrey está desiludida com o término do namoro com Drew, que a dispensou através de uma mensagem de celular. O que ela não sabe é que o agora ex-namorado é também um agente secreto, perseguido devido a um pen drive com informações sigilosas. Após receber o apoio moral de sua melhor amiga, Morgan, Audrey é surpreendida com o súbito reaparecimento de Drew, após ameaçar queimar seus pertences. Logo ambas estão também envolvidas no mundo da espionagem, precisando ir às pressas para Viena, na Áustria.

Não conhecia os trabalhos da diretora Susanna Fogel, mas posso dizer que ela conseguiu imprimir aqui uma obra bem trabalhada, cheia de dinâmica e que prezou principalmente pelos dois vértices: a de não ser uma obra de ação que somente fizesse rir, nem ser uma comédia cheia de ação, mas sim que funcionasse tanto como um bom longa de ação com espionagem, quanto uma boa sátira cômica que divertisse na medida somente com as piadas bem sacadas, ou seja, ela entregou um filme que tem um começo até meio lento e estranho, com uma montagem cheia de idas e vindas, mas que quando atinge seu ápice vem com tudo sendo muito divertido e não tendo respiros para que o público se cansasse com o que é mostrado. Claro que por ser bem apelativo e cheio de excentricidades, o filme destoa em diversos atos, mas para quem desejar de algo bem trabalhado e que lembra os bons longas da antiga Sessão da Tarde, irá se divertir bastante, pois a diretora não mediu esforços para que seu filme fosse bem colocado.

Quanto das atuações, é fato que Mila Kunis não é uma comediante de mão cheia, que consegue fazer expressões engraçadas, que faça rir facilmente, e tudo mais, mas sempre procura encaixar situações engraçadas em seus personagens para que as tramas que entregue funcionem, e aqui sua Audrey é exatamente a cara dela, uma mulher bonita, mas que se mete só em rolos, e consegue encaixar bem sua forma de atuar com muita dinâmica dentro do que a personagem necessitava, agradando bastante com o resultado completo da obra. Kate McKinnon já é uma atriz cômica e sabe puxar as piadas para si com uma força mais bruta, e talvez até pudesse ser melhor lapidada caso a diretora quisesse para sua Morgan (a sacada com o nome foi demais na cena que é usada!), e ela tem as gags mais encaixadas, fazendo com que o filme fique bem dependente dela para fazer rir, mas soube dosar para não virar um longa bobo e pastelão, o que é uma boa mostra do que faz no Saturday Night Live com muitos personagens. Um ponto que muitas mulheres vão gostar é que o filme é quase uma ode positiva ao empoderamento feminino, e claro que funcionando assim os homens da produção funcionam quase como objetos e até recaem com piadas bobas, e claro, são tipões bonitos de aparecer, com o exemplo mais funcional para a boa dinâmica de ação inicial de Justin Theroux como Drew, e depois durante todo o longa com Sam Heughan como Sebastian que consegue ser um bom contraponto de espionagem no melhor estilo possível. O longa também possui diversas participações bem encaixadas, como os pais de Morgan interpretados por Jane Curtin e Paul Reiser brincando bastante com o estilo de velhos aposentados que vivem de programas de compras na TV, também temos a vilã ginasta Nadedja bem interpretada por Ivanna Sakhno, entre outros.

No conceito artístico, a equipe de arte realmente teve de brincar bastante para carimbar os passaportes de toda a produção, pois o longa é quase um road-movie passando por diversas cidades da Europa, sempre mostrando um ou dois pontos turísticos marcantes para realçar que estavam realmente ali, e nos mais colocados usando até piadas com os locais, trabalhando bem em detalhes mais amplos e tendo um ou outro detalhe cênico para funcionar as piadas, mas sempre voltando mais para o lado de uma grande produção de ação, aonde tiros são disparados para todos os lados possíveis. A fotografia trabalhou bem uma gama de cores tão colorida para dar o ar cômico, que por vezes o filme até foge do conceito mais dramático que um policial acabaria tendo, de modo que tudo fica até exagerado, mas souberam brincar bem com as situações, e até um fechamento extremamente brilhoso acaba agradando.

O longa conta com uma escolha musical muito bem encaixada que ajudou bastante no ritmo do filme, e claro que como gosto muito de boa música não poderia deixar de compartilhar com vocês, então segue o link.

Enfim, é um filme que já fui esperando ser tosco, mas que mesmo exagerando bastante acaba agradando e divertindo na medida certa, funcionando como disse no começo para os dois vértices, e sendo assim quem for disposto a rir de coisas bizarras, e as situações mais absurdas de duas mulheres bem sem noção no meio de uma espionagem completa, vai certamente sair rindo de tudo o que verá na telona, e mesmo tendo muitas falhas técnicas, o resultado não desaponta. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais um texto, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...