Megatubarão em Imax 3D (The Meg)

8/10/2018 01:48:00 AM |

Tem alguns estilos de filmes que somem das telonas com uma frequência incrível, mas quando voltam costumam empolgar bastante, e se você é desses que gosta de ficar tenso nos cinemas e levar sustos com aparições repentinas, além de curtir uma boa ação em 3D, certamente a pedida da semana é "Megatubarão", que embora tenha muitos efeitos computacionais "estranhos", o resultado acaba funcionando bastante, com muitas surpresas e cenas que divertem na medida para rir. E claro que vendo em turma, muitos irão rir dos sustos uns dos outros, pois mesmo você sabendo que em determinada cena o bichão vai aparecer, ele surpreende e aparece segundos depois para te pegar no pulo. Ou seja, é o famoso filme exagerado, mas que vai divertir com boas imersões, algumas imagens incríveis do fundo do mar, mas que certamente poderiam ter tido um apreço melhor em detalhes computacionais para não parecer falso (claro que sabemos que não tem um bichão imenso desse passeando pelos mares, mas poderiam ter ficado menos falso).

Na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino fica presa dentro do local após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, oceanógrafo chinês contrata Jonas Taylor, um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente.

É engraçado como não ligamos os nomes de alguns diretores, e cá que fui pesquisar quem era o maluco por trás do longa, e eis que vejo que Jon Turteltaub é nada mais nada menos que o diretor de "Jamaica Abaixo de Zero" e "O Aprendiz de Feiticeiro", ou seja, dois grandes clássicos das antigas que vimos já diversas vezes na TV, e fica bem claro após saber disso, e ver outros longas de sua filmografia, que sua intenção é a de sempre criar filmes divertidos, que contenham uma boa quantidade de ação, que funcione com a tensão devida, mas que jamais vire algo cult, pois sempre trabalha da forma mais pipoca possível, ou seja, longas para o povão mesmo curtir e se divertir. Diria até mais, que aqui ele priorizou um formato de sustos que muitos até odeiam, que é o repentino e desnecessário às vezes, mas que para o estilo acaba funcionando, ou seja, uma trama popular, bizarra, mas que deve agradar quem for esperando ver exatamente isso: diversão, sustos e loucuras.

Sobre as atuações, quando vamos conferir um longa de Jason Statham já sabemos o que queremos ver, ou seja, muita correria e pancadaria, porém aqui esse segundo item não teve como, afinal não dá para sair na mão com um tubarão imenso, mas tem cenas que ficaram no mesmo nível de muitos socos, e claro que seu Jonas é bem trabalhado, divertido, e até tem seu momento galanteador, de modo que certamente o personagem caberia em vários outros atores, mas ele soube imprimir seu estilo e funcionar. Bingbing Li até entregou uma Suyin interessante, mas ficou digamos bobinha demais para a personagem, e talvez alguém mais impactante chamaria melhor a responsabilidade para si. Page Kennedy é o exagero cômico da trama, e inicialmente até que seu DJ parecia alguém interessante, mas foi só o barco virar que o ator entregou gracinhas em cima de gracinhas, o que ficou estranho demais e exagerado demais. Ruby Rose merecia um pouco mais de cenas para sua Jaxx, pois a atriz é boa, e a personagem, uma cientista criadora dos vários equipamentos poderia ter dado um tom mais sério para a trama, além de boas cenas de ação, afinal sabemos o potencial dela. A jovem Shuya Sofia Cai foi muito gracinha em todas as suas cenas, e demonstrou um carisma incrível para a personagem Meiying, de modo que ao que poderia ser um peso na trama, acabou agradando bastante. Dentre os demais, Cliff Curtis apenas foi um elo de conexão como o amigo que vai buscar o parceiro de longa data para salvar tudo com seu Mac, mas que depois só expressa caras e bocas, e Rainn Wilson fez o tradicional empresário que só quer ganhar mais e mais dinheiro, mas que nas tramas acaba ficando bobo demais com seu Morris.

No conceito cênico, a trama foi bem elaborada tanto dentro, quanto fora da água, começando com um maravilhoso passeio pelo fundo do mar, numa camada inexplorada cheia de peixes e vegetações diferentes e muito bonitas de se ver, trabalharam bem também a tecnologia com submarinos modernos cheios de detalhes, e até mesmo o local aonde é a plataforma de pesquisa conseguiu ter um charme interessantíssimo com detalhes rústicos para criticar e também muita tecnologia visual, nas sequências de ação não economizaram em muitos elementos sendo destruídos para voar pedaços no público com o efeito 3D bem chamativo, e só pecaram um pouco no visual dos tubarões que embora sejam chamados de fósseis vivos acabaram ficando com um ar mais de fóssil do que algo vivo realmente (mas são enormes!!), e para fechar a praia chinesa abarrotada de pessoas com suas boias foi de um agrado até que bonito para o longa, pois deu muitas cores e acabou agradando. O que faltou no conceito visual foi um pouco mais de sangue, pois sabemos que muitas cenas fortes foram cortadas para que a censura do longa não ficasse tão alta, mas um pouquinho mais de sangue num longa de um tubarão assassino agradaria bastante. A fotografia é claro que ficou praticamente inteira nos tons de azul, brincando aqui ou ali com detalhes coloridos para chamar a atenção, mas a priori tudo funcionou bem com o tom mais escuro para tentar criar uma tensão, e ao sair dele, sempre puxavam para algo exageradamente alegre para divertir. Quanto do 3D do longa, diria que foi algo bem satisfatório tanto na profundidade de algumas cenas com boas camadas, quanto de elementos sendo jogados saindo da tela do cinema, que ajudaram a dar mais sustos no público, ou seja, quem gosta do estilo, deve sair feliz da sessão com os elementos, mas eles são meros efeitos, não sendo algo que necessite ver com a tecnologia para passar uma impressão maior.

Enfim, é um filme que funciona por sabermos que a paia excessiva é sempre bem vinda, mas que tem falhas de roteiro, tem personagens soltos, tem computação estranha, mas isso é o de praxe de um bom longa de ação, então compre uma pipoca e vá se divertir e pular com o bicho vindo de lugares inesperados, pois essa é a intenção do longa. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas ainda tenho dois documentários para conferir nessa semana, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...